Nova sondagem em Espanha dá vitória confortável aos socialistas

Kiko Huesca / EPA

Apesar de estar a subir na maioria das sondagens, Pedro Sánchez continua a ter o fantasma das coligações pós-eleitorais.

Na última sondagem publicada pelo Centro de Investigação Sociológica (CIS) espanhol, o Partido Socialista dos Trabalhadores Espanhóis (PSOE) de Pedro Sánchez surge com 32,2% dos votos, o que equivale a um número de deputados entre os 133 e os 150. Isto significa que, para atingirem uma maioria absoluta (176), os socialistas precisariam apenas do Unidas Podemos (esquerda populista) ou do Cidadãos (direita liberal).

Segundo o Expresso, há problemas com ambas as formações partidárias. Anteriormente, o Unidas Podemos já se negou a aceitar as condições de Pedro Sánchez, enquanto que o Cidadãos não é visto como o parceiro preferido dos eleitores mais à esquerda do PSOE.

Aliás, foi pelo facto de o PSOE e o Unidas Podemos não terem chegado a acordo que Espanha tem de repetir eleições, no dia 10 de novembro. Resta só saber se, desta vez, as duas forças políticas se entendem ou se, por outro lado, Sánchez prefere centrar conversas à sua direita, com o Cidadãos.

Esta pesquisa citada pelo semanário foi finalizada no dia anterior ao conhecimento da sentença dos líderes políticos que receberam penas de prisão por lutarem pela independência da Catalunha, um movimento inconstitucional à luz da atual lei espanhola. Além de a sondagem não ter em conta esse fator, também não leva em conta os violentos distúrbios que se seguiram à decisão do Supremo nem a exumação de Franco.

Neste âmbito, a questão da Catalunha pode mesmo tornar-se decisiva, uma vez que os socialistas defenderam a “restrição” e “proporcionalidade” com que o governo agiu diante dos distúrbios, coisa que poderá ter alienado alguns.

O Partido Popular (PP, centro-direita) aparece com 18,1% das intenções de votos e poderia obter entre 74 e 81 deputados. O Cidadãos seria o terceiro com 10,6% dos votos e entre 27 e 35 assentos. O Unidas Podemos, uma coligação de várias forças de esquerda, conseguiria entre 37 a 45 cadeiras e 14,6% dos votos.

O partido de extrema-direita Vox cairia em comparação com o resultado de abril, de 24 assentos para um máximo de 21 ou um mínimo de 14 (com 7,9% dos votos). Más País, a de centro-esquerda, obteria entre três e quatro deputados com 2,9% dos votos, algo longe do que foi sendo atribuído a este novo movimento nas últimas semanas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O RRS David Attenborough, navio virgem dos reinos polares, já saiu do estaleiro

O navio RRS Sir David Attenborough saiu finalmente do seu estaleiro. O já lendário navio vai agora ser sujeito a alguns testes antes de ser oficialmente entregue ao serviço, em novembro deste ano. A construção do …

Vulcões ativos produzem 30 a 50% da atmosfera de Io

Novas imagens rádio obtidas pelo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) mostram, pela primeira vez, o efeito direto da atividade vulcânica na atmosfera da lua de Júpiter, Io. Io é a lua mais vulcanicamente ativa do nosso …

Descobertas pegadas fossilizadas com mais de 10 mil anos. São a trilha pré-histórica de uma mãe com um bebé ao colo

Uma equipa de investigadores internacional descobriu o trilho pré-histórico mais comprido do mundo no Novo México, nos Estados Unidos. O novo estudo conta a historia de uma mulher que carregou um bebé nos braços durante …

Pure Skies. Empresa desenha cabines dos aviões do pós-pandemia

Desde o início da pandemia, os especialistas têm testado diferentes maneiras de alcançar o distanciamento social em aviões, embora com pouco sucesso. Agora, há uma empresa que está a levar esta ideia até ao próximo …

OE2021. Bloco de Esquerda vota contra na generalidade

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, anunciou a coordenadora do partido, Catarina Martins. Em declarações aos jornalistas, a bloquista confirmou este domingo que o …

PS ganha eleições nos Açores sem garantia de maioria absoluta

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo entre 37% e 41%, o que não garante a maioria absoluta, segundo a projeção à boca das urnas realizada este domingo pela Universidade Católica …

Extinção da fauna em Madagáscar pode dever-se à presença humana (e a mudanças climáticas)

Grande parte da fauna de Madagáscar e das ilhas Mascarenhas foi eliminada durante o último milénio. Neste sentido, uma equipa de cientistas analisou um registo do clima nos últimos 8000 anos nas ilhas. O resultado …

PAN vai abster-se na generalidade. OE mais próximo da aprovação

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai abster-se na votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na próxima quarta-feira, anunciou a líder parlamentar do partido, Inês Sousa Real. Com a abstenção dos três …

O passado tóxico fica para trás. Asbestos, a cidade "amianto", mudou de nome

A cidade canadiana Asbestos (que significa amianto) ganhou um novo nome, quase 11 meses após o anúncio da votação. Wuase metade dos cerca de 6 mil residentes da cidade canadiana marcaram presença numa votação organizada num …

Menino de 12 anos encontra fóssil de dinossauro com 69 milhões de anos

Nathan Hrushkin, aspirante a paleontólogo de 12 anos, encontrou o fóssil de um dinossauro enquanto passeava com o pai em Alberta, no Canadá. Depois de enviarem uma fotografia ao Museu Royal Tyrrell, ficaram a saber …