Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus.

A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da missão é o Sol, mas o planeta desempenha um papel muito importante: a sonda vai passar muito perto de Vénus sete vezes ao longo da sua missão de sete anos e usar a gravidade do planeta para se mover em direção ao seu destino final.

Além da dinâmica orbital, as passagens podem produzir vistas únicas e inesperadas do Sistema Solar. A 11 de junho de 2020, durante a sua terceira assistência gravitacional, o Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe capturou uma impressionante imagem do lado noturno do planeta a uma distância de 12.380 quilómetros.



O Europa Press explica que o WISPR foi desenhado para gerar imagens da coroa solar e da heliosfera interna em luz visível, assim como imagens do vento solar e das suas estruturas à medida que se aproximam da sonda.

No caso de Vénus, a câmara detetou uma borda brilhante à volta do planeta que pode ser um brilho noturno causado por átomos de oxigénio na alta atmosfera.

A proeminência escura no centro do planeta é Afrodite Terra, a maior região montanhosa na superfície de Vénus, que aparece escura na imagem devido à sua temperatura mais baixa – cerca de 30 graus Celsius mais fria em comparação com os arredores.

A imagem apanhou os cientistas de surpresa. “O WISPR foi projetado e testado para observações de luz visível. Esperávamos ver nuvens, mas a câmara captou diretamente a superfície”, comentou o investigador Angelos Vourlidas, em comunicado.

WISPR capturou a emissão térmica da superfície de Vénus“, completou Brian Wood, astrofísico e membro da equipa WISPR do Laboratório de Investigação Naval dos Estados Unidos. “São semelhantes às imagens capturadas pela Akatsuki em comprimentos de onda próximos ao infravermelho.”

Se o instrumento for mesmo sensível a comprimentos de onda de luz próximos do infravermelho, proporcionará aos cientistas novas oportunidades para estudar a poeira à volta do Sol e do Sistema Solar interno.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …

Pogba diz que a sua relação com Mourinho "mudou da noite para o dia"

O futebolista francês recordou a relação "muito boa" que tinha com o treinador português quando este era treinador do Manchester United, mas que acabou por mudar, segundo as suas palavras, "da noite para o dia". Numa …

Empreiteiros, cuidado. Vem aí o Baubot, um robô para a construção civil

A startup austríaca Printstones, que desenvolve robôs de impressão 3D desde 2017, revelou o seu mais recente protótipo: Baubot, um robô para a construção civil. A principal missão do Baubot é auxiliar e automatizar a indústria …

Oito meses depois da explosão em Beirute, o Líbano ainda é um pesadelo tóxico

A explosão em Beirute foi apenas mais uma página no longo e sombrio livro da má gestão de resíduos tóxicos no Líbano. Ainda há produtos químicos perigosos no porto de Beirute. Já lá vão oito meses …