Ultima Thule. Sonda da NASA sobrevoou o objeto mais distante da história espacial

A sonda espacial New Horizons da NASA sobrevoou esta terça-feira o objeto mais distante alguma vez visto, informou o diretor científico da missão.

“Nunca antes uma nave espacial explorou um objeto tão distante”, afirmou Alan Stern, referindo-se ao Ultima Thule, um vestígio congelado da formação do sistema solar.

Através do Twitter, o administrador da agência espacial norte-americana Jim Bridenstine, deu também conta do feito, frisando que a sonda se converteu na nave que viajou até ao ponto mais distante até agora conhecido e que será a primeira a explorar diretamente um ejeto que data do nascimento do nosso Sistema Solar.

“Esta é a liderança na exploração espacial“, escreveu Bridenstine, numa mensagem de congratulação à equipa da New Horizons.

Também a NASA confirmou que a sonda espacial New Horizons sobrevoou o objeto mais distante de toda a história espacial.

O objeto, oficialmente designado como MU69 2014, foi apelidado de Ultima Thule, depois de uma convocatória pública para a sugestão e atribuição de nomes. A designação é uma frase do latim que significa um “lugar além do mundo conhecido“.

A órbita quase circular do objeto indica que a Ultima Thule se originou à distância atual que está do Sol, localizando-se a cerca de 6.430 mil milhões de quilómetros da Terra.

Os cientistas acreditam que o local de nascimento deste objeto será crucial para melhor entender como se formou o Sistema Solar por duas razões distintas: primeiro, porque significa que é uma amostra antiga desta parte distante do Sistema Solar e, em simultâneo, é importante porque as temperaturas registadas tão distantes do Sol são um pouco acima do zero absoluto – temperaturas de mumificação que preservam os objetos do Cinturão de Kuiper – são essencialmente cápsulas do tempo do passado antigo.

A Sonda espacial terá tirado cerca de 900 imagens durante os poucos segundos que sobrevoava o Ultima Thule a uma distância de cerca de 3.500 quilómetros.

Em julho de 2015, a New Horizons fez um voo histórico para além de Plutão e das suas luas, fornecendo dados que transformaram a visão destes mundos. Depois, a sonda seguiu para a Ultima Thule, a cerca de 1.600 milhões de quilómetros de Plutão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo. A Saudi Aramco, petrolífera …

Novo livro revela provas de que Albert Camus foi assassinado pelo KGB

Giovanni Catelli é autor da teoria que o prémio Nobel da literatura Albert Camus foi assassinado pelo KGB. No seu novo livro, reitera essa ideia e revela algumas provas. O romancista Albert Camus foi vencedor do …