Sonda da Rosetta conseguiu enviar dados do cometa antes de ficar sem bateria

ESA

A sonda Philae da nave Rosetta pousada no cometa 67p

A sonda-robot Philae, enviada pela nave Rosetta, conseguiu enviar, na sexta-feira, toda a informação recolhida do cometa 67p antes de ficar sem bateria, anunciou hoje o centro de controlo em Darmstadt, na Alemanha.

“Recebemos tudo. Correu exatamente como planeámos. Tivemos até de fazer uma rotação para otimizar a recessão de luz sobre os painéis solares”, disse o cientista da missão Jean-Pierre Bibring, em entrevista à AFP, por telefone, de Darmstadt.

Os dados incluem os resultados do teste químico da amostra da superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (67p), de gelo cósmico e poeira rica em carbono, anunciaram os cientistas.

Por falta de energia, os instrumentos e maioria dos sistemas do robot ficaram em ‘standby’, depois de três dias a trabalhar.

O robot Philae pousou, na quarta-feira, no cometa 67p, a 510 milhões de quilómetros desde a Terra, viajando a 18 quilómetros por segundo.

No início, o robot tocou no sítio alvo, mas dois dos arpões falharam a abertura, fazendo-o ressaltar, e acabou por pousar num local a cerca de um quilómetro de distância, numa zona escura de um penhasco do cometa, dificultando a acumulação de energia.

Com uma massa de cerca de 100 quilos de peso, na Terra, o robot Philae tem um peso de apenas um grama no cometa, com quatro quilómetros, pela baixa gravidade, o que significa que bastava apenas uma oscilação para que este fosse projectado para o espaço.

A falta de luz nos seus painéis solares fez com que o robot, com carga apenas para 60 horas, sobrevivesse o suficiente para prosseguir o trabalho agendado.

Contra as hipóteses, os cientistas da missão recorreram a todos os truques possíveis para economizar energia e manter Rosetta a trabalhar, sem que se desviasse.

Para não mexer muito no robot, os cientistas utilizaram um conjunto de dez instrumentos, desde que o robot pousou, para começarem a observação – fotos, medições de densidade, temperatura e estrutura interna do cometa e análise das moléculas de gás na superfície.

A parte mais arriscada da experiência, deixada para último lugar, consistiu na perfuração do cometa para análise da sua composição química.

Todos os dados foram armazenados e enviados de volta para Rosetta, quando os indicadores de energia de Philae passaram para níveis críticos.

ESA

Matt Taylor, astrónomo britânico do projecto Rosetta

Matt Taylor, astrónomo britânico do projecto Rosetta

A equipa espera ansiosamente o primeiro relatório que será feito num encontro da União Americana da Geofísica (AGU), no próximo mês, em São Francisco.

“A informação recolhida por Philae, nesta missão, vai trazer uma reviravolta na ciência dos cometas“, disse o cientista da missão Rosetta Matt Taylor.

A sonda Rosetta e o robot Philae viajaram mais de 6.000 milhões de quilómetros, percorrendo o interior do Sistema Solar antes de encontrar o cometa, em agosto do ano passado

A Rosetta vai acompanhar a órbita que o cometa 67p dá a volta do Sol, durante o próximo ano, até regressar às profundezas do Sistema Solar, em dezembro de 2015.

“Estamos convencidos de que somos capazes de manter Philae a trabalhar, desde que se aproximem os seus painéis solares o sufiente, visto que este se aproxima do sol”, acrescentou ainda Bibring.

Os engenheiros da missão não descartam a hipótese de fazer contacto com a sonda nos próximos meses, enquanto o Cometa 67p se aproxima do sol.

Planeada há mais de 20 anos, a missão Rosetta tem como objetivo estudar as origens do Sistema Solar, há 4,6 mil milhões de anos e, com elas, as origens da Terra.

A teoria que ganhou terreno em astrofísica admite que a Terra foi bombardeada por cometas, implantando no planeta os elementos básicos para darem origem à vida.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Já é possível ouvir a Via Láctea. NASA transforma dados de corpos celestes em música

A NASA converteu dados de astronomia em sons, permitindo ouvir composições musicais derivadas da própria estrutura do Universo. Especialistas da NASA transformaram dados da Via Láctea em sons graças a um processo conhecido como sonificação. …

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …