Sonda da NASA vai usar escudo de calor ultra avançado para “tocar” o Sol

A NASA está a preparar-se para lançar a Parker Solar Probe, a missão que irá chegar mais perto do sol do que qualquer objecto alguma vez construido pelo homem.

A agência espacial norte-americana vai lançar no dia 4 de agosto a Parker Solar Probe, sonda que vai chegar à distância mais próxima da superfície solar alguma vez alcançada por tecnologia humana. A missão da NASA vai “tocar” o Sol para estudar sua atmosfera.

“A Parker Solar Probe irá passar a cerca de 7 milhões de quilómetros do Sol – cerca de 1/8 da órbita de Mercúrio – e fornecerá pormenores incríveis da dinâmica da atmosfera solar”, disse Jonathan Lunine, director do Centro de Astrofísica e Ciências Planetárias da Universidade de Cornell e conselheiro da NASA.

Recentemente, um importante passo foi dado para assegurar a viabilidade da missão: o Sistema de Protecção Térmica, TPS, um “escudo térmico” ultra avançado, foi instalado com sucesso na sonda espacial.

A missão, no seu ponto mais próximo, passará a cerca de 6,4 milhões de quilómetros do sol, uma região do espaço nunca antes visitada por uma nave feita pelo homem. A título de comparação, o mais perto que Mercúrio se aproxima da nossa estrela é cerca de 46 milhões de quilómetros.

Aproximar-se tanto do que é, essencialmente, uma bola de fogo gigante requer naturalmente alguns cuidados. E é aí que entra o Sistema de Protecção Térmica. O escudo de calor é composto de carbono e pulverizado com um revestimento especialmente criado para reflectir o máximo possível da energia do sol para longe da sonda.

A sombra que o TPS projecta irá impedir que o núcleo da nave seja exposto a temperaturas que chegam a 1.370 graus Celsius. Se o escudo funcionar correctamente, os instrumentos da missão serão mantidos a uma temperatura relativamente confortável de cerca de 30 graus Celsius.

O escudo em si tem cerca de 2,5 metros de diâmetro e pesa 72 quilos. Como a sonda viaja muito rapidamente – a quase 700 mil quilómetros por hora, ou seja, algo como ir de Lisboa a Faro em cerca de um segundo, tanto o escudo térmico como a nave em si precisam de ser muito leves.

A Parker Solar Probe está a ser planeada há quase 60 anos. Se tudo correr bem com a missão, a pequena sonda fará a sua viagem histórica à corona do sol, recolhendo  dados até agora desconhecidos sobre o interior da atmosfera solar.

ZAP // HypeScience / NASA

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …