Sonda da NASA vai usar escudo de calor ultra avançado para “tocar” o Sol

A NASA está a preparar-se para lançar a Parker Solar Probe, a missão que irá chegar mais perto do sol do que qualquer objecto alguma vez construido pelo homem.

A agência espacial norte-americana vai lançar no dia 4 de agosto a Parker Solar Probe, sonda que vai chegar à distância mais próxima da superfície solar alguma vez alcançada por tecnologia humana. A missão da NASA vai “tocar” o Sol para estudar sua atmosfera.

“A Parker Solar Probe irá passar a cerca de 7 milhões de quilómetros do Sol – cerca de 1/8 da órbita de Mercúrio – e fornecerá pormenores incríveis da dinâmica da atmosfera solar”, disse Jonathan Lunine, director do Centro de Astrofísica e Ciências Planetárias da Universidade de Cornell e conselheiro da NASA.

Recentemente, um importante passo foi dado para assegurar a viabilidade da missão: o Sistema de Protecção Térmica, TPS, um “escudo térmico” ultra avançado, foi instalado com sucesso na sonda espacial.

A missão, no seu ponto mais próximo, passará a cerca de 6,4 milhões de quilómetros do sol, uma região do espaço nunca antes visitada por uma nave feita pelo homem. A título de comparação, o mais perto que Mercúrio se aproxima da nossa estrela é cerca de 46 milhões de quilómetros.

Aproximar-se tanto do que é, essencialmente, uma bola de fogo gigante requer naturalmente alguns cuidados. E é aí que entra o Sistema de Protecção Térmica. O escudo de calor é composto de carbono e pulverizado com um revestimento especialmente criado para reflectir o máximo possível da energia do sol para longe da sonda.

A sombra que o TPS projecta irá impedir que o núcleo da nave seja exposto a temperaturas que chegam a 1.370 graus Celsius. Se o escudo funcionar correctamente, os instrumentos da missão serão mantidos a uma temperatura relativamente confortável de cerca de 30 graus Celsius.

O escudo em si tem cerca de 2,5 metros de diâmetro e pesa 72 quilos. Como a sonda viaja muito rapidamente – a quase 700 mil quilómetros por hora, ou seja, algo como ir de Lisboa a Faro em cerca de um segundo, tanto o escudo térmico como a nave em si precisam de ser muito leves.

A Parker Solar Probe está a ser planeada há quase 60 anos. Se tudo correr bem com a missão, a pequena sonda fará a sua viagem histórica à corona do sol, recolhendo  dados até agora desconhecidos sobre o interior da atmosfera solar.

ZAP // HypeScience / NASA

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …

Tailândia. Exploração sexual de mulheres e crianças denunciados no primeiro discurso do Papa

O Papa Francisco denunciou esta quinta-feira que "mulheres e crianças estão particularmente vulneráveis, violentados e expostos a toda a forma de exploração, escravatura, violência e abuso", na primeira intervenção proferida na Tailândia, um dos destinos …

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …