Sonda da NASA de visita a Plutão e às suas cinco luas

JHUAPL / NASA

A New Horizons a meio caminho entre Úrano e Neptuno

A New Horizons a meio caminho entre Úrano e Neptuno

A sonda espacial New Horizons vai fazer a 14 de Julho a maior aproximação a Plutão e a pelo menos cinco luas, confirmou a NASA, mantendo a data que já tinha sido apontada.

Segundo a agência espacial norte-americana, que esta terça-feira fez um novo ponto da situação da missão, a sonda irá transmitir imagens muito próximas, e nunca antes vistas, do planeta-anão e das suas pequenas luas.

A missão New Horizons completa o reconhecimento inicial de planetas do Sistema Solar, que começou com Vénus e Marte, na década de 60, e continuou com Mercúrio, Júpiter e Saturno, nos anos 70, e Urano e Neptuno, na década de 80.

Plutão foi despromovido, em 2006, a planeta-anão, sendo considerado o maior e o mais brilhante da Cintura de Kuiper.

A sonda foi concebida para recolher, num disparo fotográfico, o máximo possível de dados, pelo que, de acordo com a NASA, a missão New Horizons continuará a enviar informação armazenada na memória do aparelho durante cerca de ano e meio.

A viagem da New Horizons até à órbita de Plutão demorou mais de nove anos. A sonda, equipada com câmaras e espectrógrafos, irá mapear a geologia do planeta-anão e da sua maior lua, Caronte, bem como a composição e a temperatura das suas superfícies.

A missão pretende, ainda, examinar a atmosfera de Plutão, procurar uma atmosfera em redor de Caronte, estudar luas mais pequenas e pesquisar anéis ou outros satélites naturais.

Plutão, refere a NASA numa nota, tem na sua atmosfera nitrogénio, um dos elementos essenciais para a vida, estações complexas, distintas marcas à superfície, um interior rochoso e gelado, que pode albergar um oceano, e pelo menos cinco luas.

A maior, Caronte, pode conter uma atmosfera ou um oceano interior, e possivelmente evidenciar actividade recente na superfície.

Actualmente, a sonda está mais próxima de Plutão do que a Terra do Sol.

Imagens mais nítidas do planeta são esperadas em Maio.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.