Sonda da NASA de visita a Plutão e às suas cinco luas

JHUAPL / NASA

A New Horizons a meio caminho entre Úrano e Neptuno

A New Horizons a meio caminho entre Úrano e Neptuno

A sonda espacial New Horizons vai fazer a 14 de Julho a maior aproximação a Plutão e a pelo menos cinco luas, confirmou a NASA, mantendo a data que já tinha sido apontada.

Segundo a agência espacial norte-americana, que esta terça-feira fez um novo ponto da situação da missão, a sonda irá transmitir imagens muito próximas, e nunca antes vistas, do planeta-anão e das suas pequenas luas.

A missão New Horizons completa o reconhecimento inicial de planetas do Sistema Solar, que começou com Vénus e Marte, na década de 60, e continuou com Mercúrio, Júpiter e Saturno, nos anos 70, e Urano e Neptuno, na década de 80.

Plutão foi despromovido, em 2006, a planeta-anão, sendo considerado o maior e o mais brilhante da Cintura de Kuiper.

A sonda foi concebida para recolher, num disparo fotográfico, o máximo possível de dados, pelo que, de acordo com a NASA, a missão New Horizons continuará a enviar informação armazenada na memória do aparelho durante cerca de ano e meio.

A viagem da New Horizons até à órbita de Plutão demorou mais de nove anos. A sonda, equipada com câmaras e espectrógrafos, irá mapear a geologia do planeta-anão e da sua maior lua, Caronte, bem como a composição e a temperatura das suas superfícies.

A missão pretende, ainda, examinar a atmosfera de Plutão, procurar uma atmosfera em redor de Caronte, estudar luas mais pequenas e pesquisar anéis ou outros satélites naturais.

Plutão, refere a NASA numa nota, tem na sua atmosfera nitrogénio, um dos elementos essenciais para a vida, estações complexas, distintas marcas à superfície, um interior rochoso e gelado, que pode albergar um oceano, e pelo menos cinco luas.

A maior, Caronte, pode conter uma atmosfera ou um oceano interior, e possivelmente evidenciar actividade recente na superfície.

Actualmente, a sonda está mais próxima de Plutão do que a Terra do Sol.

Imagens mais nítidas do planeta são esperadas em Maio.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …