Sonda da ESA deteta “sinal de aranhas” em Marte

(dr) ESA

A ExoMars Trace Gas Orbiter, da Agência Espacial Europeia (ESA), detetou aquilo a que os atrónomos chamaram de “sinal de aranhas de Marte”.

As imagens, da região polar sul do Planeta Vermelho, mostram o que parecem ser aranhas gigantes na superfície do planeta. Não são animais, mas são características criadas no gelo à medida que o inverno marciano se transforma em primavera.

“Estas características pequenas e escuras formam-se quando a luz do sol da primavera incide sobre camadas de dióxido de carbono depositadas durante os meses escuros de inverno”, explicou a Agêcia Espacial Europeia (ESA), em comunicado.

“A luz solar faz com que o gelo de dióxido de carbono na parte inferior da camada se transforme em gás, que subsequentemente se acumula e parte as placas de gelo sobrejacentes. O gás liberta-se na primavera marciana, arrastando material escuro para a superfície à medida que avança e parte as camadas de gelo, que chegam a ter até um metro de espessura.”

À medida que o gás emerge, empurrando poeira e areia para cima, cria fontes gigantes que depois caem de volta para o planeta. Este fenómeno faz com que surjam as manchas escuras observadas na imagem, que se estendem entre 45 metros e 1 quilómetro de diâmetro.

Mas porque é que vemos “aranhas”? A resposta está na pareidolia, um fenómeno cognitivo enraizado na perceção humana.

Em termos evolutivos, a sobrevivência dos nossos ancestrais dependia da identificação rápida de ameaças. Esta tendência em discernir padrões reconhecíveis, mesmo em estímulos aleatórios, era um garante de sobrevivência.

É por isso que a inclinação para perceber formas familiares em contextos desconhecidos persiste como um vestígio do nosso passado evolutivo.

Jess Taubert, da Universidade de Queensland, corroborou essa evidência ao IFLScience, acrescentando que esta característica predispõe os humanos a interpretar erroneamente estímulos aleatórios, como os padrões de “aranha” em Marte.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.