A sonda da China encontrou um gel estranho no lado oculto da Lua

NASA

O lado oculto da Lua

A sonda chinesa Chang’e-4 encontrou uma substância incomum e colorida, semelhante a um gel, durante as suas explorações no lado oculto da Lua.

O rover da missão, Yutu-2, teve esta surpresa durante o 8º dia lunar. A descoberta levou os cientistas a adiar outros planos de direção do veículo espacial e, em vez disso, concentrou os seus instrumentos na tentativa de descobrir o que era aquele material estranho.

O dia 8 começou em 25 de julho. O Yutu-2 começou a navegar por uma área repleta de várias pequenas crateras de impacto, com a ajuda e o planeamento de motoristas no Centro de Controle Aeroespacial de Pequim, de acordo com um “diário de condução” do Yutu-2 publicado em 17 de agosto pelo governo na revista em língua chinesa Our Space, que se concentra no espaço e na comunicação científica, segundo conta o LiveScience.

Em 28 de julho, a equipa Chang’e-4 estava a preparar-se para desligar o Yutu-2 para a sua habitual sesta do meio-dia, para proteger o veículo espacial de altas temperaturas e radiação do sol alto no céu. Um membro da equipa que verificava as imagens da câmara principal do veículo espacial avistou uma pequena cratera que parecia conter um material com uma cor e brilho diferente do da superfície lunar circundante.

A equipa da unidade chamou os cientistas lunares. Juntas, as equipas decidiram adiar os planos de Yutu-2 de continuar para oeste e, em vez disso, ordenaram que o rover verificasse o material estranho.

Com a ajuda de câmaras para evitar obstáculos, o Yutu-2 aproximou-se cuidadosamente da cratera e depois observou o material colorido e os arredores. O veículo espacial examinou as duas áreas com o seu espectrómetro visível e infravermelho próximo (VNIS), que deteta luz dispersa ou refletida em materiais para revelar a sua composição.

O VNIS é o mesmo instrumento que detetou evidências de material originário do manto lunar no regolito da cratera Von Kármán, descoberta que os cientistas chineses anunciaram em maio.

Até agora, os cientistas não deram nenhuma indicação sobre a natureza da substância colorida e disseram apenas que é “semelhante a gel” e tem uma “cor incomum”. Uma explicação possível é que a substância seja o vidro derretido criado a partir de meteoritos que atingem a superfície da lua.

A descoberta de Yutu-2 não é a primeira surpresa lunar dos cientistas. O astronauta e geólogo da Apollo 17, Harrison Schmitt, descobriu o solo cor de laranja perto do local de pouso da missão em Taurus-Littrow em 1972. Os geólogos lunares finalmente concluíram que o solo laranja foi criado durante uma erupção vulcânica explosiva há 3,64 mil milhões de anos.

O Chang’e-4 foi lançado no início de dezembro de 2018 e fez a primeira aterragem do outro lado da lua em 3 de janeiro. Durante o dia lunar 9, o Yutu-2 continuará a sua jornada para oeste, dormirá durante seis dias por precaução e desligará para uma nona noite lunar por volta do dia 5 de setembro, cerca de 24 horas horas antes do pôr do sol local.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

RESPONDER

França aprova lei que alarga poder da polícia apesar de críticas e manifestações

O parlamento francês aprovou hoje um projeto de lei sobre segurança que visa alargar os poderes da polícia, apesar das críticas de ativistas dos direitos civis, que temem que a legislação ameace os esforços para …

Bancos dos Emirados estão a congelar contas da família dos Santos

Os bancos dos Emirados Árabes Unidos estão a congelar os bens da família dos Santos e de pessoas a ela relacionadas, respondendo a um pedido da justiça angolana efetuado a 13 de abril, avançou a …

A pedido da Comissão Europeia, EMA volta a rever dados da vacina da AstraZeneca

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou esta quarta-feira que está a rever os dados sobre a vacina Vaxzevria a pedido da Comissão Europeia. Segundo um comunicado citado pelo Observador, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) …

João Leão prevê para este ano défice de 4,5%. Ministro afasta aumento de impostos e austeridade

A terceira vaga da pandemia forçou o Governo a rever em baixa a previsão de crescimento da economia portuguesa para este ano. Assim, o ministro das Finanças antecipa um défice de 4,5% e crescimento de …

Já não é preciso isolamento para idosos que saiam dos lares por mais de 24 horas

Os idosos que vivem nos lares e que saiam por períodos superiores a 24 horas já não precisam de fazer o isolamento de 14 dias, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Na orientação atualizada nesta quinta-feira, …

Mais duas mortes e 501 casos nas últimas 24 horas em Portugal

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 501 novos casos de covid-19. O relatório desta quinta-feira (15 de abril) dá também conta de mais duas mortes …

PCP quer criar crime de enriquecimento injustificado com pena agravada para políticos

O PCP propôs esta quinta-feira, no Parlamento, a criação do crime de enriquecimento injustificado, com penas até três anos, mas que é agravado para titulares de cargos políticos e públicos, até aos cinco. O projeto dos …

Câmara de Lisboa estende testagem gratuita a todos os moradores

A Câmara de Lisboa decidiu alargar, a partir de quinta-feira, a testagem gratuita nas farmácias à covid-19 a todos os moradores, deixando o programa de estar limitado às freguesias com maior incidência da doença, foi …

"Fechaduras", testemunha do julgamento de Tancos, está em parte incerta

Paulo Lemos, conhecido como "Fechaduras", testemunha da acusação e da defesa no caso de Tancos, não compareceu em 08 de março à audiência e voltou a não aparecer esta quinta-feira, com o Tribunal de Santarém …

General que lidera o SIRESP apresenta demissão

O Diário de Notícias avança, esta quinta-feira, que o general que lidera o SIRESP apresentou demissão, tendo invocado "razões pessoais". De acordo com o Diário de Notícias, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, já recebeu …