A sonda da China encontrou um gel estranho no lado oculto da Lua

NASA

O lado oculto da Lua

A sonda chinesa Chang’e-4 encontrou uma substância incomum e colorida, semelhante a um gel, durante as suas explorações no lado oculto da Lua.

O rover da missão, Yutu-2, teve esta surpresa durante o 8º dia lunar. A descoberta levou os cientistas a adiar outros planos de direção do veículo espacial e, em vez disso, concentrou os seus instrumentos na tentativa de descobrir o que era aquele material estranho.

O dia 8 começou em 25 de julho. O Yutu-2 começou a navegar por uma área repleta de várias pequenas crateras de impacto, com a ajuda e o planeamento de motoristas no Centro de Controle Aeroespacial de Pequim, de acordo com um “diário de condução” do Yutu-2 publicado em 17 de agosto pelo governo na revista em língua chinesa Our Space, que se concentra no espaço e na comunicação científica, segundo conta o LiveScience.

Em 28 de julho, a equipa Chang’e-4 estava a preparar-se para desligar o Yutu-2 para a sua habitual sesta do meio-dia, para proteger o veículo espacial de altas temperaturas e radiação do sol alto no céu. Um membro da equipa que verificava as imagens da câmara principal do veículo espacial avistou uma pequena cratera que parecia conter um material com uma cor e brilho diferente do da superfície lunar circundante.

A equipa da unidade chamou os cientistas lunares. Juntas, as equipas decidiram adiar os planos de Yutu-2 de continuar para oeste e, em vez disso, ordenaram que o rover verificasse o material estranho.

Com a ajuda de câmaras para evitar obstáculos, o Yutu-2 aproximou-se cuidadosamente da cratera e depois observou o material colorido e os arredores. O veículo espacial examinou as duas áreas com o seu espectrómetro visível e infravermelho próximo (VNIS), que deteta luz dispersa ou refletida em materiais para revelar a sua composição.

O VNIS é o mesmo instrumento que detetou evidências de material originário do manto lunar no regolito da cratera Von Kármán, descoberta que os cientistas chineses anunciaram em maio.

Até agora, os cientistas não deram nenhuma indicação sobre a natureza da substância colorida e disseram apenas que é “semelhante a gel” e tem uma “cor incomum”. Uma explicação possível é que a substância seja o vidro derretido criado a partir de meteoritos que atingem a superfície da lua.

A descoberta de Yutu-2 não é a primeira surpresa lunar dos cientistas. O astronauta e geólogo da Apollo 17, Harrison Schmitt, descobriu o solo cor de laranja perto do local de pouso da missão em Taurus-Littrow em 1972. Os geólogos lunares finalmente concluíram que o solo laranja foi criado durante uma erupção vulcânica explosiva há 3,64 mil milhões de anos.

O Chang’e-4 foi lançado no início de dezembro de 2018 e fez a primeira aterragem do outro lado da lua em 3 de janeiro. Durante o dia lunar 9, o Yutu-2 continuará a sua jornada para oeste, dormirá durante seis dias por precaução e desligará para uma nona noite lunar por volta do dia 5 de setembro, cerca de 24 horas horas antes do pôr do sol local.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …