A sonda da China encontrou um gel estranho no lado oculto da Lua

NASA

O lado oculto da Lua

A sonda chinesa Chang’e-4 encontrou uma substância incomum e colorida, semelhante a um gel, durante as suas explorações no lado oculto da Lua.

O rover da missão, Yutu-2, teve esta surpresa durante o 8º dia lunar. A descoberta levou os cientistas a adiar outros planos de direção do veículo espacial e, em vez disso, concentrou os seus instrumentos na tentativa de descobrir o que era aquele material estranho.

O dia 8 começou em 25 de julho. O Yutu-2 começou a navegar por uma área repleta de várias pequenas crateras de impacto, com a ajuda e o planeamento de motoristas no Centro de Controle Aeroespacial de Pequim, de acordo com um “diário de condução” do Yutu-2 publicado em 17 de agosto pelo governo na revista em língua chinesa Our Space, que se concentra no espaço e na comunicação científica, segundo conta o LiveScience.

Em 28 de julho, a equipa Chang’e-4 estava a preparar-se para desligar o Yutu-2 para a sua habitual sesta do meio-dia, para proteger o veículo espacial de altas temperaturas e radiação do sol alto no céu. Um membro da equipa que verificava as imagens da câmara principal do veículo espacial avistou uma pequena cratera que parecia conter um material com uma cor e brilho diferente do da superfície lunar circundante.

A equipa da unidade chamou os cientistas lunares. Juntas, as equipas decidiram adiar os planos de Yutu-2 de continuar para oeste e, em vez disso, ordenaram que o rover verificasse o material estranho.

Com a ajuda de câmaras para evitar obstáculos, o Yutu-2 aproximou-se cuidadosamente da cratera e depois observou o material colorido e os arredores. O veículo espacial examinou as duas áreas com o seu espectrómetro visível e infravermelho próximo (VNIS), que deteta luz dispersa ou refletida em materiais para revelar a sua composição.

O VNIS é o mesmo instrumento que detetou evidências de material originário do manto lunar no regolito da cratera Von Kármán, descoberta que os cientistas chineses anunciaram em maio.

Até agora, os cientistas não deram nenhuma indicação sobre a natureza da substância colorida e disseram apenas que é “semelhante a gel” e tem uma “cor incomum”. Uma explicação possível é que a substância seja o vidro derretido criado a partir de meteoritos que atingem a superfície da lua.

A descoberta de Yutu-2 não é a primeira surpresa lunar dos cientistas. O astronauta e geólogo da Apollo 17, Harrison Schmitt, descobriu o solo cor de laranja perto do local de pouso da missão em Taurus-Littrow em 1972. Os geólogos lunares finalmente concluíram que o solo laranja foi criado durante uma erupção vulcânica explosiva há 3,64 mil milhões de anos.

O Chang’e-4 foi lançado no início de dezembro de 2018 e fez a primeira aterragem do outro lado da lua em 3 de janeiro. Durante o dia lunar 9, o Yutu-2 continuará a sua jornada para oeste, dormirá durante seis dias por precaução e desligará para uma nona noite lunar por volta do dia 5 de setembro, cerca de 24 horas horas antes do pôr do sol local.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Países reinventam turismo. No México, hotéis oferecem 2 noites por cada 2 pagas

A pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo o mundo, pôs travão ao turismo mas já há países que preparam a retoma do setor com muitas ofertas e até …

Mais de mil condutores ficaram sem carta por perda de pontos

Mais de mil condutores ficaram sem carta de condução por perderem pontos, avança o Jornal de Notícias, dando conta que quase 300 pessoas tiveram que voltar à escola de condução para voltarem a ter permissão …

Confinado num hotel de luxo, funcionário abre 1400 torneiras a cada cinco dias

O diretor de engenharia do hotel W Barcelona, em Espanha, está a viver sozinho no estabelecimento turístico para garantir o seu pleno funcionamento até ao dia da reabertura. No âmbito das medidas impostas pelo Governo espanhol para …

Prisão preventiva para suspeito de matar estudante de psicologia em Lisboa

O suspeito de matar a estudante universitária de psicologia Beatriz Lebre, de 23 anos, ficou em prisão preventiva, depois de presente a primeiro interrogatório judicial, em Lisboa, disse à agência Lusa o advogado do arguido. Miguel …

BPI quer cobrar dívida de quase 5 milhões ao marido de Isabel dos Santos

O BPI interpôs um processo no Tribunal do Funchal, na Madeira, para cobrar uma dívida de 5 cinco milhões de euros ao marido da empresária Isabel dos Santos. A notícia é avançada este sábado pelo Diário …

Mais 13 mortes e 257 infetados. Região de Lisboa concentra 90% dos novos casos

Portugal regista este sábado 1.396 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 32.203 infetados, mais 257, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Registou-se um aumento de 0,8% no …

Recibos verdes e sócios-gerentes já podem pedir apoio relativo a maio

O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia covid-19, relativo a maio, fica hoje disponível na Segurança Social Direta, podendo ser entregue até 9 de junho. O prazo …

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …