/

Sonda alemã com quase 800 quilos desapareceu misteriosamente no fundo do mar

Forschungstauchzentrum der CAU

Uma sonda submarina de grandes dimensões desapareceu no fundo do mar que banha a costa báltica da Alemanha, avançou a BBC. Há suspeitas de roubo, sabotagem, acidente ou intempéries.

De acordo com a emissora britânica, o equipamento, que custa cerca de 300 mil euros, pesa quase 770 quilos e, por isso, é pouco provável que tenha sido arrastado por tempestades, marés ou grandes animais, sustentam especialistas.

Numa expedição ao local onde a zona se encontrava, uma equipa de mergulhadores encontrou o cabo de abastecimento de energia rompido, a 22 metros de profundidade e a 1,8 quilómetros da costa.

Na região, existem zonas de exclusão, onde barcos, incluindo os pesqueiros, são proibidos naquela área da Baía de Eckernförde, a 70 quilómetros da fronteira com a Dinamarca. A sonda alemã, composta por uma unidade de abastecimento de energia e oura com sesores, estava numa destas áreas proibidas.

Furto, intempéries, sabotagem ou acidente – no caso de uma âncora de um barco ter arrastado até que se rompesse o cabo que conectava a sonda à costa – são as hipóteses em cima da mesa para justificar o desaparecimento.

Instalado há três anos, o equipamento deixou de enviar dados a 21 de agosto. Inicialmente, suspeitou-se de um erro de transmissão de dados, mas uma missão levada a cabo na semana seguinte acabou por detetar o desaparecimento.

Explica a BBC que o instrumento estava a medir a qualidade, bem como outras características da água, incluindo a temperatura, salinidade, níveis de concentração de oxigénio, nutrientes, clorofila e metano.

“Os dados que recebemos desta sonda não têm preço. Ajudam a pesquisar mudanças no ecossistema do mar Báltico e possíveis medidas para a tomar”, explicou Hermann Bange, chefe da investigação oceanográfica da Geomar, centro científico em Kiel, na Alemanha.

A empresa pediu ainda que testemunhas relatem eventuais atividades suspeitas na região ou caso encontrem pedaços que possam pertencer ao instrumento na costa.

As autoridades locais já foram notificadas.

// BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.