/

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A alienação de uma posição na Sonae MC acontece depois de a Sonae ter lançado e falhado uma oferta pública de venda de ações que resultaria na dispersão de 21% do capital da empresa, noticia o ECO.

A 11 de outubro de 2018, uma semana depois de o prospeto ter sido aprovado pela CMVM, a Sonae anunciou a desistência, justificando-se com “condições adversas nos mercados internacionais”. A maior “fatia” destinava-se a investidores institucionais.

Quase três anos depois, a Sonae vende um pouco mais de ações face ao que tinha previsto na OPV, mas diretamente a um investidor de “private equity”.

“Esta transação permite à Sonae SGPS estabelecer uma parceria com um investidor de referência para apoiar o plano de crescimento da Sonae MC, mantendo uma posição de controlo num ativo essencial do seu portefólio. Esta parceria enquadra-se na estratégia de gestão ativa de portefólio da Sonae SGPS, que procura a cada momento implementar a estrutura acionista ideal para cada um dos seus negócios e unir forças com parceiros de elevado valor acrescentado”, refere a Sonae em comunicado citado pelo Expresso.

Além dos 528 milhões, o acordo prevê o pagamento contingente diferido de até cerca de 63 milhões de euros à Sonae.

Estamos entusiasmados com esta parceria com a CVC Strategic Opportunities, pois acreditamos que esta relação de longo prazo fortalecerá ainda mais a Sonae MC, bem como a sua estratégia de crescimento”, comentou Cláudia Azevedo, CEO da Sonae.

A presidente executiva acrescentou ainda que “esta parceria com um dos investidores institucionais mais bem sucedidos do mundo valida o sólido histórico desempenho da Sonae MC e da sua equipa, especialmente após os desafios colocados pela pandemia. Na Sonae, estamos muito orgulhosos da jornada da Sonae MC e estimulados com a oportunidade de continuar a apoiar seu crescimento”.

O portefólio da Sonae MC é extenso, pois além do Continente, detém insígnias como Continente Modelo, Continente Bom Dia, MeuSuper, Wells, Dr.Wells, Arenal, Go Natural, BAGGA, Note, Zu, Maxmat, HomeStory e Washy.

A Sonae MC tem ainda perto de mil lojas, que opera diretamente.

Quem é o novo dono?

A CVC Strategic Opportunities foi criada em 2014 para “investir em negócios de elevada qualidade que não se incluem nos mandatos tradicionais de ‘private equity’”, enfatiza o fundo, que terá já investido quatro mil milhões de euros em 11 investimentos, explicando que “a sua estratégia foca-se em investimentos e parcerias de longo prazo em empresas de qualidade, com um perfil de risco baixo, principalmente na Europa e na América do Norte”, refere o Jornal de Negócios.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.