“Somos o que comemos”: a máxima que serve tanto para as pessoas, como para os peixes

Brian Hunt / UBC

“Somos o que comemos.” Cientistas da UBC – University of British Columbia concordam com o famoso ditado e vão mais longe: pode ser aplicado tanto a seres humanos, como a peixes.

O salmão e o arenque alimentam-se de zooplâncton, mas, até agora, pouco se sabia sobre a importância da qualidade nutricional para estes peixes jovens.

Um novo estudo, realizado por uma equipa da UBC – University of British Columbia, mediu as propriedades bioquímicas do zooplâncton no Estreito da Geórgia, incluindo ácidos gordos essenciais, unicamente para responder às questões sobre o valor nutricional de diferentes espécies de zooplâncton e a sua variabilidade espacial e sazonal nesta região.

“Provamos que as mudanças sazonais nas vias da cadeia alimentar de plâncton conduzem à variabilidade na composição de ácidos gordos”, explicou David Costalago, principal autor do estudo publicado no dia 22 de maio na Scientific Reports. “Esta mudança sazonal conferiu um valor nutricional mais alto ao zooplâncton no verão.”

De acordo com a investigação, as diferenças na qualidade do zooplâncton como presa são muito importantes para o salmão juvenil, uma vez que este animal depende de alimentos nutritivos para se desenvolver de forma saudável.

“As diferenças que encontramos na composição de ácidos gordos das espécies de zooplâncton neste estudo sugerem que as mudanças causadas pelo clima na composição das comunidades de zooplâncton podem ser um fator importante no declínio do salmão“, afirmam os cientistas.

Com este estudo fica claro que o crescimento e a sobrevivência dos peixes são condicionados pela qualidade nutricional dos alimentos, sendo mais provável que os peixes que crescem rapidamente nas fases iniciais da vida se reproduzam mais facilmente.

Segundo o EurekAlert, a equipa defende que é necessário melhorar a monitorização da nutrição no oceano e entender as vias nutricionais que conectam a base da cadeia alimentar ao resto do ecossistema.

“Ao determinar a disponibilidade de presas de alta qualidade para estes grupos de peixes comercialmente importantes, podemos melhorar as estimativas da produtividade do arenque e do salmão”, rematou Costalago.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …