Somos mais parecidos com os nossos pais do que com as nossas mães

Um novo estudo sugere que os mamíferos podem ser, geneticamente, mais parecidos com os pais do que com as mães, apesar de herdarmos quantidades iguais de mutações genéticas de cada um dos pais.

O estudo da Universidade da Carolina do Norte (UNC), nos Estados Unidos, descobriu que a influência dos genes mutantes vindos do pai é maior do que a dos genes mutantes da mãe.

As mutações genéticas passadas dos pais para os filhos aparecem, tipicamente, nas doenças consideradas complexas, que envolvem milhares de genes.

O processo pelo qual a informação contida nos genes manifesta-se fisicamente é chamado de expressão genética.

Os investigadores acreditam que a descoberta pode abrir novos caminhos para o tratamento de doenças comuns, mas complexas, tais como vários tipos de cancro, diabetes, doenças cardíacas, esquizofrenia e obesidade.

O estudo foi publicado na revista especializada Nature Genetics.

Híbridos

O estudo realizado pela equipa da UNC analisou uma população de cobaias de laboratórios de ascendência silvestre, criados para apresentar uma maior variedade genética – de forma a serem comparáveis à diversidade humana – do que as típicas cobaias de laboratório.

Desta forma, os cientistas afirmam que os resultados serão mais úteis para investigação sobre doenças humanas, já que os estudos anteriores desconheciam a origem de expressões genéticas específicas – não se sabia se vinham dos pais ou das mães.

O estudo norte-americano examinou três variedades diferentes de cobaias que passaram por cruzamentos para criar nove tipos diferentes de crias híbridas, na qual cada variedade foi usada como pai e mãe.

Quando as cobaias chegaram à idade adulta, os investigadores mediram a expressão genética em quatro tipos diferentes de tecidos. Em seguida, mediram o quanto desta expressão genética era derivada da mãe e do pai em cada um dos genes.

Mutações reguladoras

As mutações que alteram a expressão genética – chamadas de mutações reguladoras – afetam a saúde humana e vêm da mãe e do pai.

No entanto, afirma o investigador Fernando Pardo-Manuel de Villena, da UNC, “agora sabemos que os mamíferos expressam mais variação genética do pai. Imaginemos que um certo tipo de mutação é mau: se for herdado da mãe, o gene não se expressaria com tanta força como se expressaria se fosse herdado do pai”.

Villena afirma que a mesma “mutação má teria consequências diferentes nas doenças se forem herdadas da mãe ou do pai”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …