Somos mais parecidos com os nossos pais do que com as nossas mães

Um novo estudo sugere que os mamíferos podem ser, geneticamente, mais parecidos com os pais do que com as mães, apesar de herdarmos quantidades iguais de mutações genéticas de cada um dos pais.

O estudo da Universidade da Carolina do Norte (UNC), nos Estados Unidos, descobriu que a influência dos genes mutantes vindos do pai é maior do que a dos genes mutantes da mãe.

As mutações genéticas passadas dos pais para os filhos aparecem, tipicamente, nas doenças consideradas complexas, que envolvem milhares de genes.

O processo pelo qual a informação contida nos genes manifesta-se fisicamente é chamado de expressão genética.

Os investigadores acreditam que a descoberta pode abrir novos caminhos para o tratamento de doenças comuns, mas complexas, tais como vários tipos de cancro, diabetes, doenças cardíacas, esquizofrenia e obesidade.

O estudo foi publicado na revista especializada Nature Genetics.

Híbridos

O estudo realizado pela equipa da UNC analisou uma população de cobaias de laboratórios de ascendência silvestre, criados para apresentar uma maior variedade genética – de forma a serem comparáveis à diversidade humana – do que as típicas cobaias de laboratório.

Desta forma, os cientistas afirmam que os resultados serão mais úteis para investigação sobre doenças humanas, já que os estudos anteriores desconheciam a origem de expressões genéticas específicas – não se sabia se vinham dos pais ou das mães.

O estudo norte-americano examinou três variedades diferentes de cobaias que passaram por cruzamentos para criar nove tipos diferentes de crias híbridas, na qual cada variedade foi usada como pai e mãe.

Quando as cobaias chegaram à idade adulta, os investigadores mediram a expressão genética em quatro tipos diferentes de tecidos. Em seguida, mediram o quanto desta expressão genética era derivada da mãe e do pai em cada um dos genes.

Mutações reguladoras

As mutações que alteram a expressão genética – chamadas de mutações reguladoras – afetam a saúde humana e vêm da mãe e do pai.

No entanto, afirma o investigador Fernando Pardo-Manuel de Villena, da UNC, “agora sabemos que os mamíferos expressam mais variação genética do pai. Imaginemos que um certo tipo de mutação é mau: se for herdado da mãe, o gene não se expressaria com tanta força como se expressaria se fosse herdado do pai”.

Villena afirma que a mesma “mutação má teria consequências diferentes nas doenças se forem herdadas da mãe ou do pai”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …