Somos mais parecidos com os nossos pais do que com as nossas mães

Um novo estudo sugere que os mamíferos podem ser, geneticamente, mais parecidos com os pais do que com as mães, apesar de herdarmos quantidades iguais de mutações genéticas de cada um dos pais.

O estudo da Universidade da Carolina do Norte (UNC), nos Estados Unidos, descobriu que a influência dos genes mutantes vindos do pai é maior do que a dos genes mutantes da mãe.

As mutações genéticas passadas dos pais para os filhos aparecem, tipicamente, nas doenças consideradas complexas, que envolvem milhares de genes.

O processo pelo qual a informação contida nos genes manifesta-se fisicamente é chamado de expressão genética.

Os investigadores acreditam que a descoberta pode abrir novos caminhos para o tratamento de doenças comuns, mas complexas, tais como vários tipos de cancro, diabetes, doenças cardíacas, esquizofrenia e obesidade.

O estudo foi publicado na revista especializada Nature Genetics.

Híbridos

O estudo realizado pela equipa da UNC analisou uma população de cobaias de laboratórios de ascendência silvestre, criados para apresentar uma maior variedade genética – de forma a serem comparáveis à diversidade humana – do que as típicas cobaias de laboratório.

Desta forma, os cientistas afirmam que os resultados serão mais úteis para investigação sobre doenças humanas, já que os estudos anteriores desconheciam a origem de expressões genéticas específicas – não se sabia se vinham dos pais ou das mães.

O estudo norte-americano examinou três variedades diferentes de cobaias que passaram por cruzamentos para criar nove tipos diferentes de crias híbridas, na qual cada variedade foi usada como pai e mãe.

Quando as cobaias chegaram à idade adulta, os investigadores mediram a expressão genética em quatro tipos diferentes de tecidos. Em seguida, mediram o quanto desta expressão genética era derivada da mãe e do pai em cada um dos genes.

Mutações reguladoras

As mutações que alteram a expressão genética – chamadas de mutações reguladoras – afetam a saúde humana e vêm da mãe e do pai.

No entanto, afirma o investigador Fernando Pardo-Manuel de Villena, da UNC, “agora sabemos que os mamíferos expressam mais variação genética do pai. Imaginemos que um certo tipo de mutação é mau: se for herdado da mãe, o gene não se expressaria com tanta força como se expressaria se fosse herdado do pai”.

Villena afirma que a mesma “mutação má teria consequências diferentes nas doenças se forem herdadas da mãe ou do pai”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …