Este rugido não era ouvido há 66 milhões de anos

Naturalistas britânicos recriaram o raro bramido de um dinossauro T-Rex, qualificado como “o som mais aterrador”.

O naturalista britânico Chris Packham e a professora de Paleontologia de Vertebrados da Universidade de Texas, nos EUA, Julia Clarke recriaram a voz do dinossauro mais aterrador, o Tyrannosaurus Rex, vulgarmente conhecido como T-Rex, para um novo documentário da cadeia BBC, conforme informa o The Telegraph.

Na sua condição de répteis e antepassados de aves, os dinossauros emitiam sons que não se assemelhavam aos dos mamíferos que hoje conhecemos, concluem os cientistas.

“Os ruídos mais temerosos de hoje no mundo selvagem provêm de predadores, como o uivo de um lobo, ou o rugido de um tigre, mas os especialistas agora duvidam que o T-Rex soasse como eles”, assegura Packham.

Para encontrar o som exato do temível dinossauro carnívoro, Packham e Clarke partiram do som de um Botaurus stellaris, uma ave que habita na Eurásia, e misturaram-no com o som de um crocodilo chinês.

Depois disso, o som foi amplificado até corresponder ao tamanho da grande criatura, obtendo um som estrondoso e sinistro, a fazer lembrar os dinossauros do Parque Jurássico.

Ainda que todos imaginemos o T-Rex a rugir de uma forma estrondosa, o dinossauro emitia uns sons muito distintos dada a sua estreita relação com aves e répteis.

Assim, a frequência dos seus bramidos era tão profunda que podiam sentir-se, em vez de serem escutados. Acredita-se ainda que os dinossauros nem precisavam de abrir a boca para produzir sons, como as aves e os répteis.

“Esta pode ser a primeira vez, desde há 66 milhões de anos, que se ouve este som na Terra. É um tiro no escuro, mas estamos a usar as provas que temos. Acho que este é o som mais aterrador alguma vez sentido”, conclui Packham.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Na volta o T-Rex tinha o chilrear de um periquito.

    Sabem lá eles como era.

    Façam a clonagem de um T-Rex, talvez assim, saibam o que estão a dizer.

    Cruzamento de um crocodilo chinês… lol

    Faz-me lembrar um filme, um atrasado qualquer, coloca a hipótese dos dinossauros descenderem de lagartos, colocando a língua bifurcada em todos eles.

    Com estas suposições, nunca saberemos qual o som associado…

  2. Há por ai muito macho de 1,90 m de altura grandes biceps de levantar ferro o dia inteiro e tem a voz fininha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

RESPONDER

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …

Taarabt é o terceiro jogador do Benfica infetado com covid-19

O internacional marroquino também testou positivo à covid-19, dois dias antes de o Benfica, que já tinha previstas oito baixas no plantel, defrontar o Rangers para a Liga Europa.  Depois de Darwin Nuñez e Julian Weigl …

Oposição israelita pedirá dissolução do parlamento e novas eleições

O líder da oposição israelita, Yair Lapid, anunciou na segunda-feira que apresentará na próxima semana uma iniciativa para dissolver o Knesset (parlamento) e convocar eleições, num contexto de tensão na coligação governamental, noticiou a agência …

PSD de Castelo Branco pede demissão da deputada do PS Hortense Martins

O PSD de Castelo Branco pediu esta segunda-feira a demissão da deputada socialista Hortense Martins, alegando que não tem condições para representar o distrito, depois de condenada a pagar o arquivamento de um processo onde …