Este rugido não era ouvido há 66 milhões de anos

Naturalistas britânicos recriaram o raro bramido de um dinossauro T-Rex, qualificado como “o som mais aterrador”.

O naturalista britânico Chris Packham e a professora de Paleontologia de Vertebrados da Universidade de Texas, nos EUA, Julia Clarke recriaram a voz do dinossauro mais aterrador, o Tyrannosaurus Rex, vulgarmente conhecido como T-Rex, para um novo documentário da cadeia BBC, conforme informa o The Telegraph.

Na sua condição de répteis e antepassados de aves, os dinossauros emitiam sons que não se assemelhavam aos dos mamíferos que hoje conhecemos, concluem os cientistas.

“Os ruídos mais temerosos de hoje no mundo selvagem provêm de predadores, como o uivo de um lobo, ou o rugido de um tigre, mas os especialistas agora duvidam que o T-Rex soasse como eles”, assegura Packham.

Para encontrar o som exato do temível dinossauro carnívoro, Packham e Clarke partiram do som de um Botaurus stellaris, uma ave que habita na Eurásia, e misturaram-no com o som de um crocodilo chinês.

Depois disso, o som foi amplificado até corresponder ao tamanho da grande criatura, obtendo um som estrondoso e sinistro, a fazer lembrar os dinossauros do Parque Jurássico.

Ainda que todos imaginemos o T-Rex a rugir de uma forma estrondosa, o dinossauro emitia uns sons muito distintos dada a sua estreita relação com aves e répteis.

Assim, a frequência dos seus bramidos era tão profunda que podiam sentir-se, em vez de serem escutados. Acredita-se ainda que os dinossauros nem precisavam de abrir a boca para produzir sons, como as aves e os répteis.

“Esta pode ser a primeira vez, desde há 66 milhões de anos, que se ouve este som na Terra. É um tiro no escuro, mas estamos a usar as provas que temos. Acho que este é o som mais aterrador alguma vez sentido”, conclui Packham.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Na volta o T-Rex tinha o chilrear de um periquito.

    Sabem lá eles como era.

    Façam a clonagem de um T-Rex, talvez assim, saibam o que estão a dizer.

    Cruzamento de um crocodilo chinês… lol

    Faz-me lembrar um filme, um atrasado qualquer, coloca a hipótese dos dinossauros descenderem de lagartos, colocando a língua bifurcada em todos eles.

    Com estas suposições, nunca saberemos qual o som associado…

  2. Há por ai muito macho de 1,90 m de altura grandes biceps de levantar ferro o dia inteiro e tem a voz fininha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

RESPONDER

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …

Trabalhadores da Autoeuropa temem perda de centenas de postos de trabalho

A entidade coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Autoeuropa assumiu hoje, em comunicado, recear a perda de centenas de empregos no parque industrial, que está sem condições para trabalhar sete dias por semana, após a …