A solução para a calvície pode estar nas células estaminais

Investigadores norte-americanos desenvolveram um método que poderá revolucionar a cura para a calvície. A solução passa pela utilização de células estaminais.

Um estudo do Instituto Sanford Burnham Prebys, na Califórnia, Estados Unidos, conseguiu desenvolver folículos capilares funcionais na pele de ratos, um avanço que poderia levar à cura da calvície, condição que atinge milhões de pessoas no mundo inteiro.

“Agora temos um método robusto e altamente controlado para desenvolver cabelo de aspeto natural que cresce através da pele usando uma fonte ilimitada de células de papila dérmicas derivadas de iPSC [células estaminais pluripotentes induzidas] humanas. Este é um avanço crítico no desenvolvimento de terapias para perda de cabelo baseadas em células e no campo da medicina regenerativa”, adiantou Alexey Terskikh, professor do instituto.

Há quatro anos, a equipa de Terskikh, liderada por Antonella Pinto, conseguiu fazer crescer cabelo de forma subcutânea em ratos. No entanto, o processo mostrou-se difícil de controlar. Agora, os cientistas conseguiram refiná-lo ao ponto de criar papilas dérmicas – o tipo de célula que fica dentro do folículo capilar, responsável pelo ciclo de crescimento, espessura e comprimento do cabelo – através da pele dos animais.

O processo foi realizado em ratos imunodeficientes que não possuíam nenhum pêlo. Para fazer o cabelo crescer, os cientistas utilizaram uma mistura de células epiteliais do animal com papilas dérmicas humanas, explica o HypeScience.

Este processo utiliza uma estrutura feita do mesmo material biodegradável utilizado como fio para costurar pacientes após as cirurgias médicas. Este material controla a direção do crescimento do cabelo, ajudando-o a adaptar-se e a atravessar a barreira natural da pele.

Ao longo do estudo, foi possível fazer crescer cabelo natural na pele de ratos, o que indicou aos investigadores a possibilidade do método ser aplicado nos seres humanos.

Agora, resta perceber como efetuar o processo nos homens. Contudo, o número ilimitado de células estaminais que podem ser extraídas de uma simples colheita de sangue dão uma perspetiva positiva aos cientistas. Os resultados foram apresentados na reunião anual da International Society for Stem Cell Research (ISSCR).

“A perda de cabelo afeta a vida de muitas pessoas. Estou ansioso para avançar com esta tecnologia inovadora, que poderia melhorar a vida de milhões de pessoas que lutam contra a queda de cabelo”, afirmou o cirurgião plástico Richard Chaffoo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Análise de ADN revela que japoneses modernos são descendentes de três povos diferentes

O território que hoje dá lugar ao Japão está ocupado desde o período do Paleolítico Superior. Até agora pensava-se que a ancestralidade genética japonesa era dupla, mas uma nova pesquisa vem trazer novos detalhes.  Um novo …

"Engodo dos eleitores". Jerónimo acusa PS de usar aparelho do Estado para conquistar votos

O secretário-geral do PCP acusou o PS de estar a utilizar o aparelho do Estado, nomeadamente a “bazuca europeia”, para conquistar votos nas eleições autárquicas, e exigiu que seja garantida a neutralidade dos órgãos de …

Submarinos: Portugal expressa solidariedade com França (e diz que Austrália “furou compromissos”)

O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse hoje à Lusa que a Austrália “furou compromissos” com a França, numa decisão “bastante discutível”, acrescentando que Portugal já transmitiu solidariedade ao país europeu. Augusto Santos Silva disse, em …

ADSE recua e volta a comparticipar atos prescritos pelo SNS

A Associação Nacional de Beneficiários (Associação 30 de Julho) revelou que a ADSE recuou, perante uma reclamação da entidade, e vai voltar a comparticipar atos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Na sequência da reclamação …

O maior sistema de cavernas do mundo é (ainda) mais extenso do que se pensava

O maior sistema de cavernas do mundo estabeleceu um novo recorde depois de uma equipa de topógrafos conseguir mapear mais 13 quilómetros das passagens no Parque Nacional de Mammoth Cave, em Kentucky, nos Estados Unidos. As …

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …