/

A solidão pode ser contagiosa (e nada saudável)

Um novo estudo científico desenvolvido por investigadores dos Estados Unidos revela que a solidão pode ser um sentimento contagioso – e nada saudável para a saúde e bem-estar. 

Na investigação, publicada esta semana na revista Journal of Personality and Social Psychology, o psicólogo John Cacioppo, da Universidade de Chigaco, elaborou com a sua equipa uma análise das interações sociais na cidade de Framingham, em Massachusetts.

A equipa concluiu que pessoas solteiras tendem a interagir mais com pessoas também solteiras. As estatísticas confirmam que as pessoas que interagem e comunicam com pessoas solitária tendem, com o passar do tempo, a sentir solidão – ou seja, este sentimento pode ter um efeito contagioso.

Além disso, uma série de outros estudos destacam que a solidão pode prejudicar a saúde, aumentando o risco de contrair determinadas doenças.

Num destes estudos, publicado em abril de 2016, investigadores da Universidade de York e Newcastle descobriram que a solidão e a exclusão social aumentam o risco de contrair doenças cardiovasculares.

De acordo com a investigação, um baixo nível de interação social aumenta a probabilidade de doenças cardiovascular em 29% e o risco de sofrer um derrame em 32%.

ZAP // RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.