O Sol irá destruir a Terra muito mais cedo do que o previsto

A astrofísica Jillian Scudder, da Universidade de Sussex, em Inglaterra, prevê que a Terra tem “apenas” mais cinco mil milhões de anos de vida, antes de ser “esturricada” pelo Sol.

Segundo a especialista, a Sol sobrevive ao queimar átomos de hidrogénio – cerca de 600 milhões de toneladas de hidrogénio a cada segundo – transformando-os em átomos de hélio no seu núcleo.

Com o tempo, o núcleo do Sol torna-se saturado com este hélio, encolhendo e acelerando as reações de fusão nuclear – o que significa que a energia do Sol aumenta.

A cada mil milhões de anos, a nossa estrela fica cerca de 10% mais brilhante, algo que pode não parecer muito mas será catastrófico para o nosso planeta.

“O aumento do calor do Sol faz com que mais água evapore da superfície, e fique presa na atmosfera. A água atua como um gás de efeito estufa, retendo mais calor, o que acelera a evaporação”, afirmou a astrofísica ao Business Insider.

De acordo com Scudder, daqui a 3,5 mil milhões de anos o Sol vai estar quase 40% mais brilhante. Vai, basicamente, ferver os oceanos da Terra, derreter todo o gelo e retirar toda a humidade da atmosfera terrestre.

O nosso planeta irá tornar-se insuportavelmente quente, seco e estéril, como Vénus.

Quando todo o hidrogénio esgotar e o Sol começar a queimar o hélio existente no seu núcleo, a estrela vai tornar-se numa Gigante Vermelha e a sua atmosfera será esticada quase até à órbita de Marte.

Caso a Terra escape a essa terrível expansão, irá estar muito perto de temperaturas elevadas – o que fará com que os seres humanos não tenham condições para sobreviver.

No entanto, muito antes de o Sol nos esturricar, é bastante possível que já tenhamos sido eliminados por um asteróide – ou que tenhamos causado a nossa própria destruição.

BZR, ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Com o devido respeito a Sra. astrofísica Jillian Scudder, a terra nunca chegará a dar esse “prazer” ao sol. A terra estará destruída muitos antes, por ação do homem.

  2. Espero estar a ser CREMADO.A ou a ser comido.apelos VERMES MAl CHEIROSOS mas bem VITAMINADOS,PORQUE la vitaminados são eles iiiiii comem-nos tosdinhos.as õ.õ^.^iiiiii……………….
    agp

  3. Penso que está noticia já está completamente desactualizada. Há dias a Nasa capturou uma estrela do tamanho do Sol, estrela envelhecida como é o caso sol que duplicou de tamanho e voltou ao seu tamanho normal no espaço de um mês.
    Segundo os astrónomos deveu-se a um flash de Hélio, ou seja houve um acumular de hélio numa camada muito superficial da estrela e com isto a estrela expandiu-se. Este fenómeno fez com que as temperaturas duplicassem à superfície da estrela. Este fenómeno seria fatal para a vida na terra.

  4. Nessa altura, o PS estará no 455323 resgate. Mas ganhará as eleições na mesma pois prometeu subir as pensões ao reformados, descer os impostos e acabar com a austeridade…

    • LOL Premio “O Rei da Internet” atribuído !!! Eu só espero não ter sido despertado dos mortos para vir trabalhar uns aninhos mais antes de me reformarem de vez !

  5. Pois a última hipótese apontada termos já causado a nossa própria destruição será mais do que certa e não demorará sequer um milhar de séculos quanto mais 3,5 mil milhões de anos, é só verificarmos a velocidade das mudanças climáticas devido à poluição de ano para ano e se juntarmos ainda a tudo isto o risco de armamentos e guerras o cenário está a ficar perfeito para uma catástrofe final.

  6. Estas previsões do futuro sempre, invariavelmente sempre, se esquecem que a Humanidade também evolui. Se é daqui a 3.5 milhões de anos que este fenómeno vai acontecer ( ou não ), muito antes disso já a Humanidade descobriu maneira de evitar as consequências, seja por sair da Terra seja por outra maneira qualquer. Basta comparar o que se fazia e sabia há 1000 anos comparado com a actualidade e se percebe que nem se imagina o que a Humanidade ( ou melhor dizendo os descendentes da Humanidade que provavelmente serão mais diferentes do actual Homem do que o Homem de hoje relativamente aos dinossauros ) será capaz de fazer nessa altura.

RESPONDER

Em recuperação, Navalny fala sobre envenenamento. “Foi um projeto pessoal de Putin que falhou"

Em entrevista ao canal de televisão inependente Dozhd TV, Alexei Navalny, que se encontra em recuperação da tentativa de assassinato com o agente químico Novichok, garante que ninguém o vai parar e lança farpas a …

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …