O Sol irá destruir a Terra muito mais cedo do que o previsto

A astrofísica Jillian Scudder, da Universidade de Sussex, em Inglaterra, prevê que a Terra tem “apenas” mais cinco mil milhões de anos de vida, antes de ser “esturricada” pelo Sol.

Segundo a especialista, a Sol sobrevive ao queimar átomos de hidrogénio – cerca de 600 milhões de toneladas de hidrogénio a cada segundo – transformando-os em átomos de hélio no seu núcleo.

Com o tempo, o núcleo do Sol torna-se saturado com este hélio, encolhendo e acelerando as reações de fusão nuclear – o que significa que a energia do Sol aumenta.

A cada mil milhões de anos, a nossa estrela fica cerca de 10% mais brilhante, algo que pode não parecer muito mas será catastrófico para o nosso planeta.

“O aumento do calor do Sol faz com que mais água evapore da superfície, e fique presa na atmosfera. A água atua como um gás de efeito estufa, retendo mais calor, o que acelera a evaporação”, afirmou a astrofísica ao Business Insider.

De acordo com Scudder, daqui a 3,5 mil milhões de anos o Sol vai estar quase 40% mais brilhante. Vai, basicamente, ferver os oceanos da Terra, derreter todo o gelo e retirar toda a humidade da atmosfera terrestre.

O nosso planeta irá tornar-se insuportavelmente quente, seco e estéril, como Vénus.

Quando todo o hidrogénio esgotar e o Sol começar a queimar o hélio existente no seu núcleo, a estrela vai tornar-se numa Gigante Vermelha e a sua atmosfera será esticada quase até à órbita de Marte.

Caso a Terra escape a essa terrível expansão, irá estar muito perto de temperaturas elevadas – o que fará com que os seres humanos não tenham condições para sobreviver.

No entanto, muito antes de o Sol nos esturricar, é bastante possível que já tenhamos sido eliminados por um asteróide – ou que tenhamos causado a nossa própria destruição.

BZR, ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Com o devido respeito a Sra. astrofísica Jillian Scudder, a terra nunca chegará a dar esse “prazer” ao sol. A terra estará destruída muitos antes, por ação do homem.

  2. Espero estar a ser CREMADO.A ou a ser comido.apelos VERMES MAl CHEIROSOS mas bem VITAMINADOS,PORQUE la vitaminados são eles iiiiii comem-nos tosdinhos.as õ.õ^.^iiiiii……………….
    agp

  3. Penso que está noticia já está completamente desactualizada. Há dias a Nasa capturou uma estrela do tamanho do Sol, estrela envelhecida como é o caso sol que duplicou de tamanho e voltou ao seu tamanho normal no espaço de um mês.
    Segundo os astrónomos deveu-se a um flash de Hélio, ou seja houve um acumular de hélio numa camada muito superficial da estrela e com isto a estrela expandiu-se. Este fenómeno fez com que as temperaturas duplicassem à superfície da estrela. Este fenómeno seria fatal para a vida na terra.

  4. Nessa altura, o PS estará no 455323 resgate. Mas ganhará as eleições na mesma pois prometeu subir as pensões ao reformados, descer os impostos e acabar com a austeridade…

    • LOL Premio “O Rei da Internet” atribuído !!! Eu só espero não ter sido despertado dos mortos para vir trabalhar uns aninhos mais antes de me reformarem de vez !

  5. Pois a última hipótese apontada termos já causado a nossa própria destruição será mais do que certa e não demorará sequer um milhar de séculos quanto mais 3,5 mil milhões de anos, é só verificarmos a velocidade das mudanças climáticas devido à poluição de ano para ano e se juntarmos ainda a tudo isto o risco de armamentos e guerras o cenário está a ficar perfeito para uma catástrofe final.

  6. Estas previsões do futuro sempre, invariavelmente sempre, se esquecem que a Humanidade também evolui. Se é daqui a 3.5 milhões de anos que este fenómeno vai acontecer ( ou não ), muito antes disso já a Humanidade descobriu maneira de evitar as consequências, seja por sair da Terra seja por outra maneira qualquer. Basta comparar o que se fazia e sabia há 1000 anos comparado com a actualidade e se percebe que nem se imagina o que a Humanidade ( ou melhor dizendo os descendentes da Humanidade que provavelmente serão mais diferentes do actual Homem do que o Homem de hoje relativamente aos dinossauros ) será capaz de fazer nessa altura.

  7. No meu ver, se os oceanos vão ferver e a humidade desaparecer, então nessa altura não haverá humanidade, pelo que, se o Sol se expandir e a terra sobreviver a essa expansão, já a humanidade terá desaparecido há muito.

RESPONDER

Assassino da jornalista Daphne Caruana Galizia condenado a 15 anos de prisão

Vincent Muscat, um dos três homens acusados do assassínio, em outubro de 2017, da jornalista anticorrupção de Malta Daphne Caruana Galizia, foi condenado a uma pena de 15 anos de prisão pelo tribunal da La …

Venezuela avisa embaixadora da UE : tem 72 horas para abandonar o país

Isabel Brilhante Pedrosa, embaixadora da União Europeia, foi declarada persona non grata pelo Governo venezuelano e deverá abandonar o país. O Governo venezuelano notificou, esta quarta-feira, a embaixadora da União Europeia (UE), a portuguesa Isabel Brilhante …

Diplomacia da vacina. Israel doa doses à República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém

A República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém, já recebeu as vacinas de Israel. De acordo com o Público, Israel doou vacinas à República Checa, que prometeu abrir uma representação diplomática em Jerusalém; à …

Há uma "grande probabilidade" de variante de Manaus se tornar dominante em Portugal, diz Sociedade Brasileira de Virologia

A variante do SARS-CoV-2 detetada em dezembro em Manaus, no Brasil, pode vir a tornar-se dominante em Portugal, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Flávio Guimarães da Fonseca, apesar de no momento ainda ser …

Voo humanitário para o Brasil chegou a custar mais de 1.350 euros

O Público avança que o bilhete de um "voo humanitário" da TAP para o Brasil estava a ser vendido por 837 euros no início desta terça-feira. Horas depois, os "últimos lugares" estavam a ser disponibilizados …

Afinal, grupo de trabalho para a vacinação no Parlamento não vai existir

Afinal, ao contrário do que foi avançado esta terça-feira, o grupo de trabalho que devia coordenar o processo de vacinação dos deputados não vai existir. A Assembleia da República esclareceu esta tarde, em comunicado, que não …

Novo estudo indica que coronavírus pode sobreviver na roupa até 72 horas

De acordo com um estudo britânico, o novo coronavírus pode sobreviver na roupa ao longo de até 72 horas. Os especialistas alertam que pode ainda ser transferido da roupa para outras superfícies. Um estudo da universidade …

Polícia espanhola apreende 387 quilos de cocaína em navio chegado do Brasil

A polícia espanhola apreendeu 387 quilos de cocaína no porto de Santa Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, numa inspeção feita a um camião que viajava num navio chegado do Brasil. O Ministério do Interior (Administração …

SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão …

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …