A astrofísica Jillian Scudder, da Universidade de Sussex, em Inglaterra, prevê que a Terra tem “apenas” mais cinco mil milhões de anos de vida, antes de ser “esturricada” pelo Sol.
Segundo a especialista, a Sol sobrevive ao queimar átomos de hidrogénio – cerca de 600 milhões de toneladas de hidrogénio a cada segundo – transformando-os em átomos de hélio no seu núcleo.
Com o tempo, o núcleo do Sol torna-se saturado com este hélio, encolhendo e acelerando as reações de fusão nuclear – o que significa que a energia do Sol aumenta.
A cada mil milhões de anos, a nossa estrela fica cerca de 10% mais brilhante, algo que pode não parecer muito mas será catastrófico para o nosso planeta.
“O aumento do calor do Sol faz com que mais água evapore da superfície, e fique presa na atmosfera. A água atua como um gás de efeito estufa, retendo mais calor, o que acelera a evaporação”, afirmou a astrofísica ao Business Insider.
De acordo com Scudder, daqui a 3,5 mil milhões de anos o Sol vai estar quase 40% mais brilhante. Vai, basicamente, ferver os oceanos da Terra, derreter todo o gelo e retirar toda a humidade da atmosfera terrestre.
O nosso planeta irá tornar-se insuportavelmente quente, seco e estéril, como Vénus.
Quando todo o hidrogénio esgotar e o Sol começar a queimar o hélio existente no seu núcleo, a estrela vai tornar-se numa Gigante Vermelha e a sua atmosfera será esticada quase até à órbita de Marte.
Caso a Terra escape a essa terrível expansão, irá estar muito perto de temperaturas elevadas – o que fará com que os seres humanos não tenham condições para sobreviver.
No entanto, muito antes de o Sol nos esturricar, é bastante possível que já tenhamos sido eliminados por um asteróide – ou que tenhamos causado a nossa própria destruição.
BZR, ZAP
Espero que já esteja reformado nessa altura.
Eh pá, ainda bem, pois se calhar acho que não vou estar cá nessa altura!
Com o devido respeito a Sra. astrofísica Jillian Scudder, a terra nunca chegará a dar esse “prazer” ao sol. A terra estará destruída muitos antes, por ação do homem.
Espero estar a ser CREMADO.A ou a ser comido.apelos VERMES MAl CHEIROSOS mas bem VITAMINADOS,PORQUE la vitaminados são eles iiiiii comem-nos tosdinhos.as õ.õ^.^iiiiii……………….
agp
Nessa altura a humanidade já habita outros planetas
Penso que está noticia já está completamente desactualizada. Há dias a Nasa capturou uma estrela do tamanho do Sol, estrela envelhecida como é o caso sol que duplicou de tamanho e voltou ao seu tamanho normal no espaço de um mês.
Segundo os astrónomos deveu-se a um flash de Hélio, ou seja houve um acumular de hélio numa camada muito superficial da estrela e com isto a estrela expandiu-se. Este fenómeno fez com que as temperaturas duplicassem à superfície da estrela. Este fenómeno seria fatal para a vida na terra.
Nessa altura, o PS estará no 455323 resgate. Mas ganhará as eleições na mesma pois prometeu subir as pensões ao reformados, descer os impostos e acabar com a austeridade…
LOL Premio “O Rei da Internet” atribuído !!! Eu só espero não ter sido despertado dos mortos para vir trabalhar uns aninhos mais antes de me reformarem de vez !
Pois a última hipótese apontada termos já causado a nossa própria destruição será mais do que certa e não demorará sequer um milhar de séculos quanto mais 3,5 mil milhões de anos, é só verificarmos a velocidade das mudanças climáticas devido à poluição de ano para ano e se juntarmos ainda a tudo isto o risco de armamentos e guerras o cenário está a ficar perfeito para uma catástrofe final.
Estas previsões do futuro sempre, invariavelmente sempre, se esquecem que a Humanidade também evolui. Se é daqui a 3.5 milhões de anos que este fenómeno vai acontecer ( ou não ), muito antes disso já a Humanidade descobriu maneira de evitar as consequências, seja por sair da Terra seja por outra maneira qualquer. Basta comparar o que se fazia e sabia há 1000 anos comparado com a actualidade e se percebe que nem se imagina o que a Humanidade ( ou melhor dizendo os descendentes da Humanidade que provavelmente serão mais diferentes do actual Homem do que o Homem de hoje relativamente aos dinossauros ) será capaz de fazer nessa altura.
No meu ver, se os oceanos vão ferver e a humidade desaparecer, então nessa altura não haverá humanidade, pelo que, se o Sol se expandir e a terra sobreviver a essa expansão, já a humanidade terá desaparecido há muito.
Anda bem que não paguei o empréstimo