O Sol irá destruir a Terra muito mais cedo do que o previsto

A astrofísica Jillian Scudder, da Universidade de Sussex, em Inglaterra, prevê que a Terra tem “apenas” mais cinco mil milhões de anos de vida, antes de ser “esturricada” pelo Sol.

Segundo a especialista, a Sol sobrevive ao queimar átomos de hidrogénio – cerca de 600 milhões de toneladas de hidrogénio a cada segundo – transformando-os em átomos de hélio no seu núcleo.

Com o tempo, o núcleo do Sol torna-se saturado com este hélio, encolhendo e acelerando as reações de fusão nuclear – o que significa que a energia do Sol aumenta.

A cada mil milhões de anos, a nossa estrela fica cerca de 10% mais brilhante, algo que pode não parecer muito mas será catastrófico para o nosso planeta.

“O aumento do calor do Sol faz com que mais água evapore da superfície, e fique presa na atmosfera. A água atua como um gás de efeito estufa, retendo mais calor, o que acelera a evaporação”, afirmou a astrofísica ao Business Insider.

De acordo com Scudder, daqui a 3,5 mil milhões de anos o Sol vai estar quase 40% mais brilhante. Vai, basicamente, ferver os oceanos da Terra, derreter todo o gelo e retirar toda a humidade da atmosfera terrestre.

O nosso planeta irá tornar-se insuportavelmente quente, seco e estéril, como Vénus.

Quando todo o hidrogénio esgotar e o Sol começar a queimar o hélio existente no seu núcleo, a estrela vai tornar-se numa Gigante Vermelha e a sua atmosfera será esticada quase até à órbita de Marte.

Caso a Terra escape a essa terrível expansão, irá estar muito perto de temperaturas elevadas – o que fará com que os seres humanos não tenham condições para sobreviver.

No entanto, muito antes de o Sol nos esturricar, é bastante possível que já tenhamos sido eliminados por um asteróide – ou que tenhamos causado a nossa própria destruição.

BZR, ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Com o devido respeito a Sra. astrofísica Jillian Scudder, a terra nunca chegará a dar esse “prazer” ao sol. A terra estará destruída muitos antes, por ação do homem.

  2. Espero estar a ser CREMADO.A ou a ser comido.apelos VERMES MAl CHEIROSOS mas bem VITAMINADOS,PORQUE la vitaminados são eles iiiiii comem-nos tosdinhos.as õ.õ^.^iiiiii……………….
    agp

  3. Penso que está noticia já está completamente desactualizada. Há dias a Nasa capturou uma estrela do tamanho do Sol, estrela envelhecida como é o caso sol que duplicou de tamanho e voltou ao seu tamanho normal no espaço de um mês.
    Segundo os astrónomos deveu-se a um flash de Hélio, ou seja houve um acumular de hélio numa camada muito superficial da estrela e com isto a estrela expandiu-se. Este fenómeno fez com que as temperaturas duplicassem à superfície da estrela. Este fenómeno seria fatal para a vida na terra.

  4. Nessa altura, o PS estará no 455323 resgate. Mas ganhará as eleições na mesma pois prometeu subir as pensões ao reformados, descer os impostos e acabar com a austeridade…

    • LOL Premio “O Rei da Internet” atribuído !!! Eu só espero não ter sido despertado dos mortos para vir trabalhar uns aninhos mais antes de me reformarem de vez !

  5. Pois a última hipótese apontada termos já causado a nossa própria destruição será mais do que certa e não demorará sequer um milhar de séculos quanto mais 3,5 mil milhões de anos, é só verificarmos a velocidade das mudanças climáticas devido à poluição de ano para ano e se juntarmos ainda a tudo isto o risco de armamentos e guerras o cenário está a ficar perfeito para uma catástrofe final.

RESPONDER

Tribunal volta a absolver Duarte Lima de abuso de confiança

O tribunal voltou a absolver Duarte Lima do crime de abuso de confiança, quanto à alegada apropriação indevida de dinheiro da sua ex-cliente Rosalina Ribeiro. O tribunal manteve esta quarta-feira a absolvição de Duarte Lima do …

Extrema-direita recebida no parlamento entre o silêncio e o ataque frontal

A agência Lusa questionou diretamente nove dos partidos com assento parlamentar (PS, PSD, BE, PCP, CDS, PAN, CDS, PEV, Iniciativa Liberal e Livre) sobre se a entrada da extrema-direita na Assembleia da República, com o …

União Europeia anuncia 540 milhões para investir no "Nosso Oceano"

A União Europeia vai anunciar esta quarta-feira compromissos no valor de 540 milhões de euros para manter os oceanos limpos, assim como um mapa para acompanhar o que se faz nesse sentido, na abertura da …

Escócia e Gales querem eleições se houver adiamento do Brexit

Os chefes dos governos da Escócia e de Gales defenderam hoje eleições antecipadas no Reino Unido no caso de uma extensão do prazo de saída do país da União Europeia. “Quero que se realizem eleições gerais. …

Governo grego apresenta legislação mais restritiva do direito de asilo

O Governo grego enviou na terça-feira ao parlamento uma proposta de lei que endurece os procedimentos para concessão de asilo, reforça os poderes de detenção e acelera as deportações, noticiou a imprensa. A proposta, de 250 …

Libertadores. Jesus veta acesso de funcionários do Flamengo ao derradeiro treino

Escreve a imprensa brasileira que Jorge Jesus vetou o acesso de funcionários do Flamengo ao derradeiro treino que antecede o jogo com o Grémio para a Libertadores, que vai decidir um dos finalistas da competição. …

Caso do bebé sem rosto. Médico suspenso não viu que menina tinha duas vaginas, um rim e espinha bífida

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos suspendeu preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu, em Setúbal, com malformações graves. Entretanto, surgem novos dados sobre suspeitas atribuídas ao médico noutros …

Rede de imigração ilegal no SEF. Denúncias de corrupção eram antigas, mas ficaram na gaveta

A inspectora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que foi detida nesta semana, por pertencer alegadamente a uma rede de imigração ilegal, já tinha sido identificada num inquérito interno desta entidade, devido às mesmas …

Bancos querem passar a cobrar por grandes depósitos. Particulares escapam

BCP, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos defendem que é preciso cobrar aos grandes clientes por depósitos de grande dimensão. Particulares e pequenas e médias empresas escapariam desta medida. A ideia foi lançada pelo …

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …