Software de realidade virtual permite “caminhar” dentro das células (e pode ajudar a prevenir doenças)

O novo software de realidade virtual permite que os investigadores “caminhem” dentro das células de modo a conseguirem detetar problemas na área da biologia e da medicina, podendo até ajudar no combate de doenças.

O software vLUME foi criado por cientistas da Universidade de Cambridge, em conjunto com a empresa de software de análise de imagens 3D – a Lume VR Ltd. O vLUME permite a visualização e análise de dados de microscopia de super-resolução em realidade virtual e pode ser usado para estudar tudo. Os detalhes foram publicados na revista Nature Methods no mês de outubro.

A microscopia de super-resolução permite que imagens em nano-escala sejam obtidas usando truques engenhosos da física para contornar os limites impostos pela difração de luz.

Isso tem permitido aos cientistas observar os processos moleculares à medida que estes ocorrem. No entanto, um problema deste método tem sido a dificuldade de visualizar e analisar esses dados em três dimensões.

O projeto vLUME começou quando o cientista Steven Lee, que liderou a pesquisa, e a sua equipa, se encontraram com os fundadores da Lume VR num evento no London Science Museum.

Enquanto o grupo de Lee tinha experiência em microscopia de super-resolução, a equipa da Lume tinha a especialização em computação espacial e análise de dados. Desta forma, em conjunto, foram capazes de desenvolver o vLUME – a nova ferramenta que explora conjuntos de dados complexos em realidade virtual.

“O VLUME é um software de imagem revolucionário que leva os humanos à nano-escala”, afirmou Alexandre Kitching, CEO da Lume. De acordo com Kitching, o software permite que os cientistas visualizem, questionem e interajam com dados biológicos 3D em tempo real, tudo dentro de um ambiente de realidade virtual.

O software permite que sejam carregados vários conjuntos de dados com milhões de pontos de informações, e que desta forma se encontrem padrões em dados complexos. Estas descobertas podem ser partilhadas com investigadores de todo o mundo usando recursos de imagem e vídeo do software.

“Os dados criados através da microscopia de super-resolução são extremamente complexos. Para os cientistas, analisar esses dados pode demorar muito tempo, mas com o vLUME conseguimos reduzir drasticamente o tempo de espera, permitindo testes e análises mais rápidos”, revela Kitching.

A equipa usa sobretudo o vLUME em conjuntos de dados biológicos, como neurónios, células imunológicas ou células cancerígenas, diz o Cienciaplus.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Messi no PSG

"Messi, dá-me a tua camisola e eu dou-te a minha mãe"

Grande jogo em Paris, golo de André Silva, bis de Messi, mas uma criança também foi o centro das atenções. Os nomes das equipas já prometiam espectáculo e houve mesmo: o Paris Saint-Germain ganhou em casa …

Portugal com mais oito mortes e 865 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais oito mortes e 865 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 865 novos …

O empresário John Textor

Direcção do Benfica e John Textor em reunião

Benfica informou que houve um encontro entre o empresário e dois vice-presidentes do clube, que querem saber mais sobre as intenções do norte-americano. John Textor esteve no Estádio da Luz, nesta quinta-feira. O empresário foi recebido …

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado Alzheimer …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …

"A melhor coisa que pode acontecer a Portugal era o Governo ser derrubado e desaparecer"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu hoje que “a melhor coisa que podia acontecer a Portugal”, neste momento, era o executivo liderado por António Costa “ser derrubado e desaparecer”. Miguel Albuquerque afirmou …