Software que dá voz a Stephen Hawking disponível na Internet

NASA

O físico Stephen Hawking

O físico Stephen Hawking

Desenvolvido pela Intel, o software que possibilita ao físico Stephen Hawking falar está agora disponível na Internet.

O programa ‘Assistive Context-Aware Toolkit’ (ACAT), feito originalmente para Hawking, interpreta sinais visuais e traduz para palavras, sendo estas ditas por uma voz sintetizada.

O software está agora disponível no GitHub, um site de partilha de programação, e o download é gratuito, noticia a BBC.

O ACAT pode ser usado no Microsoft Windows 7 e versões superiores, mas a Intel pretende aperfeiçoá-lo e desenvolver novas interfaces para outros doentes.

O físico britânico não foi o único a usar este software. Segundo a BBC, outras pessoas com doenças do neurónio motor tiveram essa oportunidade.

Stephen Hawking luta contra a esclerose lateral amiotrófica há vários anos, uma doença que afeta as células que controlam a atividade muscular.

Em declarações à BBC, a Intel disse que, para além de enviar textos para o sintetizador, o software executa outras funções.

“Existem menus para aceder a diferentes partes do computador. Se quiser usar o Word, navegar ou falar na Internet o ACAT faz isso”, afirma Lama Nachman, engenheira responsável pelo projeto.

Nachman espera que o programa seja aperfeiçoado para corresponder às necessidades de cada paciente.

“Também existe um acelerómetro (sensor de movimento) para pacientes que conseguem usar apenas o dedo, e um sistema para quem consegue carregar em botões”, acrescenta.

acelerómetro

“acelerómetro”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/aceler%C3%B3metro [consultado em 21-08-2015].

A Associação de Doenças do Neurónio Motor (MND), presente no Reino Unido, elogiou a iniciativa da Intel.

“Ajudar a manter a comunicação de uma pessoa com MND pode ser tão simples como usar um papel e uma caneta. Mas, à medida que a doença avança, as pessoas muitas vezes perdem o uso das mãos também”, disse Karen Pearce, diretora de assistência da associação.

“É aí que a tecnologia de ponta AAC (Comunicação Ampliada e Alternativa) pode ajudar, mas é fundamental que os terapeutas de discurso e linguagem avaliem as melhores opções para as famílias”, remata.

Euan MacDonald é um das muitas pessoas que sofrem da doença do neurónio motor e, na sua perspetiva, “a AAC é uma parte fundamental” da sua vida.

“Ao contrário das pesquisas médicas, a tecnologia está a evoluir muito rápido e é entusiasmante ver coisas novas a surgir todos os anos”, disse.

“Quanto mais tecnologias que nos ajudem a expressar o que pensamos existirem, melhor”, conclui.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …

O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Emails revelados pelo blogue do "Mercado de Benfica" mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as "diferentes áreas do poder da indústria" do futebol português, …

Governo admite baixar portagens para SUVS e crossovers

O ministro Pedro Marques admite passar carros SUV e crossover de classe 2 para 1 nas portagens, afirmando que a atual classe 2 "pode ser um bloqueio a viaturas mais eficientes". O ministro do Planeamento, Pedro …

Portugal continua no caixote do lixo da Moody’s

A Moody's não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal. Nos próximos seis meses, continuará a ser a única agência a manter o país abaixo do "grau de investimento". A agência de notação financeira …

Consultor Constantino Sakellarides demite-se em divergência com ministro da Saúde

O consultor do ministro da Saúde, Constantino Sakellraideser, entregou, na quinta-feira, uma carta de demissão a Adalberto Campos Fernandes devido a divergências de pensamento. Constantino Sakellarides, o consultor do ministro da Saúde que, há dois anos, …

Kim Jong-un anuncia suspensão de testes nucleares e balísticos

O regime norte-coreano anunciou a suspensão dos testes nucleares a partir de sábado e o desmantelamento da base de Punggye-ri. Este gesto foi bem recebido pelos EUA e aliados, embora não dê indicação de que …