Software que dá voz a Stephen Hawking disponível na Internet

NASA

O físico Stephen Hawking

O físico Stephen Hawking

Desenvolvido pela Intel, o software que possibilita ao físico Stephen Hawking falar está agora disponível na Internet.

O programa ‘Assistive Context-Aware Toolkit’ (ACAT), feito originalmente para Hawking, interpreta sinais visuais e traduz para palavras, sendo estas ditas por uma voz sintetizada.

O software está agora disponível no GitHub, um site de partilha de programação, e o download é gratuito, noticia a BBC.

O ACAT pode ser usado no Microsoft Windows 7 e versões superiores, mas a Intel pretende aperfeiçoá-lo e desenvolver novas interfaces para outros doentes.

O físico britânico não foi o único a usar este software. Segundo a BBC, outras pessoas com doenças do neurónio motor tiveram essa oportunidade.

Stephen Hawking luta contra a esclerose lateral amiotrófica há vários anos, uma doença que afeta as células que controlam a atividade muscular.

Em declarações à BBC, a Intel disse que, para além de enviar textos para o sintetizador, o software executa outras funções.

“Existem menus para aceder a diferentes partes do computador. Se quiser usar o Word, navegar ou falar na Internet o ACAT faz isso”, afirma Lama Nachman, engenheira responsável pelo projeto.

Nachman espera que o programa seja aperfeiçoado para corresponder às necessidades de cada paciente.

“Também existe um acelerómetro (sensor de movimento) para pacientes que conseguem usar apenas o dedo, e um sistema para quem consegue carregar em botões”, acrescenta.

acelerómetro

“acelerómetro”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/aceler%C3%B3metro [consultado em 21-08-2015].

A Associação de Doenças do Neurónio Motor (MND), presente no Reino Unido, elogiou a iniciativa da Intel.

“Ajudar a manter a comunicação de uma pessoa com MND pode ser tão simples como usar um papel e uma caneta. Mas, à medida que a doença avança, as pessoas muitas vezes perdem o uso das mãos também”, disse Karen Pearce, diretora de assistência da associação.

“É aí que a tecnologia de ponta AAC (Comunicação Ampliada e Alternativa) pode ajudar, mas é fundamental que os terapeutas de discurso e linguagem avaliem as melhores opções para as famílias”, remata.

Euan MacDonald é um das muitas pessoas que sofrem da doença do neurónio motor e, na sua perspetiva, “a AAC é uma parte fundamental” da sua vida.

“Ao contrário das pesquisas médicas, a tecnologia está a evoluir muito rápido e é entusiasmante ver coisas novas a surgir todos os anos”, disse.

“Quanto mais tecnologias que nos ajudem a expressar o que pensamos existirem, melhor”, conclui.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro não flutuava. Agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Quase um milhão de refeições escolares desperdiçadas

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual do ministério da Educação sobre cantinas concessionadas a privados. Entre setembro do ano passado e 31 …

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …