Software que dá voz a Stephen Hawking disponível na Internet

NASA

O físico Stephen Hawking

O físico Stephen Hawking

Desenvolvido pela Intel, o software que possibilita ao físico Stephen Hawking falar está agora disponível na Internet.

O programa ‘Assistive Context-Aware Toolkit’ (ACAT), feito originalmente para Hawking, interpreta sinais visuais e traduz para palavras, sendo estas ditas por uma voz sintetizada.

O software está agora disponível no GitHub, um site de partilha de programação, e o download é gratuito, noticia a BBC.

O ACAT pode ser usado no Microsoft Windows 7 e versões superiores, mas a Intel pretende aperfeiçoá-lo e desenvolver novas interfaces para outros doentes.

O físico britânico não foi o único a usar este software. Segundo a BBC, outras pessoas com doenças do neurónio motor tiveram essa oportunidade.

Stephen Hawking luta contra a esclerose lateral amiotrófica há vários anos, uma doença que afeta as células que controlam a atividade muscular.

Em declarações à BBC, a Intel disse que, para além de enviar textos para o sintetizador, o software executa outras funções.

“Existem menus para aceder a diferentes partes do computador. Se quiser usar o Word, navegar ou falar na Internet o ACAT faz isso”, afirma Lama Nachman, engenheira responsável pelo projeto.

Nachman espera que o programa seja aperfeiçoado para corresponder às necessidades de cada paciente.

“Também existe um acelerómetro (sensor de movimento) para pacientes que conseguem usar apenas o dedo, e um sistema para quem consegue carregar em botões”, acrescenta.

acelerómetro

“acelerómetro”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/aceler%C3%B3metro [consultado em 21-08-2015].

A Associação de Doenças do Neurónio Motor (MND), presente no Reino Unido, elogiou a iniciativa da Intel.

“Ajudar a manter a comunicação de uma pessoa com MND pode ser tão simples como usar um papel e uma caneta. Mas, à medida que a doença avança, as pessoas muitas vezes perdem o uso das mãos também”, disse Karen Pearce, diretora de assistência da associação.

“É aí que a tecnologia de ponta AAC (Comunicação Ampliada e Alternativa) pode ajudar, mas é fundamental que os terapeutas de discurso e linguagem avaliem as melhores opções para as famílias”, remata.

Euan MacDonald é um das muitas pessoas que sofrem da doença do neurónio motor e, na sua perspetiva, “a AAC é uma parte fundamental” da sua vida.

“Ao contrário das pesquisas médicas, a tecnologia está a evoluir muito rápido e é entusiasmante ver coisas novas a surgir todos os anos”, disse.

“Quanto mais tecnologias que nos ajudem a expressar o que pensamos existirem, melhor”, conclui.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Amazon inaugura loja que funciona sem funcionários ou caixas de pagamento

Esta segunda-feira, a Amazon inaugurou a sua loja física sem caixas de pagamento. Entrar, pegar no que se quer e sair sem pagar - é esta a dinâmica da Amazon Go. Esta segunda-feira, a Amazon inaugurou, …

"Quero representar a humanidade na máquina". A próxima meta de Ishiguro é a consciência artificial

https://vimeo.com/252082730 Hiroshi Ishiguro aliou a paixão pela arte ao fascínio pela robótica com o objetivo de "representar a humanidade na máquina". Deu à inteligência artificial um corpo. Agora, quer dar ao corpo uma consciência. Hiroshi Ishiguro …

Cidade do Cabo pode ficar sem água dentro de 90 dias

Numa bacia geológica por baixo da Montanha da Mesa e historicamente alimentada por forte precipitação no inverno, a capital sul africana tem sido conhecida como um paraíso de abundante água natural. Mas isso pode estar …

Adeus homens. Extinção já tem data marcada

O cromossoma Y, responsável pelo desenvolvimento das propriedades sexuais masculinas, vai desaparecer. Mas, podem os homens todos estar descansados, tal apenas acontecerá dentro dentro de 4,5 milhões de anos. Segundo um novo estudo de investigadores da …

Indiano está a abrir uma estrada de 8 km para os filhos irem à escola

Durante dois anos, Jalandhar Nayak usou uma enxada e uma picareta para construir sozinho uma estrada de 8 quilómetros num vilarejo remoto do Estado de Orissa, na Índia, para que os filhos conseguissem ir mais …

Supernanny perde patrocinador principal

Supernanny perdeu o patrocínio da Corine de Farme. A marca comercializada pelos Laboratórios Sarbec Portugal era a principal patrocinadora do controverso programa da SIC. A retirada do patrocínio, que já estaria a ser equacionada desde a semana passada, surge …

Supremo recusa pedido para emitir mandado europeu de detenção contra Puigdemont

O Supremo Tribunal de Justiça espanhol recusou o pedido do Ministério Público para voltar a emitir um mandado europeu de detenção contra o ex-presidente da Catalunha, que se deslocou à Dinamarca. A procuradoria-geral espanhola pediu esta …

Rui Rio mantém Hugo Soares na liderança da bancada do PSD até ao congresso

Rui Rio esteve reunido com Hugo Soares, esta segunda-feira, no Porto. O novo líder do PSD decidiu que vai manter o atual líder da bancada parlamentar até que se realize o Congresso Nacional do partido. Em …

Algoritmo vanguardista de investigadores portugueses supera o Google Brain

Um novo algoritmo de inteligência artificial que desenvolve "uma abordagem vanguardista para automatizar processos de aprendizagem no campo da visão computacional" foi criado por investigadores da Universidade de Coimbra. Quatro investigadores do Centro de Informática e …

Incêndios no Pinhal de Leiria tiveram mão criminosa

A Polícia Judiciária de Leiria determinou que os dois incêndios que consumiram o Pinhal de Leiria tiveram mão criminosa. O engenho explosivo foi encontrado no pinhal, mas ainda não foram identificados os autores. A Polícia Judiciária …