Software que dá voz a Stephen Hawking disponível na Internet

NASA

O físico Stephen Hawking

O físico Stephen Hawking

Desenvolvido pela Intel, o software que possibilita ao físico Stephen Hawking falar está agora disponível na Internet.

O programa ‘Assistive Context-Aware Toolkit’ (ACAT), feito originalmente para Hawking, interpreta sinais visuais e traduz para palavras, sendo estas ditas por uma voz sintetizada.

O software está agora disponível no GitHub, um site de partilha de programação, e o download é gratuito, noticia a BBC.

O ACAT pode ser usado no Microsoft Windows 7 e versões superiores, mas a Intel pretende aperfeiçoá-lo e desenvolver novas interfaces para outros doentes.

O físico britânico não foi o único a usar este software. Segundo a BBC, outras pessoas com doenças do neurónio motor tiveram essa oportunidade.

Stephen Hawking luta contra a esclerose lateral amiotrófica há vários anos, uma doença que afeta as células que controlam a atividade muscular.

Em declarações à BBC, a Intel disse que, para além de enviar textos para o sintetizador, o software executa outras funções.

“Existem menus para aceder a diferentes partes do computador. Se quiser usar o Word, navegar ou falar na Internet o ACAT faz isso”, afirma Lama Nachman, engenheira responsável pelo projeto.

Nachman espera que o programa seja aperfeiçoado para corresponder às necessidades de cada paciente.

“Também existe um acelerómetro (sensor de movimento) para pacientes que conseguem usar apenas o dedo, e um sistema para quem consegue carregar em botões”, acrescenta.

acelerómetro

“acelerómetro”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/aceler%C3%B3metro [consultado em 21-08-2015].

A Associação de Doenças do Neurónio Motor (MND), presente no Reino Unido, elogiou a iniciativa da Intel.

“Ajudar a manter a comunicação de uma pessoa com MND pode ser tão simples como usar um papel e uma caneta. Mas, à medida que a doença avança, as pessoas muitas vezes perdem o uso das mãos também”, disse Karen Pearce, diretora de assistência da associação.

“É aí que a tecnologia de ponta AAC (Comunicação Ampliada e Alternativa) pode ajudar, mas é fundamental que os terapeutas de discurso e linguagem avaliem as melhores opções para as famílias”, remata.

Euan MacDonald é um das muitas pessoas que sofrem da doença do neurónio motor e, na sua perspetiva, “a AAC é uma parte fundamental” da sua vida.

“Ao contrário das pesquisas médicas, a tecnologia está a evoluir muito rápido e é entusiasmante ver coisas novas a surgir todos os anos”, disse.

“Quanto mais tecnologias que nos ajudem a expressar o que pensamos existirem, melhor”, conclui.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio apela ao Governo por "confinamento a sério" e lembra que este "não existe para ser popular"

Rui Rio desafia o Governo a "impor um confinamento a sério em nome do interesse nacional". Na sua conta no Twitter, o líder do PSD escreve que "um Governo não existe para ser popular mas …

FC Porto ameaça não ir a jogo. Sporting acusa "dragões" de "pressão inaceitável"

O Sporting acusou segunda-feira o FC Porto de estar a "pressionar, de forma absolutamente inaceitável, as autoridades da Saúde e a Liga" para que Nuno Mendes e Sporar falhem hoje as meias-finais da Taça da …

Empresas de comércio e serviços propõem suspensão de alguns impostos

Com o novo confinamento geral, a maioria das empresas de comércio e serviços volta a fechar portas. Por isso, pedem-se mais apoios ao Governo, considerando que os já anunciados são insuficientes. Em declarações à rádio Renascença, …

Benfica anuncia surto de 17 casos e pode parar por duas semanas

Foram identificados 17 novos casos de covid-19 no SL Benfica. Em comunicado, o clube remete à DGS a decisão de parar durante duas semanas. O Benfica detetou 17 novos casos de covid-19 entre jogadores, equipa técnica …

Estátua de mulher da elite pré-hispânica encontrada no México

Uma estátua, com 500 anos, de uma jovem mulher com um grande ornamento na cabeça foi descoberta, no início de janeiro, no centro do México. De acordo com o site Live Science, a estátua de dois …

No último adeus à Casa Branca, Trump vai perdoar 100 pessoas (e manifestantes do Capitólio também querem)

O Presidente cessante dos Estados Unidos Donald Trump deverá emitir mais de 100 indultos presidenciais esta terça-feira, durante as suas horas finais na Casa Branca, mas não se pode perdoar a si mesmo ou à …

Sindicato revela que a TAP propôs o despedimento de 458 pilotos

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) informou, esta segunda-feira, que a TAP apresentou uma contraproposta que inclui a dispensa de 458 pilotos, redução de remunerações e supressão de cláusulas do acordo de empresa. Em …

Acenar com as mãos, pés e cabeça. É assim que as rãs de vidro atraem a atenção dos seus parceiros

A maioria das rãs emite um coaxar característico como forma de atrair a atenção de um potencial parceiro. Contudo, algumas das espécies que "gritam" perto de riachos e cascatas aumentam o potencial de serem notadas, …

Marcelo diz que "atropelar este ano letivo era dramático", mas não fecha a porta ao encerramento das escolas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou, em entrevista ao Correio da Manhã esta segunda-feira, que "atropelar este ano letivo seria dramático", mas não fecha a porta ao encerramento das escolas. Em entrevista ao …

A adesão foi fraca, mas arranca hoje a recolha de votos em lares e de eleitores em confinamento

Os votos para as eleições presidenciais dos quase 13 mil idosos em lares e pessoas em confinamento devido à covid-19 que se inscreveram para votar antecipadamente começam a ser recolhidos por todo o país esta …