Software australiano prevê quando cada um de nós vai morrer

Uma equipa de investigadores australianos desenvolveu um sistema de inteligência artificial que pode prever se uma pessoa morrerá ou não, com uma precisão de 69%, simplesmente por analisar as imagens dos seus órgãos.

O sistema foi construído por investigadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, que já publicaram as suas conclusões na revista Scientific Reports. A equipa mostrou imagens médicas do seu programa com base em estudos de 48 pacientes diferentes. Com uma precisão de 69%, o programa conseguiu prever se estas pessoas morreriam ou não.

O sistema de inteligência artificial encontrou maior sucesso em pacientes que sofrem de doenças crónicas como, por exemplo, enfisema ou insuficiência cardíaca.

Tal como a maioria dos programas modernos de inteligência artificial, a tecnologia é um programa de aprendizagem profunda. Também chamados de “inteligência limitada”, os programas são capazes de tirar conclusões com base em grandes repositórios de dados previamente alimentados.

“Embora para este estudo tenha sido usada apenas uma pequena amostra de pacientes, a nossa pesquisa sugere que o computador aprendeu a reconhecer os complexos exames de imagem, algo que requer um treino extensivo para especialistas humanos”, afirmou o autor principal do estudo, Luke Oakden-Rayner.

“Em vez de se concentrar no diagnóstico de doenças, os sistemas automatizados podem prever os resultados médicos de uma forma que os médicos não são treinados para fazer, incorporando grandes volumes de dados e detetando padrões subtis“.

Oakden-Rayner também disse que o software pode ter aplicações médicas significativas. Se a inteligência puder determinar a saúde (ou a falta dela) de um sistema de órgãos rapidamente, pode ajudar os médicos a criar planos de tratamento detalhados.

“A nossa pesquisa abre novos caminhos para a aplicação da tecnologia de inteligência artificial na análise de imagens médicas e pode oferecer novas esperanças para a deteção precoce de doenças graves, exigindo intervenções médicas específicas”, explica.

O próximo passo deste sistema será submeter dados de milhares de pacientes.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …