Software australiano prevê quando cada um de nós vai morrer

Uma equipa de investigadores australianos desenvolveu um sistema de inteligência artificial que pode prever se uma pessoa morrerá ou não, com uma precisão de 69%, simplesmente por analisar as imagens dos seus órgãos.

O sistema foi construído por investigadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, que já publicaram as suas conclusões na revista Scientific Reports. A equipa mostrou imagens médicas do seu programa com base em estudos de 48 pacientes diferentes. Com uma precisão de 69%, o programa conseguiu prever se estas pessoas morreriam ou não.

O sistema de inteligência artificial encontrou maior sucesso em pacientes que sofrem de doenças crónicas como, por exemplo, enfisema ou insuficiência cardíaca.

Tal como a maioria dos programas modernos de inteligência artificial, a tecnologia é um programa de aprendizagem profunda. Também chamados de “inteligência limitada”, os programas são capazes de tirar conclusões com base em grandes repositórios de dados previamente alimentados.

“Embora para este estudo tenha sido usada apenas uma pequena amostra de pacientes, a nossa pesquisa sugere que o computador aprendeu a reconhecer os complexos exames de imagem, algo que requer um treino extensivo para especialistas humanos”, afirmou o autor principal do estudo, Luke Oakden-Rayner.

“Em vez de se concentrar no diagnóstico de doenças, os sistemas automatizados podem prever os resultados médicos de uma forma que os médicos não são treinados para fazer, incorporando grandes volumes de dados e detetando padrões subtis“.

Oakden-Rayner também disse que o software pode ter aplicações médicas significativas. Se a inteligência puder determinar a saúde (ou a falta dela) de um sistema de órgãos rapidamente, pode ajudar os médicos a criar planos de tratamento detalhados.

“A nossa pesquisa abre novos caminhos para a aplicação da tecnologia de inteligência artificial na análise de imagens médicas e pode oferecer novas esperanças para a deteção precoce de doenças graves, exigindo intervenções médicas específicas”, explica.

O próximo passo deste sistema será submeter dados de milhares de pacientes.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …