“Recebeu dinheiro do Vale do Lobo?” e as outras 85 perguntas a Sócrates

André Kosters / Lusa

José Sócrates vai ter responder a mais de 90 perguntas na comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. “Recebeu dinheiro do Vale do Lobo?” é uma das questões ao ex-governador.

O antigo primeiro-ministro terá de responder a quase 90 perguntas na comissão parlamentar de inquérito sobre a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos. Sócrates optou por responder por escrito a estas perguntas e a primeira questão aborda exatamente esse assunto, perguntando ao ex-governador o motivo pelo qual quis responder por escrito e não presencialmente.

O PSD apresentou 56 perguntas, o Bloco de Esquerda apresentou 20 e o PS apenas dez. Por outro lado, PCP e CDS decidiram não enviar qualquer pergunta para o político.

Sócrates também será questionado se se sente desconfortável relativamente aos atos do seu Governo no que toca à gestão da Caixa Geral de Depósitos. O PSD pede ainda esclarecimentos sobre a substituição de Luís Campos e Cunha como ministro das Finanças e a alegada pressão que este denunciou em 2017 para substituir a administração da CGD.

Segundo o Expresso, as outras questões dos sociais-democratas são relativas às declarações de Teixeira dos Santos em relação à nomeação da Armando Vara; à guerra de acionistas no BCP, à existência de reuniões com Joe Berardo, à passagem de administradores da CGD para o BCP, à exposição da CGD ao BCP, à OPA da Sonae sobre a PT, ao financiamento do projeto Vale do Lobo, às relações com a La Seda e a outros negócios com a Aerosoles e a Finpro.

O antigo primeiro-ministro é questionado se alguma vez recebeu dinheiro “por fora”, nomeadamente do Vale do Lobo, noticia o jornal ECO.

Por sua vez, o Partido Socialista questiona se Sócrates conhecia a política de concessão de crédito da CGD e se deu indicações para financiar determinadas operações e para recuperação de créditos ou prestação de garantias.

Sem fazer nenhuma pergunta em relação ao Vale do Lobo, os socialistas questionam se Sócrates sugeriu a Berardo que pedisse financiamento à CGD para comprar ações do BCP. Por fim, o ex-primeiro-ministro é questionado se tinha conhecimento de irregularidades na gestão do Banco Comercial Português.

Entre as 20 perguntas do Bloco de Esquerda, algumas delas abordam o Vale do Lobo, o financiamento à La Seda de Barcelona e ao projeto Artlant. De forma semelhante ao PSD, também é questionada a nomeação de Armando Vara e a mudança de administração do BCP.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …