CGD denuncia ao MP transferências avultadas para Sócrates

4

Manuel De Almeida / Lusa

Em causa estão transferências no âmbito de um contrato de prestação de serviços a uma empresa que não tem uma atividade aparente.

Para além da Operação Marquês, o Ministério Público está novamente a investigar José Sócrates por causa de grandes transferências de dinheiro que o ex-primeiro-ministro terá recebido.

A notícia foi avançada pela SIC, que dá conta de que a suspeita surgiu devido às transferências de 12 500 euros mensais que Sócrates recebeu a partir de 2020 na sua conta da Caixa Geral de Depósitos.

O alerta chegou ao Ministério Público por parte da CGD, dado que os bancos são obrigados por lei a comunicar as suas suspeitas de crimes financeiros quando estão em causa Pessoas Politicamente Expostas (PEP).

Em 2015, o empresário Adélio Machado era administrador da ETZ Global Telecom, uma sociedade sediada no Luxemburgo mas sem atividade conhecida, sem site e sem contacto telefónico.

Esta mesma sociedade assinou um contrato de prestação de serviços de consultoria com Sócrates a 23 de Janeiro de 2020, que assumiu ainda a presidência do Conselho Consultivo Estratégico da ETZ. O contrato tinha a duração de um ano e incluía uma salário de 12 500 euros, fora despesas de deslocação, estadias e representação e ainda um bónus a definir em função dos resultados obtidos.

No entanto, as transferências vinham de Espanha e não do Luxemburgo, o que fez soar os alarmes. Não se sabe durante quantos meses e qual o montante total recebido por Sócrates e também não há certezas sobre se o MP abriu um inquérito para apurar as suspeitas de branqueamento de capitais.

Recorde-se que José Sócrates foi acusado pelo Ministério Público, em 2017, de 31 crimes de corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal no âmbito da Operação Marquês. O ex-primeiro-ministro acabou por ser ilibado pelo juiz Ivo Rosa de 25 destes crimes, tendo o MP recorrido desta decisão.

ZAP //

4 Comments

  1. Como é possivel um GATUNO destes não estar preso?

    Portugal é um país de faz de conta onde se faz de conta que a justiça funciona.
    Não existe nada mais grave num país do que a justiça não funcionar. É a falência total da democracia e das suas instituições.

    Mas o povo ignorante continua a votar no partido responsável pela criação desta aberração.

  2. Será que se trata da lavagem de dinheiro dos muitos milhões que Sócrates terá recebido no seu tempo de governação? Poderia ter escondido o dinheiro algures e depois de um período de anos, para acalmar as águas, tenha decidido agora arranjar uma manobra para pôr o dinheiro em circulação, escondendo a sua origem ilícita. Isto já era, na altura da sua entrega à justiça, uma conjetura que mais tarde pudesse vir a concretizar-se. No entanto isto parece apenas uma gota, face aos muitos milhões, então sob suspeita.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.