Socorristas em Marrocos tentam resgatar criança de cinco anos presa num poço há dois dias

Jalal Morchidi / EPA

Escavações no poço onde caiu Rayan, o menino de cinco anos

O menino de cinco anos, Rayan, está preso há mais de dois dias num poço com 32 metros de profundidade, em Marrocos.

De acordo com o The Washington Post, as imagens de vídeo mostraram que a criança estava viva e as autoridades dizem que o resgate está próximo do fim.

Há três dias que Rayan, rapaz marroquino de cinco anos, está preso num poço em Ighran, uma pequena localidade na província de Chefchaouen, no norte de Marrocos.

Os trabalhos de resgate não têm parado, e já foi possível fazer chegar oxigénio e água à criança, que está consciente, segundo a Associated Press.

Esta sexta-feira, os trabalhos estão já no terceiro dia e, à medida que a equipa de resgate se aproxima da criança, mais devagar prossegue a escavação, para evitar o colapso do terreno.

As autoridades envolvidas nos trabalhos de resgate usaram inicialmente uma corda para fazer descer um tubo com oxigénio e água, além de uma câmara de videovigilância para poderem monitorizar a criança, de acordo com a agência de notícias de Marrocos, MAP.

“O diâmetro do poço é inferior a 45 centímetros“, descreveu o chefe da equipa de resgate, Abdelhabi Temrani, à estação de televisão AL Oula, para explicar as dificuldades de acesso.

Estão a ser usadas cinco retroescavadoras, para escavar um buraco paralelo ao poço, e tentar chegar ao local onde se encontra Rayan, a 32 metros de profundidade.

Na manhã desta sexta-feira, este túnel paralelo já tinha atingido a profundidade de 27 metros, faltando portanto escavar cinco metros.

“A concretização do túnel paralelo ao poço está a avançar cautelosamente”, para “evitar o colapso do terreno“, disse Abdelhadi Temnrain à SNRT News.

Assim que o túnel paralelo atingir os 32 metros, a equipa vai começar a escavar horizontalmente para chegar à criança, um percurso de apenas três metros.

O processo está a ser acompanhado de perto por uma equipa de topógrafos, que estão a estudar o estado do solo.

Por essa mesma razão, na manhã desta sexta-feira os trabalhos tiveram de ser interrompidos durante 15 minutos, para que os especialistas investigassem o terreno.

No local está em permanência pessoal médico, com um helicóptero a postos, para levar a criança para o hospital mais próximo.

Consegui comunicar com a criança e perguntei se me conseguia ouvir. Houve uma resposta. Esperei um minuto e vi que ele começou a usar o oxigénio”, contou um voluntário da organização Crescente Vermelho, que está a dar apoio no local.

Khalid Agoram, o pai da criança, explicou aos jornalistas que procurou o filho durante horas, na terça-feira, antes de descobrir que tinha caído ao poço.

“Rezo e peço a Deus que ele saia daquele poço vivo e em segurança. Por favor, Deus, alivia a minha dor e a dele, que está naquele buraco de pó”, disse a mãe da criança, Wassima Kharchich, em declarações ao canal local 2M.

O caso captou a atenção do país e do mundo, com o hashtag #SaveRayan a circular nas redes sociais.

O caso do Rayan tem semelhanças ao de Julen, um menino espanhol que, em 2019, caiu num poço em Málaga. A criança de três anos não sobreviveu à queda.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.