Sobrinho de Putin funda novo partido para combater corrupção na Rússia

Yuri Kochetkov / EPA

O sobrinho do Presidente russo, Vladimir Putin, o empresário Roman Putin, fundou esta terça-feira um novo partido, o Rússia Contra a Corrupção, tendo em vista as eleições legislativas do próximo ano.

O partido realizou hoje o seu congresso fundacional, com a presença de 106 delegados, que aprovaram os estatutos e o programa, segundo a agência noticiosa Interfax.

O Rússia contra a Corrupção reúne para já delegados em 53 das 85 regiões russas, condição essencial para participar nas eleições que dão acesso à Duma ou Câmara Baixa do Parlamento russo, que se realizarão em setembro de 2021.

Em meados de novembro, o Supremo Tribunal Federal, a pedido do Ministério da Justiça, colocou um fim ao partido Povo Contra a Corrupção, formação política fundada em 2013 pelo sobrinho de Putin, mas que quase não tinha realizado qualquer atividade política.

O líder desse partido desde junho passado era Roman Putin, que na época era agente do Serviço de Segurança Federal (FSB, ex-KGB), que era chefiado pelo atual Presidente antes de Vladimir Putin chegar ao Kremlin (1999).

Em março, o sobrinho de Putin anunciou os seus planos de entrar na política e candidatar-se a um lugar na Duma, para apoiar a política do Kremlin.

“O nosso país precisa de um líder forte, especialmente quando estamos no meio de uma crise global. Não há alternativa a Vladimir Putin. Não vai ser (o líder da oposição, Alexei) Navalni”, disse Roman Putin, numa entrevista ao jornal Kommersant, em março deste ano.

Roman Putin, que também serviu como conselheiro de segurança do presidente da Câmara da histórica cidade de Ryazan, é filho de Igor Putin, primo do Presidente russo. Desde que deixou o FSB, Roman tem prestado consultoria a governadores e grandes grupos financeiros e industriais.

Nos últimos meses, o Kremlin patrocinou a criação de vários partidos políticos, numa estratégia de tentar impedir a entrada na Duma da oposição extraparlamentar liderada por Alexei Navalni – o político ainda convalescente na Alemanha depois de ter sido envenenado com o agente tóxico de fabricação russa Novichok.

Os partidos oposicionistas que não têm assento parlamentar incluem o Pela Verdade, do escritor Zajár Prilepin, e o Pessoas Novas, de Alexei Nechaev.

O Kremlin procura angariar apoio entre os mais jovens – o eleitorado que serve de base para os movimentos de protesto liderados por Navalni – junto dos quais Putin tem vindo a ganhar força nos últimos meses, de acordo com as mais recentes sondagens.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministro decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: FC Porto com baliza tão longe...no Irão

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/chelsea-0-1-fc-porto-o-musical Tu, que estás aí desse lado, admite: nunca tinhas ouvido estes acordes: Eu apresento: é o hino oficial da Liga dos Campeões, a competição mais mediática de clubes no futebol. E é nessa competição que continuava …

Sócrates acusa juiz de ir "além do seu poder" e PS de "profunda canalhice"

O ex-primeiro-ministro afirmou que o juiz de instrução "não tem o direito" de o indiciar "de crimes novos" e acusou o "mandante" de Fernando Medina na liderança do PS de "profunda canalhice". Foi a primeira entrevista …