Com 105 anos, uma das últimas sobreviventes do Massacre Racial de Tulsa processa cidade

Tulsa Historical Society & Museum

Quase 100 anos após o Massacre Racial de Tulsa, sobreviventes e descendentes das vítimas juntaram-se para exigir à justiça norte-americana uma compensação.

Em 1921, uma das vizinhanças negras mais ricas dos Estados Unidos, conhecido como Black Wall Street, ardeu. Lojas e casas foram incendidas por uma multidão de brancos que atacaram o barro e cerca de 300 pessoas inocentes foram mortas no que é agora conhecido como o Massacre Racial de Tulsa.

Especialistas contemporâneos estimam que o número de vítimas pode ser ainda maior, mas não há forma de saber com certezas. Muitas das vítimas mortais terão sido levados e enterrados em locais secretos pela cidade.

Enquanto o público continua a reconhecer a injustiça racial nos últimos anos, defensores e residentes – muitos dos quais são descendentes das vítimas dos distúrbios – incentivaram os esforços do governo para identificar os corpos desaparecidos. Agora, estão a lutar por compensações.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, um grupo de residentes de Oklahoma entrou com um processo para exigir indemnizações para as vítimas do ataque em Black Wall Street. A liderar a luta está Lessie Benningfield Randle, de 105 anos, um dos únicos dois sobreviventes do Massacre de Tulsa que ainda está vivo.

A casa da infância de Randle foi gravemente danificada durante o incidente e deixou-a com um trauma que ainda permanece 100 anos depois. A mulher ainda tem flashbacks de cadáveres empilhados na rua no meio do bairro em chamas.

Randle, como muitas das vítimas do massacre de Tulsa, ainda não recebeu nenhuma indemnização pelas perdas do ataque que o processo alega envolver funcionários da cidade de Tulsa, do condado de Tulsa e da Guarda Nacional de Oklahoma e da Câmara Regional de Tulsa.

A mulher conseguiu ver a sua antiga casa de infância a ser consertada, mas apenas com a boa vontade dos defensores da comunidade que angariaram fundos e apoio para as reparações. As obras foram feitas em 2019 – 99 anos após a tragédia.

“O massacre de Greenwood privou os negros da sua sensação de segurança, poder económico duramente conquistado e comunidade vibrante”, disse Damario Solomon-Simmons, um dos advogados que abriu o processo

Além do dano direto que o incidente teve sobre os residentes negros, os advogados afirmam que as consequências financeiras e as implicações raciais contribuem para os desafios contínuos enfrentados pelas comunidades negras da cidade.

“Criou um incómodo que continua até hoje”, disse Solomon-Simmons. “O incómodo levou à desvalorização da propriedade em Greenwood e resultou em disparidades raciais significativas em todas as métricas de qualidade de vida – expetativa de vida, saúde, desemprego, nível de educação e segurança financeira.”

A CNN relata que o processo pede a criação de um fundo de compensação de vítimas, programas de saúde mental e educação para os residentes de Greenwood e North Tulsa e um fundo de faculdade para os descendentes das vítimas do massacre. A ação exige ainda a construção de um hospital na comunidade e que residentes negros das comunidades de Greenwood e North Tulsa tenham consideração prioritária para os contratos da cidade.

De acordo com o All That’s Interesting, um relatório da Human Rights Watch, uma organização internacional sem fins lucrativos focada na investigação de abusos dos direitos humanos, descobriu que grande parte da pobreza em Tulsa está desproporcionalmente concentrada nos bairros negros ao redor de Greenwood. Mais de 35% da população do norte de Tulsa, que é predominantemente negra, vive na pobreza, em comparação com 17% no resto da cidade.

Uma comissão de 2001 formada pelo legislativo estadual revelou que a cidade recomendou pagamentos diretos aos sobreviventes e descendentes. Mas nenhum pagamento foi feito. A cidade tem feito esforços crescentes para identificar e escavar os túmulos não marcados de vítimas desaparecidas e, em 2019, concedeu medalhas aos sobreviventes.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. De pensar que apesar de estar no século XXI coisas como essas ainda podem acontecer. Triste. PS: se vcs precisarem de alguém pra revisar erros ortográficos, podem me contratar. Tem muitos erros nessa matéria.

RESPONDER

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …

"Um péssimo orçamento". Teodora Cardoso arrasa OE2021 e realça "os estragos" que provoca

A antiga presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, critica duramente o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) aprovado no Parlamento, considerando que é "péssimo" e apontando "os riscos" que acarreta. "Este é, a todos …

Vacina da Moderna confere imunidade de pelo menos três meses

Um novo estudo publicado esta quinta- feira, mostra que a vacina da Moderna contra a covid-19, que recentemente demonstrou ter 94 por cento de eficácia, faz com que o sistema imunológico humano produza anticorpos que …

Ljubomir Stanisic acusado de corromper polícia com garrafas para furar confinamento

O chef Ljubomir Stanisic, um dos empresários da restauração que esteve em greve de fome durante sete dias, está a ser acusado pelo Ministério Público (MP) de ter corrompido um agente da PSP para poder …

TAP vai suspender acordo de empresa. BE chama Pedro Nuno Santos ao Parlamento

O acordo de empresa assinado entre a TAP e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai ser suspenso, segundo avança o jornal Público. Bloco de Esquerda chama Pedro Nuno Santos …

Após quase cinco meses da acusação do caso BES, ainda há arguidos por notificar

Já lá vão quase cinco meses de que foi conhecida a acusação do caso BES, mas ainda há arguidos que nem notificados foram. Mesmo aqueles que foram, tentam aumentar os prazos para exercer a sua …

FC Porto diz que é o único "grande clube europeu" do futebol português

Através da sua habitual newsletter Dragões Diário, o emblema portista argumenta que é o único "grande clube europeu" do futebol português. Os 'azuis e brancos' destacaram os seus "sete títulos internacionais conquistados entre 1987 e 2011". …

Hesitação anedótica dos deputados do PSD Madeira terá sido motivada por pressões de Rui Rio

O momento anedótico protagonizado pelos deputados do PSD Madeira, no Parlamento, aquando do chumbo às transferências de mais dinheiro para o Novo Banco, terá sido motivado por pressões de Rui Rio sobre o presidente do …