Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico.

Pessoas que tiveram um cancro durante a infância e sobreviveram têm uma maior probabilidade de vir a desenvolver um novo em comparação com o resto da população. O estudo foi publicado em novembro na revista científica Medical Journal of Australia.

Embora o tratamento de crianças com doenças oncológicas tenha melhorado bastante nos último anos, há um problema que parece esbater este progresso. Os investigadores sugerem que as pessoas que sobreviveram ao cancro na infância têm cinco vezes mais probabilidades de vir a ter um segundo cancro.

“No entanto, uma grande proporção de pacientes sente efeitos adversos à saúde ao longo da vida atribuíveis ao cancro ou ao tratamento. Uma das potenciais consequências é um segundo cancro”, escreveram os autores do estudo, citados pela Scimex.

Os investigadores analisaram dados de mais de 18 mil australianos que foram detetados com cancro durante a sua infância. Desses, 388 (2%) vieram a ter um segundo cancro mais tarde.

“O risco de um novo cancro primário era cinco vezes maior do que na população em geral. O risco relativo de um segundo cancro primário foi maior para pessoas que tiveram rabdomiossarcoma na infância e também foi particularmente alto para crianças submetidas a quimioterapia e radioterapia“, lê-se no estudo.

Na segunda vez, os cancros mais comuns eram carcinomas da tiroide (17%) e leucemias mielóides agudas (15%).

“A nossa descoberta de que os sobreviventes de cancro na infância têm um risco significativamente maior de cancro subsequente é amplamente consistente com os resultados estudos no estrangeiro”, notam os cientistas. Além disso, realçam que o risco diminui gradualmente ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico, apesar de nunca se igualar ao da população em geral.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …