Sobrevivente de cancro junta-se à primeira missão espacial totalmente civil

St Jude Children's Research Hospital

Hayley Arceneaux

Hayley Arceneaux, de 29 anos, é a primeira sobrevivente de cancro a tornar-se astronauta, sendo igualmente a primeira pessoa com uma prótese a visitar o espaço e a mais jovem norte-americana a orbitar a Terra.

Segundo um artigo da BBC, divulgado esta terça-feira, a médica foi escolhida, em janeiro, para se juntar à tripulação da primeira missão espacial totalmente civil do mundo. “Guardei o maior segredo da minha vida durante um mês e meio. Agora posso compartilhá-lo com o mundo”, contou Hayley.

A escolha para a missão foi anunciada na segunda-feira pelo St Jude Children’s Research Hospital em Memphis, Tennessee, onde a jovem foi paciente quando era criança e no qual  trabalha atualmente.

A missão ocorrerá este ano, num foguetão Falcon 9, da SpaceX – empresa fundada por Elon Musk -, sem astronautas profissionais a bordo. “Acho que esta missão vai inspirar as pessoas de muitas maneiras. Isto prova que tudo é possível”, disse Hayley.

Na mesma iniciativa estarão outros dois civis e o comandante de voo Jared Isaacman, um bilionário de 38 anos que pagará a missão na totalidade. O empresário pretende utilizar esta viagem ao espaço para arrecadar 200 milhões de dólares (cerca de 165 milhões de euros) para o St Jude.

Dos quatro assentos disponíveis na aeronave, um foi oferecido a um funcionário do hospital. “Desde o início, queríamos um membro da tripulação que representasse o espírito de esperança da missão”, referiu Jared. “Não consigo pensar em pessoa melhor do que a Hayley para assumir essa responsabilidade”.

Aos 10 anos, Hayley teve cancro ósseo. Como parte do tratamento, fez quimioterapia e cirurgia para substituir alguns dos ossos da perna por próteses. Numa época diferente, isso seria um impedimento para que fizesse parte de uma missão espacial, devido aos rigorosos requisitos por parte da NASA.

“Esta missão está a abrir as viagens espaciais para pessoas que não são fisicamente perfeitas”, referiu Hayley, cujo irmão e cunhada – ambos engenheiros aeroespaciais – lhe garantiram que a viagem era segura.

Jared planeia selecionar e revelar os dois membros restantes da tripulação até março. Um deles será o vencedor de um sorteio, cujos lucros serão doados ao St Jude. O outro será o vencedor de um concurso que pede aos empresários que projetem uma loja online através um software feito pela Shift4, a empresa de tecnologia do próprio.

Uma vez selecionada, a tripulação passará por um rigoroso programa de treino, que durará meses e incluíra simulações em gravidade zero.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O número mais baixo desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …