Sobrevivente de cancro junta-se à primeira missão espacial totalmente civil

St Jude Children's Research Hospital

Hayley Arceneaux

Hayley Arceneaux, de 29 anos, é a primeira sobrevivente de cancro a tornar-se astronauta, sendo igualmente a primeira pessoa com uma prótese a visitar o espaço e a mais jovem norte-americana a orbitar a Terra.

Segundo um artigo da BBC, divulgado esta terça-feira, a médica foi escolhida, em janeiro, para se juntar à tripulação da primeira missão espacial totalmente civil do mundo. “Guardei o maior segredo da minha vida durante um mês e meio. Agora posso compartilhá-lo com o mundo”, contou Hayley.

A escolha para a missão foi anunciada na segunda-feira pelo St Jude Children’s Research Hospital em Memphis, Tennessee, onde a jovem foi paciente quando era criança e no qual  trabalha atualmente.

A missão ocorrerá este ano, num foguetão Falcon 9, da SpaceX – empresa fundada por Elon Musk -, sem astronautas profissionais a bordo. “Acho que esta missão vai inspirar as pessoas de muitas maneiras. Isto prova que tudo é possível”, disse Hayley.

Na mesma iniciativa estarão outros dois civis e o comandante de voo Jared Isaacman, um bilionário de 38 anos que pagará a missão na totalidade. O empresário pretende utilizar esta viagem ao espaço para arrecadar 200 milhões de dólares (cerca de 165 milhões de euros) para o St Jude.

Dos quatro assentos disponíveis na aeronave, um foi oferecido a um funcionário do hospital. “Desde o início, queríamos um membro da tripulação que representasse o espírito de esperança da missão”, referiu Jared. “Não consigo pensar em pessoa melhor do que a Hayley para assumir essa responsabilidade”.

Aos 10 anos, Hayley teve cancro ósseo. Como parte do tratamento, fez quimioterapia e cirurgia para substituir alguns dos ossos da perna por próteses. Numa época diferente, isso seria um impedimento para que fizesse parte de uma missão espacial, devido aos rigorosos requisitos por parte da NASA.

“Esta missão está a abrir as viagens espaciais para pessoas que não são fisicamente perfeitas”, referiu Hayley, cujo irmão e cunhada – ambos engenheiros aeroespaciais – lhe garantiram que a viagem era segura.

Jared planeia selecionar e revelar os dois membros restantes da tripulação até março. Um deles será o vencedor de um sorteio, cujos lucros serão doados ao St Jude. O outro será o vencedor de um concurso que pede aos empresários que projetem uma loja online através um software feito pela Shift4, a empresa de tecnologia do próprio.

Uma vez selecionada, a tripulação passará por um rigoroso programa de treino, que durará meses e incluíra simulações em gravidade zero.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …