Sobreiro Assobiador português é a Árvore Europeia do Ano

Desta vez, foi o sobreiro assobiador de Águas de Moura que nos fez ser novamente campeões da Europa. Com mais de 26 mil votos, venceu o concurso da Árvore Europeia do Ano.

O Sobreiro Assobiador de Águas de Moura, em Palmela, venceu o concurso da Árvore Europeia do Ano, anunciado esta quarta-feira no Parlamento Europeu, em Bruxelas. O anúncio coincidiu com o Dia Internacional da Floresta.

Segundo a Renascença, atrás do sobreiro assobiador ficaram os ulmeiros ancestrais de Cabeza Buey, em Espanha, com 22.323 votos, e um carvalho chamado ‘o Ancião das Florestas de Belgorod’, na Rússia.

O sobreiro deve o seu nome “assobiador” ao som originado pelos pássaros que pousam nos seus ramos, geralmente ao fim do dia. A árvore, com 234 anos e cerca de 16,2 metros de altura, já foi descortiçada mais de vinte vezes.

Além disso, o sobreiro está classificado como “Árvore de Interesse Público” desde 1988 e inscrita no Livro de Recordes do Guinness como “o maior sobreiro do mundo”. Agora, venceu o concurso da Árvore Europeia do Ano, com 26.606 votos.

O secretário-geral da UNAC – União da Floresta Mediterrânica, Nuno Calado, recebeu o original troféu de madeira, que passa de vencedor em vencedor a cada ano, e disse estar muito feliz pela vitória portuguesa, “não só por ser a primeira vez que Portugal participa no concurso, mas também porque tem sido um ano muito difícil”.

“Este sobreiro representa uma enorme contribuição para a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas, a luta contra as alterações climáticas, além da contribuição para a economia portuguesa”, afirmou o representante.

Nuno Calado referiu ainda que “o futuro dos sobreiros e dos Montados depende dos produtores agroflorestais, da escolha do consumidor por vinhos com rolhas de cortiça e de políticas públicas que possam promover elevados níveis de biodiversidade e atividades económicas sustentáveis”.

A escolha foi feita por votação pública através da página do European Tree of the Year e os resultados foram conhecidos esta quarta-feira numa cerimónia no Parlamento Europeu. Portugal competiu com outros 12 países: Bélgica, Bulgária, Croácia, República Checa, Hungria, Lituânia, Polónia, Roménia, Rússia, Eslováquia, Espanha e Reino Unido.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.