Violência doméstica: sobe para 16 o número de mulheres mortas em 2019

O número de mulheres mortas desde o início do ano em contexto de violência doméstica subiu para 16, segundo a contabilidade feita pelo Público com base nas notícias publicadas sobre o assunto. O número exclui um homem e uma criança que morreram igualmente vítimas de violência doméstica em 2019.

No último caso conhecido, a vítima é uma mulher de 42 anos, desempregada, residente na freguesia da Penha de França, em Lisboa, que já tinha denunciado pelo menos dois episódios de agressão às autoridades policiais, avançou na terça-feira o jornal diário.

O caso foi divulgado através de um comunicado do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP que deu conta que, na passada quinta-feira, foi detido um homem de 44 anos, “suspeito da prática reiterada de crime de violência doméstica nos últimos dias”. A nota revelou que a violência exercida sobre a companheira culminou “com a morte da vítima”.

Uma fonte das relações públicas do comando metropolitano explicou ao Público que, por volta das 14:00 de quinta-feira, o casal teve uma discussão presenciada pelo filho de 15 anos. Já a troca acesa de palavras terminara quando o suspeito pediu ao filho para ir às compras. Cerca de uma hora mais tarde, telefonou ao filho pedindo-lhe para regressar a casa, porque a mãe estava caída no chão, inanimada.

Entretanto foram acionados os meios de emergência que tentaram socorrer a mulher, sem sucesso. Foram os hematomas e as escoriações que levaram a equipa de socorro a alertar a polícia. Quando viu as autoridades chegar, relatou a mesma fonte policial, o suspeito terá dito repetidamente que tinha feito “asneira”.

“As agressões por parte do suspeito acontecem, pelo menos, desde 2017, havendo episódios praticados na presença do filho de ambos”, referiu o comunicado da PSP. Em abril de 2017, o homem, pintor da construção civil, já tinha sido detido por aquela polícia. Foi presente a primeiro interrogatório judicial, mas voltou a casa. Desta vez, o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa determinou a sua prisão preventiva.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagem: Livre caiu para metade, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …