Só há três partidos sem irregularidades nas contas. PCP é dos que mais falha

André Kosters / Lusa

Bloco de Esquerda, PAN, e Iniciativa Liberal são os únicos partidos, entre os que têm assento parlamentar, sem irregularidades nas contas, de acordo com um relatório da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP).

O documento, publicado no início de agosto no site do organismo, aponta irregularidades nas contas dos partidos em 2017 e é citado pelo jornal Eco.

“Atentos os elementos recolhidos e analisados em sede de auditoria e a sua sistematização no âmbito do Relatório efetuado e os esclarecimentos ulteriores prestados pelo partido e sua análise supra, verifica-se que se está perante uma situação de contas prestadas sem irregularidades“, pode ler-se no documento sobre estas três forças políticas.

Sobre a IL, pode ler-se que “as demonstrações financeiras apresentadas pelo IL refletem de forma verdadeira e apropriada a situação financeira do Partido em 31 de dezembro de 2017”. O partido nasceu no final de 2017, tendo, por isso, a sua atividade sido reduzida e não obteve rendimentos nem incorreu em gastos nesse ano.

De acordo com a mesma decisão, o PCP e PSD são os partidos com mais irregularidades.

Os comunistas somam 11 falhas nas contas de 2017, sendo as maiores irregularidades associadas à Festa do Avante, mas também às quotas, contribuições e empréstimos de militantes, assim como pagamentos em numerário acima do permitido na lei.

O PSD soma 10 falhas durante o exercício de 2017, ano em que o partido era ainda liderado pelo antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelhos.

“Verifica-se uma sobrevalorização do resultado líquido (imparidades não registadas) tanto no partido como no grupo parlamentar, incerteza quanto à natureza e regularização de vários saldos, deficiências no processo de prestação de contas (elementos bancários), entre outros”, escreve o Eco sobre a situação dos sociais democratas.

Com mais de dez falhas, a ECFP identificou “deficiências” no processo de prestação de contas relativamente a elementos bancários no CDS e no seu grupo parlamentar, dizendo ser impossível analisar as contas do CDS-PP Madeira e do respetivo grupo parlamentar.

PEV só com uma irregularidade

O PS regista seis falhas: deficiências no suporte documental de alguns rendimentos, incerteza quanto à regularização dos saldos devedores, insuficiência de provisão para fazer face ao risco de indeferimento de pedidos de reembolso de IVA (decorre em tribunal um processo entre o PS e a AT), entre outras.

Por último, dá ainda conta o jornal de Economia, o PEV regista uma falha: “Não inclusão de uma ação de propaganda política na lista de ações e meios apresentada pelo Partido (Participação no Congresso dos Verdes Europeus)”.

Os partidos têm, ao abrigo da lei em vigor, de entregar as contas anuais do partido até 31 de maio do ano seguinte a que se referem – 2020 foi exceção por causa da pandemia.

Depois, a ECFP inicia as auditorias e realiza um relatório. Após o diálogo com os partidos, que podem apresentar argumentos contraditórios, a a Entidade emite uma decisão onde diz se as contas têm ou não falhas, podendo aplicar coimas.

No exercício de 2017, por exemplo, foram apontadas algumas falhas ao Bloco de Esquerda e ao PAN que, depois do contraditório foram retiradas. Também o PS tentou mostrar justificações para algumas das falhas encontradas, que não foram aceites pela ECFP, não tendo, por isso, a decisão sido alterada.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Depois queixem-se dos ANTIFA. Devem pensar que na guerra só um dos lados é que dispara. Portugal e as suas cabeças pequeninas. Imitação barata do pior que por lá fora se faz. Os bons exemplos nunca interessam, só merda desta é que se tenta imitar, mas ainda por cima sem sucesso porque já se sabe que o mais certo é quem mandou este email ser um puto qualquer no Feijó ou na Brandoa, atraz de um VPN escarafunchoso qualquer. O Rui Pinto já descobre quem tu és e já vais bater com os costados em Vale de Judeus.

  2. 2017??? devem estar a brincar!! só pode…já estamos em 2020 e já se consegue ver as contas de todas as empresas de 2019!!!!!

    • Por isso é que querem fazer a festa do Avante. Eles é que mandam e Costa anda caladinho como um rato. Isto vai dar barraca.

  3. Assim se vê a força do pc
    E por falar nisso, alguém tem por aí máscaras daquelas fornecidas por uma agência de viagens a bom preço a uma autarquia comuna, onde o genro do cassete jerónimo mama forte e feio a fazer que muda umas lâmpadas?

RESPONDER

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …