Só a CDU e o CDS incluíram a ADSE nos seus programas eleitorais

Apenas a CDU e o CDS incluíram propostas para o subsistema de saúde dos funcionários públicos nos seus programas eleitorais. Já os programas do PS, PSD, BE e PAN não fazem uma única referência à ADSE.

O CDS defende o seu alargamento da ADSE a toda a população. “Um funcionário de um hospital EPE ou qualquer trabalhador de qualquer área do setor privado ou social (…) não pode aceder à ADSE e às eventuais vantagens que esta lhe possa oferecer”, explica.

Já a CDU defende a necessidade de garantir os direitos dos beneficiários da ADSE e de outros subsistemas de saúde públicos, intervindo “no sentido de reduzir a atual dependência estratégica em relação aos prestadores privados”.

Os programas do PS, PSD, BE e PAN, por outro lado, sublinha o Jornal de Negócios, não fazem uma única referência à ADSE.

O Gabinete de Estudos do PS justificou-se ao mesmo jornal, dizendo que o programa eleitoral do partido de 2015 previa a “mutualização progressiva da ADSE, abrindo a sua gestão a representantes legitimamente designados pelos seus beneficiários, pensionistas e familiares”, objetivo que foi “concretizado”.

Já David Justino, do PSD, disse que “o tema da ADSE não foi abordado porque entendemos que se trata de um segmento que não exige alterações de fundo”.

O Bloco de Esquerda afirmou que as suas propostas para a ADSE já são conhecidas. “Deve haver uma progressiva integração dos subsistemas de saúde no SNS mas essa integração deve ser operada em moldes que não prejudiquem nem o SNS nem os beneficiários que contribuíram/contribuem para os subsistemas em apreço”, disse José Manuel Pureza, coordenador do programa do BE.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …

"Uma das actividades de maior risco é ir ao restaurante"

Medidas como a proibição de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório "são mais simbólicas do que eficazes e efectivas" no combate à covid-19, defende o médico e investigador Carlos Martins, considerando que seria mais …

Vieira da Silva escolhido para conselheiro da CE na presidência portuguesa da UE

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, foi escolhido como conselheiro especial da Comissão Europeia para preparar o trabalho na área dos direitos sociais durante a presidência portuguesa …

Supremo dá razão a juiz afastado por ter "mau feitio"

O juiz desembargador Eurico Reis viu o Supremo Tribunal de Justiça dar-lhe razão, anulando o concurso interno no Tribunal da Relação de Lisboa onde foi afastado por, alegadamente, ter "mau feitio". O Supremo anula, assim, a …