Em julho, quase 20% das chamadas para o SNS24 ficaram por atender

José Sena Goulão / Lusa

António Costa visita Linha Saúde 24

A linha de SNS24 atendeu 736 mil chamadas em julho, mas ficaram por atender quase 20%.

De acordo com o jornal Público, que divulga os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde, no mês de julho de 2021, a linha SNS24 teve uma taxa de atendimento de 80,95%, ou seja, quase um quinto das chamadas ficaram por atender.

O mesmo jornal indica que o SNS só apresentou piores resultados em janeiro, durante o pico da pandemia, altura em que foram atendidas 76,4% das chamadas efetuadas para a linha.

No entanto, analisando o número absoluto de chamadas, em janeiro foram atendidas mais de um milhão, enquanto em julho foram atendidas 736 mil chamadas.

O tempo médio de espera de atendimento também aumentou, sendo cerca de cinco minutos (322 segundos) em julho.

Em janeiro a média de espera foi de oito minutos e em novembro do ano passado de seis, o que coloca o tempo de julho como o terceiro valor médio de espera mais alto.

“Face ao investimento, desenvolvimento e capacitação que tem vindo a adquirir desde o início da pandemia, a linha SNS 24 ganhou uma maior flexibilidade, sendo hoje possível gerir de forma mais eficiente o número de recursos necessários para assegurar a procura dos vários serviços”, referem os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a entidade gestora da linha, à publicação.

A entidade relembra ainda que presta vários serviços, desde a emissão de declarações provisórias de isolamento, emissão de requisições de testes à covid ou de rastreio de contactos, ao esclarecimento de dúvidas relacionados com o processo de vacinação contra a covid-19 ou certificados digitais.

Os dados do Portal do SNS só apresentam dados até julho deste ano, mas a SPMS indica que, entre janeiro e o início deste mês, a linha já atendeu mais de 4,04 milhões de chamadas telefónicas.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. No meu Conselho, não há marcação de Consulta, a minha Medica de Família vai para a reforma, e não é substituída !….mas já que o Governo afirma que temos un grande SNS, eu vou acreditar !

RESPONDER

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …

Os trabalhadores que acumulam empregos em teletrabalho — e em segredo

Com a normalização do teletrabalho nos últimos anos, há cada vez mais pessoas que acumulam dois empregos a tempo inteiro — e em segredo. Têm dois endereços de e-mail profissionais, dois computadores, dois patrões e... dois …