Snowden oferece ajuda em troca de asilo no Brasil

Laura Poitras / Wikimedia

Edward Snowden, ex-analista informático da NSA (foto: Laura Poitras / Wikimedia)

Edward Snowden, ex-analista informático da NSA (foto: Laura Poitras / Wikimedia)

Edward Snowden, analista que prestava serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, procura agora asilo político do governo brasileiro.

Pronunciando-se numa “carta aberta ao povo brasileiro“, Snowden pretende obter o apoio para entrar no país. Esta deverá ser a segunda vez que o pede asilo ao governo brasileiro. Quando as primeiras denúncias sobre espionagem dos Estados Unidos vieram à tona, o ex-analista pediu asilo político a 21 países, entre os quais o Brasil. Na época, o governo negou o pedido.

“Se Snowden estivesse no Brasil, seria possível que ele pudesse fazer muito mais para ajudar o mundo a entender como a NSA e aliados estão a invadir a privacidade de pessoas no mundo todo, e como podemos nos proteger”, informa o texto da campanha na Internet. “O país mais adequado para abrigar alguém que denuncia irregularidades, o país cuja presidente fez um discurso veemente na ONU a denunciar a espionagem, é o Brasil”, acrescenta o texto.

O norte-americano, que se encontra na Rússia, acrescenta que “atualmente” quando uma pessoa pega num telemóvel em São Paulo (Brasil), a NSA pode determinar onde a pessoa está e o que faz.

“Faz isso mesmo cinco mil milhões de vezes por dia com pessoas do mundo inteiro”, sublinha Snowden, acrescentando que está disposto a ajudar “quando seja legal e oportuno”, mas ressalva que a administração norte-americana trabalha “arduamente” para limitar a capacidade para o fazer.

Esta semana, Snowden enviou uma carta à senadora Vanessa Grazziotin, uma das relatoras da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem, no Senado, em que se dispõe a colaborar com o governo brasileiro caso haja “possibilidades legais” para tal. Hoje (17), essa CPI se reúne para discutir o tema e a possibilidade do asilo brasileiro a Snowden está na ordem de trabalhos.

A concessão de asilo político é uma possibilidade prevista pela Constituição e é uma prerrogativa do Executivo, por meio do Ministério da Justiça. Em julho, o assunto chegou a ser debatido na Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Senado brasileiro. Por unanimidade, os parlamentares recomendaram a concessão de asilo ao ex-analista da NSA.

No Brasil reside o jornalista Glenn Greenwald, ex-colunista do jornal britânico Guardian que mantém contacto com Snowden e que publicou muitos documentos revelados pelo ex-analista da NSA. “Se o Governo brasileiro agradece as revelações, seria lógico proteger Snowden”, disse Greenwald à Folha de São Paulo.

Edward Snowden está atualmente na Rússia. O país concedeu-lhe asilo temporário de um ano, prazo que expira em meados de 2014. As denúncias feitas por Snowden sobre as práticas de espionagem dos Estados Unidos causaram reações em vários países, entre os quais o Brasil. O tema chegou a ser discutido na ONU, para que sejam elaboradas normas internacionais com o objetivo de proteger dados na internet.

ZAP / MA / ABr / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …