Snowden oferece ajuda em troca de asilo no Brasil

Laura Poitras / Wikimedia

Edward Snowden, ex-analista informático da NSA (foto: Laura Poitras / Wikimedia)

Edward Snowden, ex-analista informático da NSA (foto: Laura Poitras / Wikimedia)

Edward Snowden, analista que prestava serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, procura agora asilo político do governo brasileiro.

Pronunciando-se numa “carta aberta ao povo brasileiro“, Snowden pretende obter o apoio para entrar no país. Esta deverá ser a segunda vez que o pede asilo ao governo brasileiro. Quando as primeiras denúncias sobre espionagem dos Estados Unidos vieram à tona, o ex-analista pediu asilo político a 21 países, entre os quais o Brasil. Na época, o governo negou o pedido.

“Se Snowden estivesse no Brasil, seria possível que ele pudesse fazer muito mais para ajudar o mundo a entender como a NSA e aliados estão a invadir a privacidade de pessoas no mundo todo, e como podemos nos proteger”, informa o texto da campanha na Internet. “O país mais adequado para abrigar alguém que denuncia irregularidades, o país cuja presidente fez um discurso veemente na ONU a denunciar a espionagem, é o Brasil”, acrescenta o texto.

O norte-americano, que se encontra na Rússia, acrescenta que “atualmente” quando uma pessoa pega num telemóvel em São Paulo (Brasil), a NSA pode determinar onde a pessoa está e o que faz.

“Faz isso mesmo cinco mil milhões de vezes por dia com pessoas do mundo inteiro”, sublinha Snowden, acrescentando que está disposto a ajudar “quando seja legal e oportuno”, mas ressalva que a administração norte-americana trabalha “arduamente” para limitar a capacidade para o fazer.

Esta semana, Snowden enviou uma carta à senadora Vanessa Grazziotin, uma das relatoras da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem, no Senado, em que se dispõe a colaborar com o governo brasileiro caso haja “possibilidades legais” para tal. Hoje (17), essa CPI se reúne para discutir o tema e a possibilidade do asilo brasileiro a Snowden está na ordem de trabalhos.

A concessão de asilo político é uma possibilidade prevista pela Constituição e é uma prerrogativa do Executivo, por meio do Ministério da Justiça. Em julho, o assunto chegou a ser debatido na Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Senado brasileiro. Por unanimidade, os parlamentares recomendaram a concessão de asilo ao ex-analista da NSA.

No Brasil reside o jornalista Glenn Greenwald, ex-colunista do jornal britânico Guardian que mantém contacto com Snowden e que publicou muitos documentos revelados pelo ex-analista da NSA. “Se o Governo brasileiro agradece as revelações, seria lógico proteger Snowden”, disse Greenwald à Folha de São Paulo.

Edward Snowden está atualmente na Rússia. O país concedeu-lhe asilo temporário de um ano, prazo que expira em meados de 2014. As denúncias feitas por Snowden sobre as práticas de espionagem dos Estados Unidos causaram reações em vários países, entre os quais o Brasil. O tema chegou a ser discutido na ONU, para que sejam elaboradas normas internacionais com o objetivo de proteger dados na internet.

ZAP / MA / ABr / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

AMA deixa a porta aberta para russos competirem como atletas neutros

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) considerou esta segunda-feira que dificilmente o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anulará os quatro anos fora das competições internacionais com que sancionou a Rússia, devido a questões relacionadas com doping. A …

Portugal na pior posição de sempre no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas

Portugal caiu oito lugares no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (CCPI), com o desempenho do país a descer em quase todas as categorias, segundo o "Índice 2020" divulgado esta terça-feira. Com a pior posição de …

Costa pede a Bruxelas que IVA da luz possa variar com consumo

O primeiro-ministro enviou, esta terça-feira, uma carta à presidente da Comissão Europeia solicitando a alteração de critérios do IVA da energia para permitir a variação da taxa "em função dos diferentes escalões de consumo". No debate …

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …

Governo Regional acusa República de dever à Madeira cerca de 427 milhões

A República detém uma dívida acumulada com a Madeira desde 2015 na ordem dos 427 milhões de euros, declarou o vice-presidente do Governo Regional. “Sobre a ajuda do Governo da República à Madeira temos vindo a …

Governo da Tunísia paga recompensas por denúncias de corrupção

O primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, ofereceu esta segunda-feira recompensas até 50 mil dinares (16 mil euros) a quem denunciar situações de corrupção e colaborar com a Instância Nacional de Luta Contra a Corrupção (INLUCC). Ao discursar …

Sydney. Qualidade do ar perigosa devido a incêndios no leste da Austrália

A qualidade do ar em Sydney atingiu esta terça-feira um nível perigoso devido à densa camada de fumo proveniente dos incêndios florestais, no leste da Austrália, indicou o Departamento de Meteorologia australiano. "Os ventos fracos e …

Governo prevê superavit de 0,2% e crescimento de 2% em 2020

O líder parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” revelou esta terça-feira que o Governo prevê para o próximo ano um excedente orçamental de 0,2% e um crescimento de 2%. José Luís Ferreira, líder parlamentar do Partido …

Meo e Nos vão subir preços de alguns serviços em 2020

Escreve o Jornal de Negócios esta terça-feira que a Meo e a Nos vão atualizar o tarifário de alguns dos seus serviços a partir de 1 de janeiro de 2020. A fatura dos clientes deverá …