Os snacks noturnos podem prejudicar o seu coração

Uma recente investigação, apresentada no sábado na reunião anual das American Heart Association’s Scientific Sessions, descobriu que as refeições noturnas estão associadas a um maior risco de doença cardíaca.

Devido à correria do nosso dia-a-dia, levamos um “estilo de vida atrasado” que nos obriga a adormecer mais tarde e a dormir menos. Este estilo de vida reflete-se também na maior quantidade de refeições noturnas que fazemos, elucidou o autor principal da investigação, Nour Makarem, especialista em cardiologia na Universidade de Columbia, nos EUA.

Makarem e a equipa colocaram em cima da mesa a hipótese de este tipo de refeição tardia desempenhar um papel no aumento das taxas de obesidade, pressão alta e diabetes.

Assim, para corroborar esta suspeita, os especialistas usaram um banco de dados para analisar informações sobre mais de 12.700 adultos hispânicos e latinos, com idades compreendidas entre os 18 e os 76 anos.

Desta forma, a equipa analisou dados referentes a dois dias em que os participantes relataram os seus hábitos alimentares, comparando essa informação com medidas como a pressão arterial e a glicemia.

Os especialistas chegaram à conclusão de que mais de metade dos participantes do estudo consumiram 30% ou mais das suas calorias diárias depois das 18h.

Os participantes tinham níveis mais altos de açúcar no sangue em jejum, níveis mais altos de insulina, níveis mais altos de HOMA-IR (um marcador de resistência à insulina) e maior pressão arterial do que os participantes que relataram comer menos de 30% das suas calorias diárias após as 18h.

Estes resultados não são felizes, até porque um alto nível de açúcar no sangue em jejum pode ser considerado um sinal de pré-diabetes. Aliás, aqueles que consumiram 30% ou mais das suas calorias diárias após as 18h foram 19% mais propensos a desenvolver pré-diabetes do que aqueles que comeram mais cedo.

Makarem adiantou, segundo o LiveScience, que 70% das pessoas com pré-diabetes desenvolvem diabetes tipo 2, um fator de risco para doenças cardíacas. Esses mesmos participantes eram também 23% mais propensos a desenvolver hipertensão.

Embora o estudo tenha analisado apenas uma população específica dos Estados Unidos, a população latina e hispânica, “esperamos ver associações semelhantes em outras populações”, disse o especialista

Snacks durante a noite

A equipa de investigadores encontrou apenas uma associação entre o momento da refeição e o risco de certos problemas de saúde, não tendo ficado provada qualquer relação de causa e efeito.

No entanto, Makarem disse à LiveScience que uma possível explicação para esta relação é que os problemas de saúde podem surgir quando os nossos relógios corporais não são sincronizados com o ambiente.

Quase todas as células do nosso corpo conseguem “saber o seu próprio tempo”, através de um ciclo de aproximadamente 24 horas. Uma pequena parte do cérebro, chamada de núcleo supraquiasmático, serve como o relógio principal do corpo, recebendo sinais de luz externos (idealmente do sol). Este nosso relógio ajusta o resto dos relógios nas células do corpo, dizendo às pessoas quando acordar, dormir e comer, explicou Makarem.

“Estes relógios são regulados por exposição à luz intensa, mas também por comportamentos, especialmente sinais de comida“, disse. Assim, quando comemos em horários não convencionais, os relógios do nosso corpo podem ficar desalinhados com o relógio principal, levando a problemas no metabolismo e aumentando o risco de doenças crónicas como diabetes, hipertensão e coração.

Tudo isto acontece porque ao ingerirmos snacks fora de horas, não estamos a comer no momento ideal para o nosso sistema circadiano.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Peixes, pássaros e humanóides. Revelados mais 140 geóglifos de Nazca no Peru

Foram descobertos 142 novos geóglifos, que representam pessoas, animais e outros seres, nas famosas linhas na superfície de Nazca e dos seus arredores no Peru. Localizados principalmente a oeste da Pampa de Nazca, estes novos geóglifos …

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …

Entomólogo diz que há "abelhas" em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da …

Luas de Neptuno dançam de forma única e perpétua

De acordo com uma investigação publicada recentemente, mesmo para os padrões selvagens do Sistema Solar exterior, as órbitas estranhas das duas luas mais interiores de Neptuno não têm rival. Especialistas em dinâmica orbital estão a chamar …

O Senhor dos Anéis. Série já tem segunda temporada garantida (e a primeira ainda nem estreou)

A primeira temporada da série de O Senhor dos Anéis, produzida pela Amazon Prime, ainda nem estreou e a sua segunda temporada já está confirmada. A declaração foi feita por Jennifer Salke, da Amazon Studios, ao …