Siza Vieira recebeu quase um milhão de euros da CML em ajustes directos

António Cotrim / Lusa

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira

O escritório de advogados de Pedro Siza Vieira, ministro Adjunto e da Economia, recebeu quase um milhão de euros em contratos por ajuste directo da Câmara Municipal de Lisboa, entre 2013 e 2017, durante as presidências de António Costa e Fernando Medina.

Estão em causa contratos assinados entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o escritório de advogados Linklaters, do qual Siza Vieira se desvinculou em Outubro de 2017, quando entrou para o Governo.

No total, entre 2013 e 2017, a CML pagou cerca de 800 mil euros à Linklaters, como refere o Jornal de Notícias (JN) com base nos dados inscritos no Portal de Contratos Públicos BASE.

O JN nota que entre 2013 e 2017, a CML recorreu, por 12 vezes, a serviços jurídicos de algumas das maiores empresas de advogados do país, sempre em contratos por ajuste directo. E em 9 dessas vezes, contratualizou os serviços da Linklaters.

Um dos casos atribuídos à firma de advogados de Siza Vieira respeita à Feira Popular, em que a CML estava obrigada a pagar 200 milhões de euros à empresa Bragaparques. Só neste caso, a Linklaters terá recebido, por ajuste directo, quase 700 mil euros.

O outro caso que beneficiou a empresa de advogados do ministro Adjunto e da Economia respeita à extinção da EPUL – Empresa Pública de Urbanismo de Lisboa, onde a Linklaters terá recebido quase 250 mil euros.

As quantias pagas à firma de advogados foram parceladas, de modo a evitar o procedimento por concurso público.

A mulher de Siza Vieira, Cristina Siza Vieira, também recebeu 40 mil euros por serviços de assessoria prestados à CML, no gabinete do vereador do Urbanismo Manuel Salgado. Neste caso, estão em causa dois contratos por ajuste directo realizados durante o mandato de António Costa como presidente da CML, tendo sido autorizados pela então vereadora da autarquia Graça Fonseca, actual ministra da Cultura.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. ISTO É QUE GENTE SÉRIA!
    Bendito país que tais VAMPIROS tem, tolerados por quase 10 milhões de EUNUCOS!

    • A esquerda no seu melhor comportamento. Brasil, Portugal, Angola, Venezuela e outros que tais. É sempre a mesma maravilha. O que conta são as notas capitalistas.

    • Epá pois é ò Morais. O que vale é que estas coisas com PSD e CDS nunca tal… É mesmo coisa do socialismo. Acho que até vinha escrito no Das Kapital: “Aproveitung demorem die tachen quando estejen no poleirenzigen”. Se não era isto era parecido.

  2. Eles conhecem-se todos. Quem entra no gangue come sempre qualquer coisa. Oferecer o que não é seu é normal para esta gente. É a orgia do ajuste direto.

  3. E os outros partidos, mormente a oposição (??), nada fazem porque, amanhã, também querem vir a ser “bafejados com qualquer coisinha”…

RESPONDER

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …

Cientistas reconstruiram a cara mutilada de uma guerreira Viking

Um esqueleto encontrado num cemitério Viking em Solør, na Noruega, tinha sido identificado como sendo de uma mulher há vários anos, mas os especialistas não tinham a certeza se tinha sido verdadeiramente uma guerreira. Agora, a …

Banco de Portugal vai pagar ao Estado valor recorde em dividendos em 2020

O Banco de Portugal deverá pagar ao Estado cerca de 550 milhões de euros em dividendos em 2020. Este é o montante que está em cima da mesa, mas ainda é prematuro calcular o valor. A remuneração …