Sites falsos de divórcios burlam casais há mais de uma década

A Polícia de Segurança Pública (PSP), a Polícia Judiciária (PJ) e a Ordem dos Advogados receberam queixas sobre um serviço de divórcio online que burla casais há cerca de 10 anos.

A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias que adianta que o rosto por trás do esquema é o de Pedro Miguel Januário Lourenço, que criou em 2008 o website www.divorcionahora.com (entretanto mudou várias vezes de designação), uma plataforma que prometia aos ex-casais um divórcio “sem complicações” e em 24 horas.

De acordo com o matutino, o preço, de 280 euros, era equivalente ao da Conservatória do Registo Civil. Para recorrer a este serviço, os interessados tinham de preencher um formulário. Neste documento lia-se: “Solicito acesso imediato ao Divórcio 24 Horas Online Amigável, pelo valor de 280 euros*” – sem detalhes sobre o asterisco.

“Preenchi o formulário inicial e enviaram-me os dados para pagamento online ou numa caixa Multibanco, com o número de uma entidade [21800], o que deveria fazer no prazo de uma hora. Assim fiz, e logo acedi aos documentos para preencher com os nossos dados, moradas, números de C.C., etc. Logo a seguir aos 280 euros recebo novo email para enviar mais 250 euros de custas judiciais cobradas pelo Estado”, conta Rita (nome fictício) ao diário.

Fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou ao JN que existem várias reclamações sobre este serviço que têm sido encaminhadas para a PJ. O Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados também confirmou que há “diligências sobre a atividade do ‘jurista’”, indicando que a atividade de Pedro Lourenço “configura crime de Procuradoria Ilícita”.

O autor dos sites congratula-se com a realização de mais de cinco mil divórcios. Em 2008 concorreu ao prémio Cotec (Associação Empresarial para a Inovação) que tem o patrocínio da Presidência da República e criou páginas na Wikipedia sobre o seu percurso profissional e pessoal que não correspondem à verdade.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …

Rúben Dias estreia-se a marcar pelo City no triunfo sobre o West Ham

O internacional português estreou-se a marcar pelo Manchester City, na vitória por 2-1, da equipa que lidera confortavelmente a liga inglesa de futebol frente ao West Ham, na 26.ª jornada da prova. No estádio Etihad, em …

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …