Site chinês “apaga” mulheres que não querem casar ou ter relações com homens

Vários grupos de feministas com ideias mais radicais começaram a ser bloqueados de um dos sites mais influentes na China.

Num país conhecido pelo seu regime ditatorial e conservador, um grupo de mulheres uniu-se para lutar contra o patriarcado. Como? Prometendo nunca ter relações sexuais com homens ou vir a casar com eles.

Durante anos, as suas intenções até chegaram a ser discutidas com toda a liberdade no Douban, um site chinês que permite aos seus utilizadores conversarem sobre coisas como filmes e livros. Mas, segundo a empresa de media Vice, esses tempos podem ter chegado ao fim.

Esta semana, de forma repentina e sem aviso, vários grupos feministas populares neste site foram fechados. Muitos deles tinham membros do chamado “6B4T”, uma ideia com origens no movimento feminista radical da Coreia do Sul que rejeita o sexo heterossexual, o casamento heterossexual e filhos.

Graças a algumas capturas de ecrã partilhadas online, é possível ver que o Douban informou os administradores destes grupos que os fóruns continham “extremismo, políticas radicais e ideologias”. E, a partir de agora, todos os utilizadores também estão proibidos de partilhar o termo “6B4T” no feed de mensagens públicas do site.

Segundo a Vice, apesar de estas ideias radicais nem terem assim tanta força entre as mulheres chinesas, a verdade é que o encerramento dos grupos está a gerar protestos entre a comunidade.

No Weibo, uma das redes sociais mais populares na China, utilizadoras defendem que, apesar de não concordarem com as suas ideias, estas feministas mais radicais têm o direito de se expressar e de serem ouvidas.

Em declarações à empresa de media, Kailing Xie, investigadora sobre questões de género e política da Universidade de Warwick, no Reino Unido, explicou que, embora as autoridades chinesas sempre tenham considerado estes movimentos feministas como triviais e menos ameaçadores do que outros tipos de ativismo, agora, as vozes que começam a crescer entre mulheres mais jovens e com estudos levou-as a ter outro tipo de escrutínio.

“O modelo de governo da China ainda depende muito dos casamentos heterossexuais como sendo os estabilizadores. Estes grupos feministas, especialmente os que são contra o casamento ou a natalidade, estão a tocar num ponto sensível desta estrutura governamental”, declarou.

Recorde-se que, ainda recentemente, entrou em vigor no país uma lei que dificulta o processo de divórcio. A nova legislação exige que os casais chineses participem num período de “reflexão” de 30 dias antes de fazerem o pedido oficial de divórcio.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

F.C. Porto 1-0 Milan | Dragão em fúria banaliza italianos

A fúria do Dragão. O relógio marcava o minuto 65. O nulo perdurava, as tentativas portistas em busca da glória eram imensas – no total, 20 remates contra apenas quatro do AC Milan –, assim …

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos da Waymo estão a ser atraídos para uma rua sem saída

Os veículos autónomos da Waymo, detida pela Alphabet que é também a mãe da Google, são constantemente encaminhados para uma rua sem saída em São Francisco, nos Estados Unidos. Para já, ninguém sabe porquê. Nas últimas …

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …

Votação das leis sobre teletrabalho só para depois do Orçamento

As recentes alterações às propostas têm aproximado os partidos, mas as compensações dadas aos trabalhadores pelos custos adicionais do teletrabalho e o direito a desligar continuam sem consenso. Apesar do calendário inicial apontar que os projectos …

O temido aconteceu: Engenheiros criam cão robô com sniper às costas

A Ghost Robotics criou um cão robô com uma arma equipada às costas. O SPUR "é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas". A evolução da robótica e da Inteligência Artificial tem sido recebida de …