/

O Sistema Solar pode girar em torno de um objeto invisível (que não o Sol)

2

O Sol é o centro do Sistema Solar. No entanto, uma nova animação sugere que, na realidade, os planetas orbitam um centro de massa, chamado de baricentro.

Em vez de orbitarem o Sol, “tudo orbita o centro de massa do Sistema Solar”, explicou James O’Donoghue, cientista planetário da agência espacial japonesa JAXA. “Até o Sol.”

O centro de massa, chamado baricentro, é o ponto de um objeto no qual se pode equilibrar perfeitamente, com toda a sua massa distribuída uniformemente por todos os lados. No Sistema Solar, este ponto raramente se alinha com o centro do Sol.

Para demonstrar esta teoria, O’Donoghue criou uma animação que ilustra de que forma o Sol, Saturno e Júpiter giram em torno do baricentro. “Enquanto o Sol tem 99,8% da massa do Sistema Solar, Júpiter tem mais do que o resto (Saturno é o segundo). Isto significa que o Sol pode, na verdade, orbitar Júpiter“, explicou o cientista, citado pelo Science Alert.

O que acontece é que o Sol, graças à força de Júpiter, não consegue ficar no baricentro. A força gravitacional entre as massas dos dois objetos planetários é proporcional ao produto das mesmas massas e é por isso que outros planetas e objetos, mais leves do que o Sol e Júpiter, não conseguem afetar o baricentro da mesma forma.

Na animação, o movimento do Sol é exagerado de forma a torná-lo mais visível, mas a verdade é que a nossa estrela circula milhões de quilómetros ao redor do baricentro – uma vez passando por cima, outras afastando-se dele. Grande parte deste movimento é resultado da gravidade de Júpiter.

O’Donoghue explicou ainda que, no Sistema Solar, os planetas e as suas luas têm o seu próprio baricentro. No nosso caso, a Terra e a Lua fazem uma “dança” mais simples, com o baricentro a permanecer no nosso planeta. A animação também mostra, em 3D, como é que a Terra e a Lua se moverão nos próximos três anos.

“É claro que os planetas orbitam o Sol”, disse O’Donoghue. “Estamos apenas a ser minuciosos em relação a esta situação.”

ZAP //

2 Comments

  1. Este artigo dá a entender que isto é algo novo e que é só uma teoria. Não só não é novo como teoria em termos científicos é algo provado. Um péssimo artigo.

  2. Eu gostei do artigo. As animações ajudam muito a entender o baricentro. Só me faz alguma confusão chamar objeto ao baricentro pois que é um ponto, creio.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.