Sistema Operativo estatal da China pode chegar em outubro

worldbank / Flickr

-

Depois de vários sinais, ao assumir posições contra a Microsoft e a Google,  há agora a confirmação de que o governo Chinês está mesmo a preparar-se para lançar um Sistema Operativo próprio em Outubro, segundo foi revelado pela agência noticiosa estatal Xinhua.

O Governo Chinês quer assumir o mercado do país e combater a hegemonia das americanas Microsoft, Google e Apple cujos sistemas operativos equipam a maioria dos dispositivos do país, sejam móveis ou desktop.

A ideia não surgiu do nada pois já desde Janeiro que há o China Operating Sistem (COS), uma plataforma baseada no Linux.

Em Março, Ni Guangnan, da Academia Chinesa de Engenharia, passou a liderar uma equipa constituída para implementar o sistema operativo chinês.

Este responsável afirmou que a decisão das autoridades chinesas de banirem o Windows 8 dos computadores do governo foi a janela de oportunidade para se avançar em definitivo para uma solução própria mas adiantou que é ainda necessário investimento.

O plano é que o sistema operativo esteja disponível para desktop já em Outubro e mais tarde se expanda aos dispositivos móveis. No caso dos primeiros, a ambição de Ni leva-o a estabelecer como meta um a dois anos para o novo sistema suplantar os estrangeiros e três a cinco anos para ganhar o mercado de smartphones e tablets.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Oposição denuncia sequestro de dois membros da equipa de Guaidó

Este domingo, a oposição venezuelana denunciou que alegados funcionários das forças de segurança sequestraram dois membros da equipa do líder da oposição, Juan Guaidó. Rafael Rico, do partido Vontade Popular, indicou que o sequestro teve lugar …

Há 853 profissionais de saúde infetados. Cerco sanitário no Porto em discussão

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, revelou que existem 853 profissionais de saúde infetados com a covid-19 em Portugal. Em conferência de imprensa ao fim da manhã desta segunda-feira, depois de a …

Fazer despedimentos ou não renovar contratos são situações distintas, explica Siza Vieira

O ministro da Economia afirma que o acesso aos apoios financeiros do 'lay-off' simplificado está condicionado ao compromisso de não haver despedimentos, mas reconhece que despedimento e não renovação são situações distintas. O ministro da Economia …

Empresas denunciadas por abusos nos despedimentos e violações ao código de trabalho

A CGTP recebeu denúncias a 40 empresas em que são relatadas situações de abuso e aproveitamento laboral. Milhares de trabalhadores foram afetados em todo o país, garante a líder sindical. Isabel Camarinha, classificou como "muito negro" …

NOS Primavera Sound adiado para setembro

Devido ao estado de emergência em que o país se encontra, resultado do surto de COVID-19, a nona edição do NOS Primavera Sound foi adiada e vai acontecer de 3 a 5 setembro. “Perante este cenário …

Twitter apaga publicações de Bolsonaro que defendiam fim das medidas de contenção

O Twitter bloqueou dois vídeos publicados no perfil oficial de Jair Bolsonaro sobre a visita que fez no domingo a vários pontos de Brasília, contrariando as recomendações sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS) para …

País vai entrar no "mês mais crítico" da pandemia (e medidas vão ser prolongadas)

O primeiro-ministro, António Costa, avisou esta segunda-feira que Portugal "vai entrar no mês mais crítico desta pandemia" da covid-19 e por isso é necessário que se prepare para esta fase. António Costa falava aos jornalistas na …

Bancos também dão moratória no crédito automóvel

Para além da moratória no crédito à habitação decretada pelo Governo, alguns bancos estão a alargar a moratória ao crédito de consumo, como por exemplo, à prestação do carro. Face à pandemia de covid-19, o Governo …

Justiça dos Estados Unidos investiga senadores por delitos financeiros

Vários senadores norte-americanos estão a ser investigados por terem vendido ações depois de terem recebido briefings sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a CNN, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos começou a investigar …

MAI aconselha que se circule com comprovativo de deslocação

Este domingo, o Ministério da Administração Interna (MAI) aconselhou os automobilistas a circular com comprovativos de deslocação. Além de fazer um apelo aos automobilistas para que circulem apenas quando for absolutamente imperioso, o Ministério da Administração …