Sistema Operativo estatal da China pode chegar em outubro

worldbank / Flickr

-

Depois de vários sinais, ao assumir posições contra a Microsoft e a Google,  há agora a confirmação de que o governo Chinês está mesmo a preparar-se para lançar um Sistema Operativo próprio em Outubro, segundo foi revelado pela agência noticiosa estatal Xinhua.

O Governo Chinês quer assumir o mercado do país e combater a hegemonia das americanas Microsoft, Google e Apple cujos sistemas operativos equipam a maioria dos dispositivos do país, sejam móveis ou desktop.

A ideia não surgiu do nada pois já desde Janeiro que há o China Operating Sistem (COS), uma plataforma baseada no Linux.

Em Março, Ni Guangnan, da Academia Chinesa de Engenharia, passou a liderar uma equipa constituída para implementar o sistema operativo chinês.

Este responsável afirmou que a decisão das autoridades chinesas de banirem o Windows 8 dos computadores do governo foi a janela de oportunidade para se avançar em definitivo para uma solução própria mas adiantou que é ainda necessário investimento.

O plano é que o sistema operativo esteja disponível para desktop já em Outubro e mais tarde se expanda aos dispositivos móveis. No caso dos primeiros, a ambição de Ni leva-o a estabelecer como meta um a dois anos para o novo sistema suplantar os estrangeiros e três a cinco anos para ganhar o mercado de smartphones e tablets.

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.