“Supramolécula” vai ajudar o sistema imunitário a devorar tumores

Uma equipa de investigadores norte-americanos desenvolveu uma substância que ajuda o corpo a “devorar” e a destruir células cancerígenas.

O tratamento aumenta a ação dos glóbulos brancos, chamados macrófagos, que o sistema imunitário utiliza para devorar os invasores indesejados. Os testes realizados em cobaias mostraram que a terapia funcionou para tumores agressivos de mama e da pele, lê-se no estudo publicado, esta segunda-feira, na Nature Biomedical Engineering.

A equipa norte-americana espera iniciar os testes em seres humanos dentro de alguns anos. O facto da substância já ter uma licença deve acelerar o processo de aprovação para poder ser utilizada.

Esta substância foi desenvolvida a partir de moléculas que se encaixam como blocos de tijolo e, por isso, pode ser batizada como uma “supramolécula”. O estudo envolve uma célula imune devoradora ou “fagocitária” chamada macrófago.

De acordo com a BBC, os macrófagos já são bons a combater infeções bacterianas e virais porque conseguem reconhecer e atacar esses “invasores”. Porém, não são tão eficazes no combate ao cancro, uma vez que os tumores crescem a partir das nossas próprias células e têm mecanismos inteligentes para se esconder do ataque do sistema imunitário.

A substância utilizada pela equipa do Harvard Medical School’s Brigham and Women’s Hospital, liderada pelo médico e autor principal do estudo Ashish Kulkarni, funciona de duas maneiras.

Em primeiro lugar, impede as células cancerígenas de se esconderem dos macrófagos e, em segundo, previne que o tumor “diga” aos macrófagos que se tornem dóceis. Nas cobaias, a terapia “supramolecular” pareceu impedir que o cancro crescesse e se espalhasse.

Os cientistas preveem que esta substância possa ser usada juntamente com outros tratamentos contra o cancro, como é o caso dos inibidores de pontos de controlo. Estes pontos são moléculas especializadas que conseguem impedir o sistema imunitário de agir, fazendo com que as células de defesa sejam utilizadas apenas quando preciso.

Carl Alexander, do Cancer Research UK, diz que é “promissor ver uma nova abordagem” mas que agora é preciso “trabalhar mais para perceber se esta substância pode, de facto, ser usada em tratamentos com pacientes com cancro”.

ZAP // BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A quem interessar e necessitar, existe à venda na net suplementos e até iogurtes enriquecidos com GcMAF, um ativador de macrófagos (Macrophage Activating Factor). E isto já não é novo nos círculos de medicina alternativa…

  2. Camundongos (em PT-BR) para aquilo que por cá chamamos de Rato-Doméstico.
    Custava assim tanto traduzir o texto para PT-PT?

RESPONDER

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …

Ryanair avança com lay-off em Portugal a partir de 1 de abril

A Ryanair vai avançar com o lay-off simplificado, considerando o recurso à medida "indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho". Segundo a comunicação da sucursal em Portugal aos sindicatos relativamente à …

Recibos verdes arriscam ficar sem apoio em abril

A Segurança Social só vai disponibilizar o formulário para requerer apoio por paragem total de atividade a partir de 1 de abril. O apoio para minimizar os danos económicos dos trabalhadores independentes que enfrentem paragem …

Ex-benfiquista Jiménez só sai do Wolves por 90 milhões

O Wolverhampton só está disposto a negociar Raul Jiménez por uma verba a rondar os 90 milhões de euros. O antigo jogador do Benfica é perseguido por Arsenal e Manchester United. Raul Jiménez tem dado que …

Mais 1.035 casos de covid-19 em Portugal. Cerco sanitário no Porto rejeitado

A Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de 7.443 pessoas infetadas com covid-19 até às 11h desta terça-feira, um aumento de 1.035. O número de vítimas mortais subiu para 160. De acordo com o novo boletim …

Reclusos podem ser libertados para evitar "catástrofe" nas prisões

O contágio de covid-19 entre guardas e reclusos nas prisões portuguesas será tão ou mais “catastrófico” do que nos lares de terceira idade. A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, prometeu que vai decidir o …

FNE defende exames em setembro e cancelamento das provas de aferição

A Federação Nacional de Educação (FNE) defende que as provas de aferição e os exames de 9.º ano devem ser cancelados "e que os exames de 11.º e 12.º anos devem ser adiados para setembro". Esta …