Sistema imunitário controla as interações sociais

Investigadores norte-americanos descobriram que o sistema imunitário afeta diretamente – e até controla – o comportamento social, como o desejo de interagir com os outros.

No ano passado, a equipa de Jonathan Kipnis, da Universidade da Virgínia, nos EUA, descobriu uma nova série de vasos linfáticos que ligam o cérebro ao sistema imunitário – uma ligação que ninguém pensou anteriormente que existia. O estudo foi publicado na revista Nature.

A pesquisa voltou a chamar a atenção na semana passada, quando os cientistas anunciaram a descoberta de que o sistema imunitário poderia controlar o nosso comportamento social através destes vasos.

“Pensava-se que o cérebro e o sistema imunitário estavam isolados um do outro, e qualquer atividade imunitária no cérebro era vista como sinal de uma patologia. Agora, não só conseguimos mostrar como interagem de forma muito próxima, como alguns dos nossos comportamentos sociais evoluíram por causa da nossa resposta imunitária aos patogéneos”, explicou Jonathan Kipnis.

Os estudos recentes da equipa indicam que desligar uma molécula do sistema imunitário dos ratos pode ter um impacto significativo no comportamento dos animais, impedindo-os de socializar com outros ratos, o que sugere um possível papel do sistema imunitário nas perturbações sociais, como o autismo.

“É de loucos, mas podemos ser apenas campos de batalha multicelulares para duas forças ancestrais: patogénios e o sistema imunitário. Parte da nossa personalidade pode mesmo ser ditada pelo nosso sistema imunitário“, comentou o investigador.

O novo estudo foi publicado a 13 de julho na Nature.

Componente imunitário nas doenças neurológicas

O sistema linfático é composto por vasos que transportam glóbulos brancos e outras células do sistema imunitário por todo o corpo, fazendo a ligação entre os tecidos e a corrente sanguínea, e ajudando a remover células sanguíneas mortas e outros resíduos.

Durante décadas, os cientistas estavam convencidos de que o cérebro não possuía nenhum vaso linfático, não tendo assim uma ligação direta com o sistema imunitário – até que, no ano passado, os vasos linfáticos foram descobertos escondidos nas meninges – a camada de tecido que cobre o cérebro.

Os investigadores começaram por estudar meninges inteiras de ratos, em vez de cortá-las, como normalmente fazem.

Ao observá-las como um todo sob o microscópio, os cientistas notaram que havia células imunes espalhadas pela amostra em padrões de vasos. Mais testes revelaram que eram, de facto, vasos linfáticos.

A equipa injetou então corante nos ratos anestesiados para que pudessem identificar como é que os vasos transportavam fluidos e células imunitárias a partir do líquido cefalorraquidiano, ao longo das veias nos seios nasais e linfonodos cervicais, uma ligação direta entre o sistema imunitário e o cérebro.

A equipa também descobriu vasos semelhantes em autópsias de cérebros humanos, mas ainda ficou por demonstrar como é que são organizados e qual a sua função. Esta descoberta poderia ser a chave para o tratamento de uma ampla gama de doenças, da esquizofrenia ao Alzheimer.

“Na doença de Alzheimer, existem grandes acumulações de proteínas no cérebro”, explica Jonathan Kipnis. “Elas podem estar a acumular-se porque não estão a ser eficazmente removidas por esses vasos”.

“Acreditamos que para cada doença neurológica que tem um componente imunitário, estes vasos podem desempenhar um papel importante”, acrescentou Kipnis.

Enquanto mais estudos são necessários para melhor compreender como estes vasos funcionam, é importante a possibilidade de virmos a ter uma forma totalmente nova de abordar as doenças do sistema nervoso central.

HypeScience

2 COMENTÁRIOS

  1. Ou seja, tudo o que injectamos para o nosso sistema imunitário, vai inevitavelmente parar ao cérebro.
    E ainda diziam que vacinas provocar o autismo era impossível…
    Venenos com efeitos acumulativos, que mais tarde ou mais cedo darão problemas…
    Por estas e por outras é que não confio cegamente na ciência.

RESPONDER

Violência doméstica: 18 mulheres assassinadas este ano

18 mulheres foram assassinadas e 23 foram vítimas de tentativa de homicídio em 2017, ano que apresenta a taxa mais baixa de incidência dos últimos 14 anos registada pelo Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA). "É o …

Mais de um mês depois dos incêndios, dois homens continuam desaparecidos

Os incêndios de 15 de outubro fizeram mais de 40 mortos e, mais de um mês depois da tragédia, duas pessoas continuam desaparecidas. A PJ está a cargo das investigações, com o auxílio do Laboratório …

Decisão de mudar Infarmed para o Porto é ilegal

A decisão do Governo de mudar a sede do Infarmed de Lisboa é ilegal porque os trabalhadores não foram consultados sobre este processo. Um dado avançado pelo jornal i quando é certo que mais de …

Caso de legionella identificado em Coimbra

Um homem está internado no Hospital Geral (Covões) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra com o vírus da legionella, disse à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC). Segundo a mesma …

O fim do corte no subsídio de desemprego é meu!

Esta quarta-feira, foi aprovado o fim do corte de 10% no subsídio de desemprego, mas o que animou o debate foi a discussão entre PCP e Bloco de Esquerda sobre a proposta que deveria ser …

Governo admite que o preço da água pode subir

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, admitiu esta quinta-feira que o preço da água pode vir a subir, mas garante que as tarifas se vão manter no próximo ano, porque "já estão aprovadas". À …

Puigdemont renuncia à pensão de ex-presidente catalão e não aceita destituição

Carles Puigdemont renunciou à pensão a que tem direito como ex-presidente do governo catalão, não aceitando a sua destituição e considerando que ainda dirige o executivo "legitimo" daquela região espanhola. "O Estado continua a ser uma …

Árbitros “adiam” pedido de dispensa por 20 dias

Os árbitros de futebol, assistentes e estagiários decidiram, esta quarta-feira, entregar os pedidos de dispensa, mas dentro do prazo regulamentar de 20 dias, viabilizando assim a realização da próxima jornada. Em comunicado enviado à agência Lusa …

José Sócrates acusa o Ministério Público de manipulação

De novo no Youtube, o ex-primeiro ministro tem usado a plataforma para falar sobre as acusações de que é alvo. No mais recente vídeo, José Sócrates "desvenda" os truques da acusação. O mais recente vídeo de …

Ninguém consegue explicar os 64 misteriosos estrondos que se ouviram no céu este ano

No dia 14 de novembro, um forte estrondo foi ouvido em toda a região norte do estado do Alabama, nos Estados Unidos. Mas, só este ano, já se registaram 64 episódios semelhantes nos EUA, Reino …