Sistema imunitário controla as interações sociais

Investigadores norte-americanos descobriram que o sistema imunitário afeta diretamente – e até controla – o comportamento social, como o desejo de interagir com os outros.

No ano passado, a equipa de Jonathan Kipnis, da Universidade da Virgínia, nos EUA, descobriu uma nova série de vasos linfáticos que ligam o cérebro ao sistema imunitário – uma ligação que ninguém pensou anteriormente que existia. O estudo foi publicado na revista Nature.

A pesquisa voltou a chamar a atenção na semana passada, quando os cientistas anunciaram a descoberta de que o sistema imunitário poderia controlar o nosso comportamento social através destes vasos.

“Pensava-se que o cérebro e o sistema imunitário estavam isolados um do outro, e qualquer atividade imunitária no cérebro era vista como sinal de uma patologia. Agora, não só conseguimos mostrar como interagem de forma muito próxima, como alguns dos nossos comportamentos sociais evoluíram por causa da nossa resposta imunitária aos patogéneos”, explicou Jonathan Kipnis.

Os estudos recentes da equipa indicam que desligar uma molécula do sistema imunitário dos ratos pode ter um impacto significativo no comportamento dos animais, impedindo-os de socializar com outros ratos, o que sugere um possível papel do sistema imunitário nas perturbações sociais, como o autismo.

“É de loucos, mas podemos ser apenas campos de batalha multicelulares para duas forças ancestrais: patogénios e o sistema imunitário. Parte da nossa personalidade pode mesmo ser ditada pelo nosso sistema imunitário“, comentou o investigador.

O novo estudo foi publicado a 13 de julho na Nature.

Componente imunitário nas doenças neurológicas

O sistema linfático é composto por vasos que transportam glóbulos brancos e outras células do sistema imunitário por todo o corpo, fazendo a ligação entre os tecidos e a corrente sanguínea, e ajudando a remover células sanguíneas mortas e outros resíduos.

Durante décadas, os cientistas estavam convencidos de que o cérebro não possuía nenhum vaso linfático, não tendo assim uma ligação direta com o sistema imunitário – até que, no ano passado, os vasos linfáticos foram descobertos escondidos nas meninges – a camada de tecido que cobre o cérebro.

Os investigadores começaram por estudar meninges inteiras de ratos, em vez de cortá-las, como normalmente fazem.

Ao observá-las como um todo sob o microscópio, os cientistas notaram que havia células imunes espalhadas pela amostra em padrões de vasos. Mais testes revelaram que eram, de facto, vasos linfáticos.

A equipa injetou então corante nos ratos anestesiados para que pudessem identificar como é que os vasos transportavam fluidos e células imunitárias a partir do líquido cefalorraquidiano, ao longo das veias nos seios nasais e linfonodos cervicais, uma ligação direta entre o sistema imunitário e o cérebro.

A equipa também descobriu vasos semelhantes em autópsias de cérebros humanos, mas ainda ficou por demonstrar como é que são organizados e qual a sua função. Esta descoberta poderia ser a chave para o tratamento de uma ampla gama de doenças, da esquizofrenia ao Alzheimer.

“Na doença de Alzheimer, existem grandes acumulações de proteínas no cérebro”, explica Jonathan Kipnis. “Elas podem estar a acumular-se porque não estão a ser eficazmente removidas por esses vasos”.

“Acreditamos que para cada doença neurológica que tem um componente imunitário, estes vasos podem desempenhar um papel importante”, acrescentou Kipnis.

Enquanto mais estudos são necessários para melhor compreender como estes vasos funcionam, é importante a possibilidade de virmos a ter uma forma totalmente nova de abordar as doenças do sistema nervoso central.

HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ou seja, tudo o que injectamos para o nosso sistema imunitário, vai inevitavelmente parar ao cérebro.
    E ainda diziam que vacinas provocar o autismo era impossível…
    Venenos com efeitos acumulativos, que mais tarde ou mais cedo darão problemas…
    Por estas e por outras é que não confio cegamente na ciência.

RESPONDER

Seis novos sauditas indiciados na Turquia pela morte de Khashoggi

Os seis sauditas, indiciados a alguns dias do segundo aniversário do homicídio, não se encontram na Turquia e devem ser julgados à revelia. O procurador de Istambul indiciou, esta segunda-feira, seis novos sauditas suspeitos de …

Expressões neutras e imagens de homens e mulheres. Governo quer militares a usar linguagem inclusiva

O Ministério da Defesa quer que os militares comecem a usar uma linguagem mais inclusiva e menos discriminatória nos documentos e comunicações oficiais, de acordo com uma diretiva enviada Estado-Maior-General das Forças Armadas e aos …

Trump acusado de incentivar afro-americanos a não votar em 2016. E queria a filha Ivanka como vice

A equipa da campanha digital de Donald Trump tentou dissuadir milhões de afro-americanos de votar nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, segundo uma investigação hoje divulgada por jornalistas da estação de televisão britânica Channel 4 …

Leitura, Matemática e Ciências. Alunos portugueses são únicos da OCDE com cada vez melhores resultados

Os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos a Leitura, Matemática e Ciências, segundo uma análise que compara o desempenho académico de jovens de 15 anos …

Desabamento nas obras do Metro de Lisboa provoca quatro feridos

Um desabamento nas obras do Metro de Lisboa, na estação da Praça de Espanha, provocou esta terça-feira quatro feridos ligeiro, desconhecendo-se ainda a gravidade do seu estado, e a interrupção da circulação na linha Azul. Os …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Um campeão categórico, Ronaldo fora do pódio e uma equipa a pé até ao estádio

O FC Porto goleou o vizinho Boavista, o Benfica ficou a lamentar tanto desperdício e o Sporting entrou a ganhar no campeonato. Destaque ainda para o Santa Clara, Rúben Dias, João Félix, Ronaldo e Messi... e …

A mais longa quarentena do mundo vai ser prolongada mais um mês

A quarentena em Manila devido à covid-19, a mais longa do mundo atualmente, será prolongada por mais um mês até 31 de outubro, anunciaram esta terça-feira as autoridades. Mais um mês significa que número total de …

Media Capital. Mário Ferreira apresenta queixa na ERC contra a Cofina

O empresário, acionista da Media Capital, entregou, esta segunda-feira, uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra o grupo Cofina pelo ataque de que considera ser vítima. De acordo com Mário Ferreira, nos …

Uber vence batalha judicial e prolonga licença para operar em Londres

A Uber ganhou, esta segunda-feira, um recurso legal sobre a revogação da sua licença para operar em Londres, garantindo por enquanto a continuação da empresa num dos seus maiores mercados. De acordo com o Wall Street …

Ordenados "não podem ser cortados", diz comissário. Proposta sobre salário mínimo apresentada em outubro

O comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, reconheceu as limitações da Comissão Europeia quanto a salários, defendendo que o sistema que no qual está a trabalhar permitirá que os rendimentos aumentem na Europa. Em …