Sistema imunitário controla as interações sociais

Investigadores norte-americanos descobriram que o sistema imunitário afeta diretamente – e até controla – o comportamento social, como o desejo de interagir com os outros.

No ano passado, a equipa de Jonathan Kipnis, da Universidade da Virgínia, nos EUA, descobriu uma nova série de vasos linfáticos que ligam o cérebro ao sistema imunitário – uma ligação que ninguém pensou anteriormente que existia. O estudo foi publicado na revista Nature.

A pesquisa voltou a chamar a atenção na semana passada, quando os cientistas anunciaram a descoberta de que o sistema imunitário poderia controlar o nosso comportamento social através destes vasos.

“Pensava-se que o cérebro e o sistema imunitário estavam isolados um do outro, e qualquer atividade imunitária no cérebro era vista como sinal de uma patologia. Agora, não só conseguimos mostrar como interagem de forma muito próxima, como alguns dos nossos comportamentos sociais evoluíram por causa da nossa resposta imunitária aos patogéneos”, explicou Jonathan Kipnis.

Os estudos recentes da equipa indicam que desligar uma molécula do sistema imunitário dos ratos pode ter um impacto significativo no comportamento dos animais, impedindo-os de socializar com outros ratos, o que sugere um possível papel do sistema imunitário nas perturbações sociais, como o autismo.

“É de loucos, mas podemos ser apenas campos de batalha multicelulares para duas forças ancestrais: patogénios e o sistema imunitário. Parte da nossa personalidade pode mesmo ser ditada pelo nosso sistema imunitário“, comentou o investigador.

O novo estudo foi publicado a 13 de julho na Nature.

Componente imunitário nas doenças neurológicas

O sistema linfático é composto por vasos que transportam glóbulos brancos e outras células do sistema imunitário por todo o corpo, fazendo a ligação entre os tecidos e a corrente sanguínea, e ajudando a remover células sanguíneas mortas e outros resíduos.

Durante décadas, os cientistas estavam convencidos de que o cérebro não possuía nenhum vaso linfático, não tendo assim uma ligação direta com o sistema imunitário – até que, no ano passado, os vasos linfáticos foram descobertos escondidos nas meninges – a camada de tecido que cobre o cérebro.

Os investigadores começaram por estudar meninges inteiras de ratos, em vez de cortá-las, como normalmente fazem.

Ao observá-las como um todo sob o microscópio, os cientistas notaram que havia células imunes espalhadas pela amostra em padrões de vasos. Mais testes revelaram que eram, de facto, vasos linfáticos.

A equipa injetou então corante nos ratos anestesiados para que pudessem identificar como é que os vasos transportavam fluidos e células imunitárias a partir do líquido cefalorraquidiano, ao longo das veias nos seios nasais e linfonodos cervicais, uma ligação direta entre o sistema imunitário e o cérebro.

A equipa também descobriu vasos semelhantes em autópsias de cérebros humanos, mas ainda ficou por demonstrar como é que são organizados e qual a sua função. Esta descoberta poderia ser a chave para o tratamento de uma ampla gama de doenças, da esquizofrenia ao Alzheimer.

“Na doença de Alzheimer, existem grandes acumulações de proteínas no cérebro”, explica Jonathan Kipnis. “Elas podem estar a acumular-se porque não estão a ser eficazmente removidas por esses vasos”.

“Acreditamos que para cada doença neurológica que tem um componente imunitário, estes vasos podem desempenhar um papel importante”, acrescentou Kipnis.

Enquanto mais estudos são necessários para melhor compreender como estes vasos funcionam, é importante a possibilidade de virmos a ter uma forma totalmente nova de abordar as doenças do sistema nervoso central.

HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ou seja, tudo o que injectamos para o nosso sistema imunitário, vai inevitavelmente parar ao cérebro.
    E ainda diziam que vacinas provocar o autismo era impossível…
    Venenos com efeitos acumulativos, que mais tarde ou mais cedo darão problemas…
    Por estas e por outras é que não confio cegamente na ciência.

RESPONDER

A maior lixeira da China ficou cheia 25 anos antes do previsto

O maior depósito de lixo da China, Jiangcungou, na cidade de Xi'an, já está cheio, 25 anos antes da altura prevista. O aterro tinha sido preparado para receber 2500 toneladas de resíduos por dia. Porém, de …

Cigarros eletrónicos podem prejudicar o coração mais do que os cigarros comuns

Há muito que está provado que fumar é uma das principais causas de mortes por doenças cardíacas. Agora, há evidências crescentes de que os cigarros eletrónicos podem causar danos ao coração. Em dois estudos que serão …

Sindicato dos Magistrados acusa Conselho Superior de fazer escolhas pessoais

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) acusou, esta segunda-feira, o Conselho Superior do Ministério Público de escolher os procuradores para os departamentos mais importantes da investigação criminal por preferências pessoais. Em comunicado, o Sindicato …

Esta empresa está a produzir "carne" feita de ar

Enquanto várias startups estão a vender "carne" feita de plantas, a Air Protein, uma empresa sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, está a criar carne feita de ar. A ideia não é nova, uma vez que …

Autoridade da Concorrência faz buscas em cinco empresas de vigilância privada

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou, esta segunda-feira, que realizou diligências de busca e apreensão em cinco empresas do setor da vigilância privada, no distrito de Lisboa, "por suspeitas de práticas anticoncorrenciais lesivas do normal …

"Breaking Bad" da vida real. Dois professores de Química acusados de produzir metanfetamina

Dois professores universitários de Química do estado do Arkansas, nos Estados Unidos, foram detidos no domingo por suspeitas de produzirem metanfetaminas. O caso tem atraído atenção mediática por se parecer inspirar no enredo da série …

TAP regista prejuízos de 111 milhões de euros até setembro

A TAP registou, nos primeiros nove meses deste ano, prejuízos acumulados de 111 milhões de euros que atribui a "variações cambiais sem impacto na tesouraria". "A TAP S.A. apurou um prejuízo acumulado, nos primeiros nove meses …

Coreia do Norte não está interessada em mais cimeiras com os EUA

A Coreia do Norte advertiu, esta segunda-feira, que "não está interessada" em mais cimeiras com os Estados Unidos, se Washington persistir na recusa em fazer concessões. A Coreia do Norte deu a Washington até ao final …

Refugiado detido que escreveu um livro pelo Whatsapp conquista a liberdade

O jornalista e escritor curdo-iraniano Behrouz Boochani, que estava detido há seis anos num centro de imigrantes na Austrália, conquistou a liberdade. Boochani escreveu, através de mensagens da rede social Whatsapp, o livro “No Friend But …

Pinto Luz não se resigna a disputar "campeonato dos pequeninos"

O candidato à liderança social-democrata afirmou, esta segunda-feira, não se resignar a um partido que disputa o "campeonato dos pequeninos" ou é "uma segunda escolha do PS", pedindo a "quem não gosta deste PSD" que …