“Mil vezes mais eficiente”. Cientistas criam sistema de filtragem de água inspirado no corpo humano

Erik Zumalt / University of Texas

Investigadores descobriram um novo método extremamente eficaz de filtragem de água sem querer, enquanto estudavam a forma como a água é transportada por membranas no corpo humano.

As aplicações possíveis para a descoberta são espetaculares e vão desde tecnologia de dessalinização até tecidos protetores e sistemas de captura de carbono. Um artigo sobre a o estudo foi publicado na revista científica Nature Nanotechnology.

O plano inicial dos investigadores era criar membranas artificiais que imitassem as aquaporinas, canais formados por proteínas especiais que atravessam a membrana celular e conduzem moléculas de água para dentro e fora das células do corpo humano.

As aquaporinas são sistemas rápidos e eficazes de filtragem de água, e criá-las artificialmente poderia ter muitas aplicações interessantes. No entanto, acabou por não correr como o esperado. Enquanto estudavam esse processo natural, os cientistas acabaram por descobrir outro ainda mais eficaz.

“Estávamos a tentar copiar o já complicado processo de transporte de água usado pelas aquaporinas e deparamo-nos com um método inteiramente novo e ainda melhor. Foi completamente casual. Não tínhamos ideia de que isso iria acontecer”, contou Manish Kumar, professor do departamento de engenharia civil, arquitetura e engenharia ambiental da Universidade do Texas e um dos autores deste novo estudo.

As aquaporinas funcionam muito bem de forma independente, enquanto as membranas desenvolvidas pela equipa americana não conseguem trabalhar adequadamente sozinhas. Combinadas numa “rede”, no entanto, são altamente efetivas para transportar e filtrar água.

“É difícil até imitar efetivamente as complexidades de como o corpo humano funciona, especialmente a nível molecular. Desta vez, no entanto, a natureza foi o ponto de partida para uma descoberta ainda maior do que poderíamos esperar”, resumiu Kumar.

Um dos resultados mais interessantes do novo estudo é que a nova rede de membranas artificiais possui propriedades de dessalinização impressionantes. Logo, poderia ser muito útil para separar sal da água, um processo atualmente extremamente ineficaz e caro, bem como para possivelmente remover outros contaminantes.

“O nosso método é mil vezes mais eficiente do que os processos atuais de dessalinização em termos de seletividade e permeabilidade. Para cada 10.000 moléculas de água salgada que passam pelos atuais sistemas de dessalinização, uma molécula de sal pode não ser filtrada. Com a nossa nova tecnologia, uma molécula de sal para cada 10 milhões de moléculas de água não seria filtrada”, explicou Kumar.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Mais e melhores teríamos não fossem os interesses internacionais, embora na minha opinião, as boas noticias ainda não chegaram….Boas noticias serão quando passar a ser posta em pratica esta nova e brilhante descoberta, até lá é só mais uma noticia “futurista” infelizmente..

  1. A descoberta não terá limites e assim tem sido ao longo da vida do ser humano, pena é os interesses estarem mais virados para armamento e destruição e menos para outras soluções como esta que poderão vir a facilitar a vida no planeta.

RESPONDER

Estrelas K são os melhores lugares para procurar vida

Na busca por vida para lá da Terra, os astrónomos procuram planetas na "zona habitável" de uma estrela onde as temperaturas são ideais para que a água líquida exista à superfície de um planeta. Uma ideia …

NASA quer construir uma base lunar feita de cogumelos

Os cientistas da NASA estão a explorar uma estratégia peculiar para construir uma base lunar - e outras estruturas fora da Terra. A agência espacial norte-americana quer cultivar as bases no local com cogumelos vivos. Em …

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …