“Mil vezes mais eficiente”. Cientistas criam sistema de filtragem de água inspirado no corpo humano

Erik Zumalt / University of Texas

Investigadores descobriram um novo método extremamente eficaz de filtragem de água sem querer, enquanto estudavam a forma como a água é transportada por membranas no corpo humano.

As aplicações possíveis para a descoberta são espetaculares e vão desde tecnologia de dessalinização até tecidos protetores e sistemas de captura de carbono. Um artigo sobre a o estudo foi publicado na revista científica Nature Nanotechnology.

O plano inicial dos investigadores era criar membranas artificiais que imitassem as aquaporinas, canais formados por proteínas especiais que atravessam a membrana celular e conduzem moléculas de água para dentro e fora das células do corpo humano.

As aquaporinas são sistemas rápidos e eficazes de filtragem de água, e criá-las artificialmente poderia ter muitas aplicações interessantes. No entanto, acabou por não correr como o esperado. Enquanto estudavam esse processo natural, os cientistas acabaram por descobrir outro ainda mais eficaz.

“Estávamos a tentar copiar o já complicado processo de transporte de água usado pelas aquaporinas e deparamo-nos com um método inteiramente novo e ainda melhor. Foi completamente casual. Não tínhamos ideia de que isso iria acontecer”, contou Manish Kumar, professor do departamento de engenharia civil, arquitetura e engenharia ambiental da Universidade do Texas e um dos autores deste novo estudo.

As aquaporinas funcionam muito bem de forma independente, enquanto as membranas desenvolvidas pela equipa americana não conseguem trabalhar adequadamente sozinhas. Combinadas numa “rede”, no entanto, são altamente efetivas para transportar e filtrar água.

“É difícil até imitar efetivamente as complexidades de como o corpo humano funciona, especialmente a nível molecular. Desta vez, no entanto, a natureza foi o ponto de partida para uma descoberta ainda maior do que poderíamos esperar”, resumiu Kumar.

Um dos resultados mais interessantes do novo estudo é que a nova rede de membranas artificiais possui propriedades de dessalinização impressionantes. Logo, poderia ser muito útil para separar sal da água, um processo atualmente extremamente ineficaz e caro, bem como para possivelmente remover outros contaminantes.

“O nosso método é mil vezes mais eficiente do que os processos atuais de dessalinização em termos de seletividade e permeabilidade. Para cada 10.000 moléculas de água salgada que passam pelos atuais sistemas de dessalinização, uma molécula de sal pode não ser filtrada. Com a nossa nova tecnologia, uma molécula de sal para cada 10 milhões de moléculas de água não seria filtrada”, explicou Kumar.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Mais e melhores teríamos não fossem os interesses internacionais, embora na minha opinião, as boas noticias ainda não chegaram….Boas noticias serão quando passar a ser posta em pratica esta nova e brilhante descoberta, até lá é só mais uma noticia “futurista” infelizmente..

  1. A descoberta não terá limites e assim tem sido ao longo da vida do ser humano, pena é os interesses estarem mais virados para armamento e destruição e menos para outras soluções como esta que poderão vir a facilitar a vida no planeta.

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …