“Mil vezes mais eficiente”. Cientistas criam sistema de filtragem de água inspirado no corpo humano

Erik Zumalt / University of Texas

Investigadores descobriram um novo método extremamente eficaz de filtragem de água sem querer, enquanto estudavam a forma como a água é transportada por membranas no corpo humano.

As aplicações possíveis para a descoberta são espetaculares e vão desde tecnologia de dessalinização até tecidos protetores e sistemas de captura de carbono. Um artigo sobre a o estudo foi publicado na revista científica Nature Nanotechnology.

O plano inicial dos investigadores era criar membranas artificiais que imitassem as aquaporinas, canais formados por proteínas especiais que atravessam a membrana celular e conduzem moléculas de água para dentro e fora das células do corpo humano.

As aquaporinas são sistemas rápidos e eficazes de filtragem de água, e criá-las artificialmente poderia ter muitas aplicações interessantes. No entanto, acabou por não correr como o esperado. Enquanto estudavam esse processo natural, os cientistas acabaram por descobrir outro ainda mais eficaz.

“Estávamos a tentar copiar o já complicado processo de transporte de água usado pelas aquaporinas e deparamo-nos com um método inteiramente novo e ainda melhor. Foi completamente casual. Não tínhamos ideia de que isso iria acontecer”, contou Manish Kumar, professor do departamento de engenharia civil, arquitetura e engenharia ambiental da Universidade do Texas e um dos autores deste novo estudo.

As aquaporinas funcionam muito bem de forma independente, enquanto as membranas desenvolvidas pela equipa americana não conseguem trabalhar adequadamente sozinhas. Combinadas numa “rede”, no entanto, são altamente efetivas para transportar e filtrar água.

“É difícil até imitar efetivamente as complexidades de como o corpo humano funciona, especialmente a nível molecular. Desta vez, no entanto, a natureza foi o ponto de partida para uma descoberta ainda maior do que poderíamos esperar”, resumiu Kumar.

Um dos resultados mais interessantes do novo estudo é que a nova rede de membranas artificiais possui propriedades de dessalinização impressionantes. Logo, poderia ser muito útil para separar sal da água, um processo atualmente extremamente ineficaz e caro, bem como para possivelmente remover outros contaminantes.

“O nosso método é mil vezes mais eficiente do que os processos atuais de dessalinização em termos de seletividade e permeabilidade. Para cada 10.000 moléculas de água salgada que passam pelos atuais sistemas de dessalinização, uma molécula de sal pode não ser filtrada. Com a nossa nova tecnologia, uma molécula de sal para cada 10 milhões de moléculas de água não seria filtrada”, explicou Kumar.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Mais e melhores teríamos não fossem os interesses internacionais, embora na minha opinião, as boas noticias ainda não chegaram….Boas noticias serão quando passar a ser posta em pratica esta nova e brilhante descoberta, até lá é só mais uma noticia “futurista” infelizmente..

  1. A descoberta não terá limites e assim tem sido ao longo da vida do ser humano, pena é os interesses estarem mais virados para armamento e destruição e menos para outras soluções como esta que poderão vir a facilitar a vida no planeta.

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …