/

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Mehmet Emin Menguarslan / EPA

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 feridos.

Um terramoto com magnitude de 7 na escala de Richter abalou esta sexta-feira a região de Izmir, na Turquia, fazendo-se sentir não só naquele país mas, também, na Grécia.

O abalo causou ainda um mini-tsunami na ilha grega de Samos, que provocou inundações no porto e fez com que as paredes de várias casas desabassem – pelo menos 20 prédios ruíram na cidade de Izmir. De acordo com a CNN, quatro pessoas morreram e 120 ficaram feridas.

O ministro da saúde turco, Fahrettin Koca, anunciou o número de mortos no Twitter, enquanto as pessoas da cidade turca de Izmir se reuniam nas ruas depois de terem fugido das suas casas em busca de segurança.

Zeki Soysal, residente de Izmir, disse que conseguiu sair do prédio onde morava mesmo antes de desabar. “Havia uma mulher mais velha no prédio, mas nós salvámos-la, ela saiu. Há outro prédio perto deste. E ainda continuam a tentar tirar as pessoas de lá”, disse.

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan escreveu na rede social Twitter: “As melhoras İzmir. Com todos os meios do estado, apoiamos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto. Tomamos medidas para iniciar o trabalho necessário na região com todas as nossas instituições e ministros relevantes.”

O epicentro foi localizado a cerca de 18 quilómetros da costa de Izmir, a uma profundidade de aproximadamente 16 quilómetros.

Além da Turquia, o terremoto atingiu o nordeste da cidade de Néon Karlovásion, a cerca de 14 quilómetros, na ilha grega de Samos.

STS, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.