Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Mehmet Emin Menguarslan / EPA

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 feridos.

Um terramoto com magnitude de 7 na escala de Richter abalou esta sexta-feira a região de Izmir, na Turquia, fazendo-se sentir não só naquele país mas, também, na Grécia.

O abalo causou ainda um mini-tsunami na ilha grega de Samos, que provocou inundações no porto e fez com que as paredes de várias casas desabassem – pelo menos 20 prédios ruíram na cidade de Izmir. De acordo com a CNN, quatro pessoas morreram e 120 ficaram feridas.

O ministro da saúde turco, Fahrettin Koca, anunciou o número de mortos no Twitter, enquanto as pessoas da cidade turca de Izmir se reuniam nas ruas depois de terem fugido das suas casas em busca de segurança.

Zeki Soysal, residente de Izmir, disse que conseguiu sair do prédio onde morava mesmo antes de desabar. “Havia uma mulher mais velha no prédio, mas nós salvámos-la, ela saiu. Há outro prédio perto deste. E ainda continuam a tentar tirar as pessoas de lá”, disse.

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan escreveu na rede social Twitter: “As melhoras İzmir. Com todos os meios do estado, apoiamos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto. Tomamos medidas para iniciar o trabalho necessário na região com todas as nossas instituições e ministros relevantes.”

O epicentro foi localizado a cerca de 18 quilómetros da costa de Izmir, a uma profundidade de aproximadamente 16 quilómetros.

Além da Turquia, o terremoto atingiu o nordeste da cidade de Néon Karlovásion, a cerca de 14 quilómetros, na ilha grega de Samos.

Sofia Teixeira Santos STS, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …