Esta terça-feira à noite, um terramoto de magnitude 4,8 na Escala de Richter abalou La Palma. É o maior sismo até ao momento, desde o início da erupção do vulcão Cumbre Vieja.
Segundo o El País, o sismo aconteceu por volta das 22h48 (hora das Canárias), e teve o seu epicentro em Villa de Mazo, a uma profundidade de 39 quilómetros.
O terramoto, de magnitude 4,8 na Escala de Richter, foi sentido não só em toda a ilha, como também em várias cidades do norte de Tenerife. O diário espanhol salienta que, desde a noite de ontem, a ilha sofreu mais de duas dezenas de terramotos.
Cuando se cumple un mes de la erupción en #LaPalma, se produce el terremoto de mayor magnitud: 4.8 a 39km de profundidad, al que le han sucedido 7 eventos más de M > 3 https://t.co/8KwSF7vg3w pic.twitter.com/mBmLjqePcD
— IGEO (CSIC-UCM) (@IGeociencias) October 20, 2021
O sismo desta terça-feira acontece exatamente um mês depois de o Cumbre Vieja ter entrado em erupção, no dia 19 de setembro. Nos últimos dias, registaram-se terramotos na área com magnitude semelhante, mas nunca tão elevada. O último, de magnitude 4,6, ocorreu no sábado.
O vulcão espanhol já foi responsável pela destruição de quase dois mil edifícios e as línguas de lava já engoliram mais de 760 hectares da ilha espanhola.