Sismo no Afeganistão faz mais de mil mortos e 1500 feridos

Anuradha Sengupta / Flickr

Cabul, Afeganistão

Mais de mil pessoas morreram esta quarta-feira no leste do Afeganistão na sequência de um sismo de magnitude 5,9 na escala aberta de Richter, noticiou a agência de notícias estatal afegã Bakhtar. Fontes no local dão conta de centenas de feridos. Será o mais mortífero sismo em duas décadas no país.

“Um grave sismo abalou quatro distritos da província de Paktika, matando e ferindo centenas dos nossos compatriotas e destruindo dezenas de casas”, escreveu o porta-voz adjunto do governo talibã Bilal Karimi, no Twitter.

“Instamos todas as agências de ajuda humanitária a enviar equipas para a área imediatamente para evitar uma catástrofe”, acrescentou.

O responsável do serviço de informação da Província revelou em conferência de imprensa que mais de mil pessoas morreram e 1500 ficaram feridas.

Imagens divulgadas entretanto mostram vítimas a ser levadas para helicópteros para saírem da zona.

O departamento de meteorologia do Paquistão referiu que o sismo registou uma magnitude de 6,1, tendo sido sentido na capital paquistanesa, Islamabad, e em outras zonas da província de Punjab oriental.

A agência sismológica europeia EMSC disse que o terramoto foi sentido ao longo de 500 quilómetros por 119 milhões de pessoas no Afeganistão, no Paquistão e na Índia.

O serviço geológico dos Estados Unidos (USGS) indicou que o sismo, com uma magnitude de 5,9, ocorreu a uma profundidade de dez quilómetros, pelas 04:30 TMG (05:30 em Lisboa), perto da fronteira com o Paquistão.

Nos últimos dez anos, mais de sete mil pessoas morreram em terramotos no país, segundo o departamento de Coordenação de Assuntos Humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU.) Há uma média de 560 mortes por ano por sismos.

Em meados de janeiro deste ano, um sismo de magnitude 5.3 abalou o noroeste do Afeganistão. Morreram pelo menos 26 pessoas, de acordo com um balanço da ONU. Oitocentas casas em diferentes distritos da província de Badghis ficaram destruídas.

Em outubro de 2015, um sismo de magnitude 7.7, com epicentro no extremo nordeste do país, fez mais de uma centena de mortos no Afeganistão e outros 300 no vizinho Paquistão, onde mais de duas mil pessoas ficaram feridas.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.