/

Sismo de 4,9 em Arraiolos sentido em vários pontos do país

Um sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter com epicentro a cerca de seis quilómetros Norte-Nordeste de Arraiolos foi sentido, esta segunda-feira, em Portugal continental, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O tremor de terra foi registado às 11h51 e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que o epicentro do sismo se “localizou a cerca de 6 km a Norte-Nordeste de Arraiolos”, no distrito de Évora.

“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Elvas” lê-se no comunicado do IPMA.

O instituto recorda que a localização do epicentro de um sismo “é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas”, lembrando que “agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes“.

“Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação”, acrescentou.

Em declarações ao Diário de Notícias, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Tiago Bugio, confirmou que não se registaram danos mas as escolas foram evacuadas por precaução.

O Comandante explicou ao jornal que alunos, docentes e pessoal auxiliar da Escola Secundária D. Sancho II e as escolas de Santa Luzia e da Boa Fé saíram das instalações e a população em geral foi para a rua quando sentiu o abalo.

Segundo o que o Jornal de Notícias conseguiu apurar, o sismo também foi sentido noutras localidades do Alentejo, como Beja, Aljustrel, Ourique e Castro Verde.

Também o jornal Público refere que o tremor de terra foi sentido em várias zonas de Portugal continental, incluindo Lisboa, Porto, Viseu e Coimbra.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.