Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer.

Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. Ainda esta terça-feira, um ataque russo matou 18 pessoas em Aleppo e em Idlib. No meio de todo o caos, muitos sírios viram-se obrigados a deslocarem-se para acampamentos longe das suas casas.

Muitos deles encontram paz em algo tão banal como o clima, mas há uma razão lógica para isso. “Temos este tipo de situação agora, onde, hoje as pessoas em Idlib, ou pelo menos as com quem conversamos, referem-se sempre ao clima como o seu principal aliado”, disse Christian Reynders, coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria, à Newsweek.

É assim que os sírios conseguem prever se há ou não risco de bombardeamento naquele dia. Se o céu estiver pouco nublado, é um mau sinal, mas o céu estiver nublado, significa que provavelmente as condições não são as ideais para que haja um ataque.

“Este é o principal aliado deles, é algo que não é humano. É o clima”, disse Reynders, explicando que as pessoas começaram a perder a fé no apoio da comunidade internacional.

Os desalojados na Síria reúnem-se em acampamentos sobrelotados. “Eles não têm para onde ir. Não podem ir para leste, não podem ir para oeste, não podem ir para o norte e não podem ir para o sul”, realçou Reynders.

Nestas condições, a principal prioridade de muitas famílias é assegurar que os seus filhos têm comida.

“Eles são constantemente forçados a fazer escolhas, mas escolhas como: ‘Eu vou escolher dormir no colchão, mas com o estômago vazio? Ou vou vender o colchão, mas dormir no cascalho, mas talvez consiga comprar alguma comida, talvez não para mim, mas para os meus filhos?’. Essas são as escolhas constantes que estão a ser feitas hoje”, explicou o belga.

Para Reynders, isto é algo que os sírios não deveriam ser obrigados a escolher, mas salienta que os Médicos Sem Fronteiras estão a fazer tudo ao seu alcance para ajudar este povo. “Não é tarde demais. Mesmo após mais de oito anos, não é tarde demais”, atirou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Todo o Universo primitivo pode ter estado a girar em múltiplas direções

Novas evidências sugerem que todo o Universo primitivo esteve a girar como um planeta ou uma galáxia, deixando um rasto que ainda é visível nos céus. De acordo com o New Scientist, a nova teoria baseia-se …

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …