Síria responde a ataque com mísseis supostamente lançados por Israel

U.S. Navy

As baterias antiaéreas sírias responderam na tarde de domingo a um ataque com mísseis supostamente lançados por Israel, desconhecendo-se se o incidente, reportado pela agência estatal síria SANA, terá causado vítimas.

“As defesas aéreas resistem aos mísseis hostis que provêm dos territórios ocupados” por Israel, noticiou a SANA, citada pela agência Lusa, acrescentando que um dos mísseis caiu no campo de Aqraba, em Damasco, a capital síria.

De acordo com a SANA, também foi dada resposta antiaérea a um ataque com drones dirigido contra o aeroporto militar de Hama, no oeste do país, e ao abatimento de um avião em Jableh, no litoral oeste.

A agência síria não faz qualquer referência a vítimas ou danos resultantes dos alegados ataques, que também não se sabe se estão relacionados uns com os outros.

Há cerca de um mês, Israel lançou dois ataques, em dias consecutivos, contra alvos nos arredores de Damasco, que, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, causaram mais de uma vintena de mortos, entre combatentes pró-Irão e soldados sírios.

O segundo dos ataques, realizado a 20 de novembro, foi reconhecido pelo exército israelita, numa das raras vezes em que admitiu um ataque com estas características.

Nos últimos meses, Israel tem atacado posições nos arredores de Damasco, onde supostamente existem bases de milícias iranianas e outros grupos, como o libanês Hezbollah, ainda que esta informação não tenha sido confirmada oficialmente pelas autoridades sírias.

As autoridades israelitas veem um inimigo na república islâmica do Irão, que é um dos principais aliados do Governo sírio do Presidente Bachar al-Assad.

Por seu lado, as autoridades sírias têm instado as Nações Unidas, por várias vezes, a adotarem medidas para dissuadir Israel de continuar com os ataques, que, na opinião do regime de Damasco, apenas prolongam o conflito e elevam “a moral dos terroristas”.

Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

Investigação do New York Times revela que Trump não pagou impostos em 10 dos últimos 15 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas 750 dólares (645 euros) em impostos federais em 2016, ano em que foi eleito, e outro tanto em 2017, segundo uma investigação divulgada este domingo pelo …

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra". Confrontos fazem pelo menos 39 mortos

Os combates deste domingo entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 39 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes. Pelo menos mais 15 …

Paulo Bento substitui Santana Lopes à frente da Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui este domingo Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade do distrito de Lisboa. Paulo Bento, …

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …

Cientistas descobrem novo tipo de supercondutor

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, um supercondutor de onda G. A investigação marca um grande desenvolvimento nesta área da Física. Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, encontraram um novo tipo de …

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …