Sintra pondera criar corredor no IC19 só para carros totalmente ocupados

Cidadania Queluz / Flickr

A proposta integra o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, que inclui ainda incentivos ao uso de transportes públicos e análise de percursos cicláveis.

Sintra planeia revolucionar a sua mobilidade urbana com um ambicioso Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), que inclui propostas inovadoras como a criação de um corredor exclusivo no IC19 para carros completamente ocupados.

Este plano, a ser posto em consulta pública na próxima semana, surge em resposta à necessidade premente de melhorar o trânsito e a qualidade de vida dos habitantes de Sintra, oferecendo soluções sustentáveis para os desafios de mobilidade enfrentados pelo concelho.

Composto por dez eixos de intervenção e um plano de ação detalhado, incluindo fontes de financiamento, o PMUS Sintra foi aprovado pela Câmara Municipal e visa orientar a estratégia de mobilidade do concelho para a próxima década.

Entre as propostas destacam-se a criação de parques de estacionamento para apoiar o centro histórico de Sintra e a construção de uma nova via semicircular em Agualva-Cacém, que promete melhorar a ligação entre a A5, o IC19 e a A16, e fomentar o desenvolvimento tecnológico e científico na zona, aponta o Público.

Adicionalmente, o PMUS contempla a integração do transporte público entre a linha de Cascais e a linha de Sintra, possivelmente através de autocarros ou um elétrico, além de reorganizar o trânsito no centro histórico de Sintra com a criação de parques de estacionamento periféricos. Isso permitiria aos visitantes utilizar shuttles para o centro histórico, incentivando o uso de transportes públicos.

Além disso, o plano inclui a análise de percursos cicláveis e soluções de limitação de velocidade, reforçando o compromisso com a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável do concelho.

Este plano abrangente, que já começou a ser implementado no terreno com o aumento dos transportes coletivos, representa um passo significativo na transformação da mobilidade urbana em Sintra.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.