/

Síndrome que se pensava apenas afetar mulheres pode causar calvície em homens

Um novo estudo mostra que uma síndrome associada às mulheres pode também afetar homens, causando calvície, risco de obesidade, diabetes e problemas cardíacos.

A síndrome do ovário policístico (SOP), também conhecida como síndrome de Stein-Leventhal ou doença cística do ovário, é uma endocrinopatia grave, crónica e incurável, muito frequente em mulheres, como sugere o nome. No entanto, novas evidências sugerem que talvez esta condição médica não seja exclusiva do sexo feminino.

Uma versão desta síndrome também pode afetar os homens, já que a sua principal causa pode não depender dos ovários. As evidências preliminares do novo estudo foram apresentadas, esta terça-feira, no ENDO2021, a reunião anual da Sociedade Endócrina – uma organização médica internacional no campo da endocrinologia e metabolismo.

Os sintomas da síndrome nas mulheres incluem menstruação irregular, pele oleosa e dificuldade para engravidar, bem como problemas de peso, diabetes e até mesmo complicações cardiovasculares, escreve o Inverse.

Agora, investigadores encontraram uma componente genética na doença que, nos homens, pode levar à calvície, risco de obesidade, diabetes e problemas cardíacos.

“Isto diz-nos que os homens podem ter uma condição semelhante à SOP, que ainda precisamos de entender e definir melhor”, diz a autora principal do artigo, Jia Zhu.

Esta descoberta pode encontrar aquilo que causa a síndrome, permitindo desenvolver novos tratamentos ou mesmo encontrar uma cura.

“O nosso estudo fornece evidências genéticas de que a SOP é mais do que um distúrbio da reprodução feminina e tem implicações de longo prazo para a saúde, além dos anos reprodutivos, tanto para mulheres quanto para homens”, diz Zhu.

Os investigadores encontraram uma correlação entre homens com um maior risco genético para desenvolver SOP e risco genético acrescido para obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e calvície.

Por sua vez, nas mulheres, a síndrome é de extremos: tanto pode manifestar-se por pelos corporais excessivos (pelos faciais, nas costas, no peito e nas pernas), como também enfraquecer ou causar perda de cabelo.

Os resultados são preliminares, o que significa que precisam de ser confirmados em estudos futuros e revistos por pares.

A suscetibilidade genética da SOP foi descrita tanto em homens quanto em mulheres. Ou seja, se é um homem careca e tem familiares do sexo feminino com SOP, as duas condições podem estar relacionadas.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.