Síndrome que se pensava apenas afetar mulheres pode causar calvície em homens

Um novo estudo mostra que uma síndrome associada às mulheres pode também afetar homens, causando calvície, risco de obesidade, diabetes e problemas cardíacos.

A síndrome do ovário policístico (SOP), também conhecida como síndrome de Stein-Leventhal ou doença cística do ovário, é uma endocrinopatia grave, crónica e incurável, muito frequente em mulheres, como sugere o nome. No entanto, novas evidências sugerem que talvez esta condição médica não seja exclusiva do sexo feminino.

Uma versão desta síndrome também pode afetar os homens, já que a sua principal causa pode não depender dos ovários. As evidências preliminares do novo estudo foram apresentadas, esta terça-feira, no ENDO2021, a reunião anual da Sociedade Endócrina – uma organização médica internacional no campo da endocrinologia e metabolismo.

Os sintomas da síndrome nas mulheres incluem menstruação irregular, pele oleosa e dificuldade para engravidar, bem como problemas de peso, diabetes e até mesmo complicações cardiovasculares, escreve o Inverse.

Agora, investigadores encontraram uma componente genética na doença que, nos homens, pode levar à calvície, risco de obesidade, diabetes e problemas cardíacos.

“Isto diz-nos que os homens podem ter uma condição semelhante à SOP, que ainda precisamos de entender e definir melhor”, diz a autora principal do artigo, Jia Zhu.

Esta descoberta pode encontrar aquilo que causa a síndrome, permitindo desenvolver novos tratamentos ou mesmo encontrar uma cura.

“O nosso estudo fornece evidências genéticas de que a SOP é mais do que um distúrbio da reprodução feminina e tem implicações de longo prazo para a saúde, além dos anos reprodutivos, tanto para mulheres quanto para homens”, diz Zhu.

Os investigadores encontraram uma correlação entre homens com um maior risco genético para desenvolver SOP e risco genético acrescido para obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e calvície.

Por sua vez, nas mulheres, a síndrome é de extremos: tanto pode manifestar-se por pelos corporais excessivos (pelos faciais, nas costas, no peito e nas pernas), como também enfraquecer ou causar perda de cabelo.

Os resultados são preliminares, o que significa que precisam de ser confirmados em estudos futuros e revistos por pares.

A suscetibilidade genética da SOP foi descrita tanto em homens quanto em mulheres. Ou seja, se é um homem careca e tem familiares do sexo feminino com SOP, as duas condições podem estar relacionadas.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Escândalo". FCSH acusada de abrir concurso à medida de Raquel Varela

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está a ser acusada de abrir um concurso à medida da historiadora Raquel Varela. A polémica com a historiadora começou na segunda-feira, 20 de …

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …

Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é único no mundo e está em Lisboa

Um dos hidroaviões que há quase 100 anos transportaram Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul está exposto no Museu da Marinha, em Lisboa, e é o único aparelho original …

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …