Um novo estudo mostra que uma síndrome associada às mulheres pode também afetar homens, causando calvície, risco de obesidade, diabetes e problemas cardíacos.
A síndrome do ovário policístico (SOP), também conhecida como síndrome de Stein-Leventhal ou doença cística do ovário, é uma endocrinopatia grave, crónica e incurável, muito frequente em mulheres, como sugere o nome. No entanto, novas evidências sugerem que talvez esta condição médica não seja exclusiva do sexo feminino.
Uma versão desta síndrome também pode afetar os homens, já que a sua principal causa pode não depender dos ovários. As evidências preliminares do novo estudo foram apresentadas, esta terça-feira, no ENDO2021, a reunião anual da Sociedade Endócrina – uma organização médica internacional no campo da endocrinologia e metabolismo.
Os sintomas da síndrome nas mulheres incluem menstruação irregular, pele oleosa e dificuldade para engravidar, bem como problemas de peso, diabetes e até mesmo complicações cardiovasculares, escreve o Inverse.
Agora, investigadores encontraram uma componente genética na doença que, nos homens, pode levar à calvície, risco de obesidade, diabetes e problemas cardíacos.
“Isto diz-nos que os homens podem ter uma condição semelhante à SOP, que ainda precisamos de entender e definir melhor”, diz a autora principal do artigo, Jia Zhu.
Esta descoberta pode encontrar aquilo que causa a síndrome, permitindo desenvolver novos tratamentos ou mesmo encontrar uma cura.
“O nosso estudo fornece evidências genéticas de que a SOP é mais do que um distúrbio da reprodução feminina e tem implicações de longo prazo para a saúde, além dos anos reprodutivos, tanto para mulheres quanto para homens”, diz Zhu.
Os investigadores encontraram uma correlação entre homens com um maior risco genético para desenvolver SOP e risco genético acrescido para obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e calvície.
Por sua vez, nas mulheres, a síndrome é de extremos: tanto pode manifestar-se por pelos corporais excessivos (pelos faciais, nas costas, no peito e nas pernas), como também enfraquecer ou causar perda de cabelo.
Os resultados são preliminares, o que significa que precisam de ser confirmados em estudos futuros e revistos por pares.
A suscetibilidade genética da SOP foi descrita tanto em homens quanto em mulheres. Ou seja, se é um homem careca e tem familiares do sexo feminino com SOP, as duas condições podem estar relacionadas.