Há um sinal de rádio repetitivo a vir de outro planeta

NASA

YZ Ceti b

Cientistas detetaram um sinal de rádio repetitivo de um sistema estelar próximo da Terra. Pode ser um avanço para procurar mundos habitáveis noutras estrelas.

Isto não significa que extraterrestres estejam a tentar contactar connosco, mas sugere a presença de um campo magnético à volta de um dos seus planetas com um tamanho semelhante ao nosso.

O exoplaneta em causa é o YZ Ceti b, localizado a apenas 12 anos-luz do nosso Sistema Solar. O estudo foi publicado esta segunda-feira na revista Nature Astronomy.

O campo magnético da Terra é uma das principais características que lhe permite abrigar vida. Ele protege-nos da radiação solar e ajuda a manter uma atmosfera estável, sublinha a revista VICE.

No passado, cientistas já observaram os campos magnéticos de exoplanetas gigantes, da escala de Júpiter, a interagirem com as suas estrelas hospedeiras. Contudo, exoplanetas do tamanho da Terra têm sinais magnéticos muito mais fracos, o que torna complicado detetá-los.

No caso de YZ Ceti b, o campo magnético pode não indicar a presença de vida. Isto porque o planeta completa uma órbita em apenas dois dias, o que significa que está muito perto da sua estrela para conseguir hospedar vida. No entanto, os investigadores realça que este ano ultracurto torna-o “um caso de estudo promissor”.

Os autores do estudo salientam que não é garantido que tenham detetado os sinais do campo magnético, apesar de ser essa a sua convicção. É possível que os sinais sejam uma parte normal da atividade radioestelar de estrelas como YZ Ceti.

“Ainda há muitas incógnitas sobre o sistema, mas eu diria que estamos a demonstrar o potencial de dados de rádio e interações magnéticas estrela-planeta para levar a medições de forças de campo magnético de exoplanetas do tamanho da Terra – não acho que já chegamos realmente lá“, disse o coautor do estudo Sebastian Pineda, em declarações à VICE.

Apesar das incertezas, a confirmar-se, esta descoberta poderá ajudar os cientistas a procurar mundos habitáveis noutras estrelas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.